Menu

Errei, e daí, eu sou humano!

Atualizado dia 8/11/2022 1:17:07 AM em Autoconhecimento
por Renato Mayol


Facebook   E-mail   Whatsapp

Quando o homem obedece aos seus instintos inferiores, tem que parar de se justificar dizendo para si mesmo: “Fazer o quê, eu sou humano!”. Enquanto pensar assim, o homem não passa de um escravo acorrentado por algo que o domina: pode ser a vaidade, o orgulho, a soberba, a ambição, o medo, a raiva, o ódio, a luxúria, a gula, a inveja, o poder, o ego, a preguiça. Podem ser os vícios, as drogas, os jogos de azar, o álcool, o fumo. Quanto aos bons propósitos, esses pouco valem se você não tomar conhecimento de si mesmo, do seu verdadeiro “ser”.

Errar em busca do acerto é a base do conhecimento, porém, enquanto que reconhecer o erro é ter caráter, permanecer no erro é adaptar-se à própria fraqueza, por falta de caráter.
Veja, se você deseja, mas não consegue parar de fumar, é porque você, que tem cérebro e se julga inteligente, é mais fraco e tem menos querer do que um pouco de tabaco enrolado num papel e sem cérebro algum. Isso vale para todos os vícios e paixões que corroem o corpo e escravizam a mente.

Para tentar mudar, ao olhar-se em um espelho, pare um minuto para refletir sobre você.
Olhe-se nos olhos, enxergue-se e confesse-se para si mesmo. Seja sincero consigo mesmo e tente achar o verdadeiro “por que é que você errou”. Foi por ignorância? Covardia? Medo de ser escarnecido? Sucumbiu ao ser desafiado? Pensou: “É só dessa vez”? Ficou com vergonha de dizer “não”?  A ira e a violência se apossaram de você? Não pensou nas consequências?
E, se pudesse voltar atrás, faria de novo?

Apenas reconheça por que você tomou atitudes e fez coisas alheias à sua moral, e, principalmente, não justifique seus instintos inferiores dizendo: “Errei, fazer o quê, sou humano!”, pois isso só serve pra manter você preso em um círculo vicioso, difícil de se desvencilhar, e é só pelo autoconhecimento e pela motivação que você vai começar a deixar de ser alguém minúsculo, inferior e vai passar a ter, entre outros, o importante ideal de se tornar um ser humano melhor. 

Motivação é o que alavanca a vida rumo à Luz, à vida, ao amor, à paz, à saúde e à prosperidade, mas primeiro é você que tem que querer mudar.
É você que tem que dar o primeiro passo, pois ninguém pode curar quem não quer ser curado. Pouco adiantará você ser aliviado, pois na primeira oportunidade voltará a ser escravo dos seus instintos inferiores.

Por isso, quem quer ser uma pessoa digna e responsável pela construção de um mundo melhor para si e para todos, deve tentar estar sempre consciente de si mesmo e de suas ações. Só assim você encontrará a felicidade e estará em paz consigo mesmo.

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 433


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Renato Mayol   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa