Menu

Escola e Família

Atualizado dia 2/27/2009 4:19:58 PM em Almas Gêmeas
por Marly Cordeiro


Facebook   E-mail   Whatsapp

Por muito tempo, fomos acostumados a pensar na vida de modo racional e de forma fragmentada. Essa forma nos levou a uma visão parcial do indivíduo. Nos últimos anos, um novo paradigma educativo vem sendo desenvolvido em vários países do mundo com a possibilidade de criar a partir da escola um ambiente de inclusão, aprendizagem e bem-estar dos alunos, pais e professores. Toda relação entre escola e família tem um profundo movimento de amor e respeito pela vida. A Educação Sistêmica nos centra no contexto histórico e geográfico e para o professor é fundamental reconhecer a sua própria história e de onde vêm seus alunos. Isso tem a ver tanto com a perspectiva da nossa espécie como na perspectiva geral da família e suas origens. Reconhecer o lugar de cada indivíduo requer uma atenção especial para o sistema familiar, pois é através da ordem familiar que se adquire novas dimensões nas relações educativas. Uma forma simples de reflexão que nos impulsiona a buscar soluções para temas complexos como: baixo rendimento escolar, déficit de atenção, agressividade, indisciplina na sala de aula, falta de comunicação entre professor e aluno, falta de integração familiar na escola, entre outros.
A Educação Sistêmica tem como fundamentos conceituais, a Fenomenologia, a Teoria Geral dos Sistemas, a Terapia Familiar Sistêmica, o Construtivismo e as Constelações Familiares, criada pelo teólogo, filósofo e pedagogo alemão, Bert Hellinger. 
Estamos no momento de trocas muito importantes, de todos os níveis, que afetam particularmente a estrutura familiar e a instituição escolar. Através da educação sistêmica, podemos desenvolver ideias, percepções e a compreensão necessária que possibilita basicamente um novo e eficiente aprendizado de vida.


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 22


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marly Cordeiro   
www.marlycordeiro.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Almas Gêmeas clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa