auravide auravide

Escolha onde pôr o seu foco



Uma das maneiras mais efetivas de alcançar um objetivo é estando atento sobre onde você está pondo o seu foco.

David Rock, autor de Your Brain At Work (Seu Cérebro Trabalhando, em tradução livre), sugere que dentro de um processo, projeto ou tomada de decisão, existem 5 níveis de foco.
O cérebro checa o tempo todo se estamos diante de uma recompensa (amigo) ou ameaça (inimigo). Se ele entende que está ameaçado, entra em estado límbico, tornando difícil a tomada de decisões que não sejam afetadas pelas emoções e criando distanciamento. Por outro lado, se ele se sente confortável, cria uma resposta colaborativa, de aproximação.

Dito isto, podemos listar os 5 níveis de foco:

1. Visão
2. Planejamento
3. Detalhe
4. Problema
5. Drama

Os três primeiros o colocam num estado de aproximação. Problema e Drama, numa posição de distanciamento.

1. Visão
A visão é o seu objetivo estabelecido. Não é uma coisa detalhada; tem mais a ver com a direção em que você quer chegar, e qual a sensação de chegar lá.
Um ótimo exercício para isto é você se imaginar como uma pessoa que alcançou aquele gol. O que você sente? O que você ouve ao seu redor? Quem está com você?
Depois de fazer esta visualização, use uma palavra pra expressar qual é a sensação de alcançar aquele objetivo.

2. Planejamento
O planejamento tem a ver com descobrir como você vai alcançar aquele objetivo. É pensar nas estratégias necessárias para chegar lá.
Pense numa viagem: a sua visão vai ser passar as férias no Havaí. O planejamento vai ser pensar em quais são os passos para isto, mas sem entrar em muitos detalhes, e sem agir ainda. O primeiro deles talvez seja pensar em quando você pode ir. Depois visitar uma agência de viagens, e assim por diante.

3. Detalhes
A fase de detalhes é onde você vai pôr a sua energia e agir.
Não adianta comprar a sua passagem pro Havaí antes de fazer o planejamento e saber seu orçamento pra viagem, saber se suas férias serão aprovadas etc.
Para objetivos maiores ou de longo prazo, é importante que você divida o gol em pequenas ações. Desta forma, ele parecerá mais fácil de alcançar, e você mantém seu cérebro em estado colaborativo, de aproximação.
É importante que você coloque um prazo para cumprir aquela ação. ¨Preciso ir à agência¨é bem vago, enquanto ¨eu irei à agência no sábado às 10:00h¨ faz o seu cérebro entender que esta é uma tarefa importante.

4. Problema
Às vezes é necessário olhar o problema para chegar a uma solução. Porém, você pode olhar o problema sob o ponto de vista da visão ou do planejamento, ao invés de sob um ponto de vista que simplesmente desanime você e qualquer outra pessoa envolvida em seu projeto.

Usando a viagem como exemplo, se ela vai custar R$ 10.000,00, simplesmente dizer: ¨eu não tenho dinheiro¨ é focar no problema. Porém, se você planejar guardar R$ 1.000,00 todo mês e estabelecer o prazo de 1 ano para estar com as parcelas pagas, estará focando na visão e no planejamento.

Uma outra alternativa para sair do foco no problema, é olhá-lo sob outra perspectiva. Uma das maneiras de fazer isso é pensar: ¨como fulano agiria nesta situação?¨

5. Drama
Este é o mais desanimador de todos os níveis. É carregado de carga emocional, põe o cérebro em estado de distanciamento, e não o leva pra mais perto do seu objetivo.
Uma das maneiras de sair deste estado é nomeando o sentimento. Parece simples demais, mas é bastante efetivo.

Em qualquer estágio de um projeto, você pode checar em quais dos cinco níveis está. Sempre que observar que está focando no problema ou no drama, volte para uma das outras três etapas.

Se não conseguir sozinho, peça para um colega que não esteja emocionalmente envolvido com a situação ajudá-lo. Se isto não for possível no momento, faça uma atividade de nível intelectual, como colocar o problema numa planilha.

Escolha onde você quer colocar a sua energia, e obtenha melhores resultados. Sua vida agradece! 

Atendimentos por skype de Terapia Multidimensional para a cura e equilíbrio dos corpos emocional, mental e astral, impactando o corpo físico; ferramenta de tipos psicológicos MBTI®; coaching; aconselhamento. Email: dulcineiasantos@hotmail.com. Siga-me no youtube: link

Texto Revisado
Atendimentos por skype de Terapia Multidimensional para a cura e equilíbrio dos corpos emocional, mental e astral, impactando o corpo físico; ferramenta de tipos psicológicos MBTI®; coaching; aconselhamento. Email: dulcineiasantos@hotmail.com. Siga-me no youtube: link


Publicado dia 28/2/2018
  estamos online

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1



foto-autor
Autor: Dulcineia Santos   
Terapeuta holística, coach e autora do livro "A Namorada do Dom", que pode ser adquirido por email. Qualificada autorizada da ferramenta MBTI® pelo Myers-Briggs Foundation na Florida, USA. Estudou Antroposofia por 3 anos na Suíça. Assine o canal no youtube: http://bit.ly/siga_youtub
E-mail: dulcineiasantos@hotmail.com | Mais artigos.

Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade











auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa