Home > Autoconhecimento

Esperar ou esperançar?
por Paulo Tavarez

Esperar ou esperançar?

Enquanto existir a expectativa por uma condição adequada para a nossa felicidade e estivermos vivendo de esperança, significa que estamos no caminho errado.
Ninguém precisa esperar nada para ser feliz, aliás, a espera nos distancia cada vez mais da felicidade.

A esperança é o tipo de palavra que sempre foi apresentada como uma coisa maravilhosa e, temos que concordar, não deixa de ser útil mantê-la em momentos difíceis. No entanto, existe uma grande diferença entre esperar e esperançar, para esclarecer melhor. Pedirei ajuda ao filósofo Mário Sérgio Cortella:   

“Não confundamos esperança do verbo esperançar com esperança do verbo esperar. Violência? O que posso fazer? Espero que termine… Desemprego? O que posso fazer? Espero que resolvam… Fome? O que posso fazer? Espero que impeçam… Corrupção? O que posso fazer? Espero que liquidem… Isso não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo”.

A esperança, como conceito difundido nos tempos atuais, deveria ser considerada um palavrão!

Esperança não é fé, como querem nos fazer crer algumas seitas religiosas, esperança é filha da idealização. Nós idealizamos uma realidade onde seremos felizes plenamente e, nesse mundo platônico das ideias, colocamos o dinheiro, os prazeres, as pessoas ideais, os relacionamentos perfeitos, sem perceber que esse mundo não existe.

Nesse mundo não tem chuva, nem doença, nem acidentes, nem brigas, nem desafios, nada. Esse mundo é uma farsa! Enquanto nos alojamos nessa ficção, estamos desprezando a realidade.

Se existe um sétimo céu para ser alcançado, ele está aqui e agora, pois quando negamos o presente, quando fugimos da realidade, na verdade, estamos apenas adiando enfrentamentos que são necessários. Todo o desconforto que empurramos para debaixo do tapete irá permanecer lá, à espera de uma solução. Deixar de realizar as tarefas, enfrentar os obstáculos, lutar contra as dificuldades, etc., para entrar em um mundo de sonhos, esperando por dias melhores, é algo extremamente insensato.

Enquanto sonharmos com esse mundo ilusório que consideramos ideal e vivermos de esperança, estaremos negando o que somos, destruindo nossa realidade e perdendo completamente o contato com a próprio alma.

Sem nos dermos conta do tamanho desse equívoco, nós passamos a viver como escravos da própria mente, direcionados por necessidades e desejos que nos desorientam enquanto nos afastam de nossa Verdadeira Natureza.

O Universo, para nos acordar dessa ilusão, será intransigente. Iremos experimentar a dor, o sofrimento, conviver com angústias e tormentos, para voltarmos a realidade.

Só existe o aqui e agora, o resto é ilusão. Esperançar é trabalhar o dia, buscar soluções, suportar a dor, enfrentar as próprias limitações, pois só assim haverá crescimento. Isso é combater o ‘bom combate’.

Viver de expectativas, sonhar com dias melhores, agarrar-se a sonhos fantasiosos colocando todo a sua energia nessas ilusões, só irão fazê-lo sofrer frustrações, decepções, além de provocar todo tipo de ansiedade.

O mundo não irá se ajustar às suas expectativas, as pessoas não irão decorar o que você entregou a elas, nada irá funcionar de acordo com os seus desejos, isso é uma constatação. Você precisa enfrentar a realidade se quiser conquistar os seus objetivos.

É preciso ocupar-se do presente, pois o futuro não existe. O próprio Jesus nos ensinou no Sermão da Montanha que para cada dia basta o seu mal. Por que não aprendemos ainda essa lição?


Texto Revisado


Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   


Autor: Paulo Tavarez   
Terapeuta Holístico, Palestrante, Psicapômetra, Instrutor de Yoga, Pesquisador, escritor, nada disso me define. Eu sou o que Eu sou! 
E-mail: paulo.tavarez@cellena.com.br
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Publicado em 03/02/2019

Veja também
Escreva uma carta para o seu ex...
O Ano Novo Solar: 20 de março de 2019
Luz nos pés - Mente livre
Qual o significado dos 40 dias da Quaresma?
Um Novo Horizonte
O que está por trás de nossas expectativas?

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Energias para Hoje
segunda-feira, 18 de março de 2019

energia
I-Ching: 13 – TUNG JEN – COMUNIDADE COM OS HOMENS
A união e a confraternização trazem sucesso. Unindo-se a outros, você poderá realizar coisas importantes.


energia
Runas: Isa
Espere o momento oportuno, planos em suspenso.


18
Numerologia: Compaixão
Diga uma palavra terna, faça uma boa ação, enriqueça a vida dos que estão à sua volta com um gesto de carinho. Compartilhe generosamente seu conhecimento, seja compreensivo e ofereça ajuda.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. Você conhece algum pisciano? Então conhece todos os signos do zodíaco!
2. Entrelaçamento quântico da alma
3. Talvez você não consiga ter um relacionamento...
4. Vale a pena aguardar o aniversário para fazer a Revolução Solar?
5. Tá na cara - Parte 2
6. EMDR - A Cura Emocional do séc. XXI
7. Na força das águas do espírito...
8. Perigos na hora de se separar de um relacionamento abusivo

 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa