Menu

ESPIRITISMO SEM ESPÍRITOS

Atualizado dia 4/21/2006 11:15:11 AM em Autoconhecimento
por Christina Nunes


Facebook   E-mail   Whatsapp

Há pouco, em outro artigo, comentávamos da necessidade de se exorcizar os fantasmas do preconceito que ainda se prendem ao tema mediunidade. Há que se acrescentar, sobre isso, o entendimento de que a atividade espírita pede renovação, a cada época de sua importante participação no despertar da consciência humana.

É importante ressaltar que não nos referimos a mudar o conteúdo da Doutrina codificada por Allan Kardec - até por pressupor-se em tal postura desmedida arrogância - mas, como consta no próprio ensinamento veiculado pela Espiritualidade, manter a Doutrina aberta às necessárias adaptações que se apresentam a par do gradativo avanço das mentalidades.

Vivemos num tempo em que homens e mulheres participam ativamente da gama generalizada de ação no contexto infinito da vida. Foi-se o período patriarcal do homem como o chefe de família e senhor das diretrizes domésticas, bem como o da mulher dependente e submissa, dedicada exclusivamente aos cuidados do lar. Ambos contribuem ativamente para a manutenção familiar nestes tempos difíceis; ambos movimentam-se em ritmo febril; ambos enfrentam os dilemas apresentados pela conduta nova desabrochando nos filhos adolescentes, obedientes a parâmetros inéditos.

E em meio a todo este cenário novo de preocupações e de ocupações, nem por isso a realidade mediúnica e espiritual desapareceu do nosso cotidiano. Ao contrário, seu perfil de manifestação sofisticou-se. Apresentou novas nuances. Descerrou universos mais vastos. Impossível, portanto, e partindo-se desta premissa, pretender desenvolvimento mediúnico atrelado a grupos e a horários rígidos, impossíveis de serem cumpridos por muitos, levando-se em conta o panorama diário das populações.

É coerente e necessária a aplicação do tratamento diversificado nas Casas espiritualistas, abrangendo desde a Evangelização até os tratamentos desobsessivos, num preparo indispensável dos aprendizes e leigos que trabalharão como os médiuns e colaboradores de amanhã - mas sem descartar-se a premência da flexibilidade! Há que se observar cada caso, como o dos médiuns ou trabalhadores prontos que se apresentam de boa vontade, compreendendo-se e acolhendo-se, com engenhosidade, a situação daqueles que - sim, por que não? - dispondo de desenvoltura na interação com a Espiritualidade assistente e com os guias, opera, no mais das vezes, em locais distintos das Instituições, ou mesmo no silêncio do seu santuário familiar, onde é orientado na recepção de mensagens valiosas ao enriquecimento espiritual do próximo.

Flexibilidade é a chave. Ou haverá risco sério de estagnação nesta área importante do esclarecimento humano: a atividade espírita e espiritualista acabará elitista, confinada à disposição de tempo de poucos - de aposentados, é verdade, bem dispostos, ou de jovens ainda não inseridos no contexto integral das responsabilidades árduas da vida - porém restringindo-se, com isso, indesejavelmente, o acesso a um trabalho de suma importância, e excluindo-se, por falta de visão e por preconceitos vinculados a um tempo onde o Espiritismo existia em outros cenários humanos já extintos, os participantes da hora que passa que - mais que qualquer coisa - assumiram compromisso anterior à presente reencarnação com o trabalho produtivo na seara da transmissão da Luz Maior às almas.

Não há Espiritismo sem espíritos, assim como é inadmissível o preparo de um bolo sem seus ingredientes. É utópico restringir-se a atuação dos médiuns a reuniões fechadas, já que mediunidade não é atributo exclusivo deste ou daquele; há médiuns que já nos surgem prontos! E esta mediunidade haverá de se manifestar à revelia destes grupos, aqui e ali; e, sem a necessária abertura para manifestar-se livremente, contando com o apoio importante da própria comunidade empenhada na transmissão das mensagens das outras esferas, encontrará, por si, outros caminhos, já que o apoio e amparo do invisível aos verdadeiramente desejosos de servirem como canais de luz ao mundo é incansável. Mais! E importante notar - este amparo prescinde de regras estabelecidas por Instituições nem sempre fiéis às diretrizes autênticas dos Amparadores, Mentores e Diretores espirituais que nos assistem das esferas mais elevadas da vida.

O estudo e exercício da atividade espiritual no mundo deve, sim, ser organizado, e exigente em termos de intenção, de preparo, e de conteúdo da parte de cada um dos seus participantes. Todavia, que se evite enrijecimento em idéias caducas que não mais se compatibilizam com os novos tempos. A vida no universo é livre, e obedece a Leis Maiores. Permitamos a expansão de nossa audição interna para sabermos ouvir, entender, e orientar nossos esforços a partir disso, sempre recorrendo à necessária flexibilidade íntima e à inspiração dos Instrutores do invisível para lidarmos com sabedoria com a multiplicidade infinita das realidades humanas dos tempos que passam.

Com amor,
Lucilla e Caio Fábio Quinto
Elysium
https://www.elysium.com.br

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 31


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Christina Nunes   
Chris Mohammed (Christina Nunes) é escritora com doze romances espiritualistas publicados. Identificada de longa data com o Sufismo, abraçou o Islam, e hoje escreve em livre criação, sem o que define com humor como as tornozeleiras eletrônicas dos compromissos da carreira de uma escritora profissional. Também é musicista nas horas vagas.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa