auravide auravide

ESPÍRITO - O Princípio Inteligente do Universo



Em "O Livro dos Espíritos", de Allan Kardec, o Codificador do Espiritismo, os Espíritos de Luz, na questão 23, nos dizem que "O Espírito é o Princípio Inteligente do Universo", e na questão 540, do mesmo livro, informam que esse Princípio Inteligente faz sua trajetória evolutiva "do átomo ao Arcanjo que por sua vez começou pelo átomo".

Temos, pois, nessas duas questões informações importantes à elucidação do processo evolutivo geral e particularmente da Alma Humana.

Esse Princípio Inteligente (quando encarnado no estágio humano denominamos alma) está presente, pois, em toda matéria existente no Universo. É exatamente ele que é o agente estruturador daquilo que se convencionou chamar de matéria. Assim, o princípio espiritual está presente em todos os Reinos da Natureza, a saber: estagia no Reino Mineral onde desenvolve, ao longo dos evos, a sua capacidade estruturadora; no Reino Vegetal adquire a sensibilidade; no Reino Animal, a motilidade e, no homem, o pensamento produtivo.

Assim, em cada nova fase o Princípio Inteligente se apresenta mais fortalecido em termos de conquista inlectiva desenvolvendo suas capacidades anímicas, montando gradativamente o seu psiquismo. Em cada reino que estagia passa por todas as fases que esse reino lhe faculta.

No Reino Mineral poderíamos dizer que ele está montando estruturas energéticas para manifestar as suas conquistas e valores na elaboração do seu estado evolutivo como ser "psicolitóide", estagiando na pedra, no ar, nas águas e em todos os elementos químicos da escala periódica.

Na fase seguinte poderíamos denominá-lo de "psicofitóide" onde faria seus estágios valendo-se de todos os recursos que esse reino (vegetal) oferece à sua trajetória evolutiva, desenvolvendo a motilidade.

É bom lembrar de que a fase seguinte é sempre montada a partir das conquitas anteriores. Assim, a fase psicofitóide é iniciada sempre sobre as bases anteriormente estruturadas e desenvolvidas e incorporadas nas zonas mais profundas do seu rudimentar psiquismo.

Também é preciso que se diga que, quando nominamos as respectivas fases, estamos num esforço de síntese tentando sintetizar as suas conquistas. Por exemplo: quando alcança o Reino Vegetal traz consigo, impresso em sua intimidade espiritual, o produto da evolução alcançada no Reino Mineral e que denominamos sinteticamete de PODER ESTRUTURADOR.

Na fase "psicofitóide" (Reino Vegetal) o PIU - Princípio Inteligente do Universo - desenvolve a sua capacidade sensível: a sensibilidade. Essa sensibilidade será a base dos sentidos que estarão sempre sendo criados e desenvolvidos de acordo com as necessidades da espécie que estiver estagiando.

Ao alcançar o Reino Animal traz consigo a capacidade estruturadora, a sensibilidade, e dá início ao processo de desenvolvimento da motilidade. Em nível de psiquismo poderíamos chamar essa fase de "psicozoóide".

A trajetória continua, agora no Reino Hominal. Adquire, ao lado das conquistas anteriores, o pensamento produtivo. É o começo da sua caminhada antropológica alcançando, então, as faixas inaugurais da razão. Agora já pode ser chamado de Espírito ou alma quando se encontrar encarnado.

É todo um processo palingenético onde o Princípio Inteligente tem, no átomo primitivo, o seu ponto de partida no rio da evolução, muito provavelmente na estrutura atômica da Energia Cósmica ou Fluido Cósmico Universal, para usar a expressão de Allan Kardec que teve a sua trajetória iniciada impulsionado sempre pela Lei de Deus que se encontra impressa em sua intimidade, estagiando em todos os Reinos existentes à sua disposição nessa imensidão cósmica, viajando sempre, porém, uma viagem de muito trabalho, muita ação, inconsciemtemente no início e, conscientemente quando num estágio mais avançado do Reino Hominal, até alcançar as cumieiras da evolução e tornar-se Espírito Puro, consoante as palavras de Jesus: "Sede Pefeitos".

Estamos estagiando no Reino Humano com os nossos valores conquistados, armazenados em nosso psiquismo de profundidade, tendo manifestado em nossa tela consciente apenas o material necessário à nossa personalidade atual que, por sua vez, guarda relação com a nossa programação reencarnatória, tendo em vista nossas necessidade cármicas e evolutivas.

Finalizando, devemos dizer que todo esse processo é regido por Deus, Inteligência Suprema do Universo.

Texto revisado por Cris
Publicado dia 21/11/2007

  estamos online

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 24




Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade











auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa