Menu

Espiritualidade - experiência espiritual com a harmonia Corpo-Mente-Alma

Atualizado dia 3/18/2018 1:04:40 PM em Espiritualidade
por Marcos F C Porto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Ouvimos muito sobre harmonia Corpo-Mente-Alma. Certamente, é nosso trabalho trazermos esses diferentes aspectos de nossa natureza espiritual em equilíbrio e harmonia. Além de nos harmonizarmos uns com os outros, Corpo-Mente-Alma devem estar em equilíbrio consigo mesmos. Caso o corpo não esteja harmonizado, é difícil o equilibrarmos com a mente e Alma. Ou a mente estando em desequilíbrio, é difícil integrar mente com o corpo e Alma.

Vamos então refletir sobre o tema?

Se há um aspecto, que a aura nos ensina é, como já dissemos, tudo na vida está em vibração. Tudo vibra! Tudo faz parte da grande substância do movimento da vida, respondendo a diferentes níveis de vibração.

Quando essas diferentes vibrações estão em harmonia, elas cumprem as leis cósmicas. A harmonia do ser e da ação é o resultado; ao contrário quando não em harmonia, desobedecem às leis cósmicas naturais - discórdia e destruição são os resultados.

Harmonia é a base da unidade.  Não estando em harmonia não poderemos encontrar felicidade duradoura, como também não trabalharemos com os outros de forma produtiva. Faz sentido?

Por exemplo, mente é um instrumento poderoso e maravilhoso. Quando em equilíbrio com o corpo e Alma, paz e harmonia tomam forma e orientam nossa vida. Estar completamente no corpo significa experimentarmos plenamente as sensações dos nossos cinco sentidos. Em algumas práticas espirituais, o ascetismo tem sido praticado para negar o corpo, nos desconectando dele, mas nossos sentidos nos trazem informações importantes a serem consideradas como calor e frio, escuro e claro, amargo e doce, silêncio e barulho, perfume e mau cheiro. Ao nos movermos completamente com o corpo, nossa intuição poderá ser ativada. Muitas vezes, quando vivemos profundamente ligados ao Eu Alma, o corpo nos diz quando algo está certo, ou errado ou algo acontecendo precisando de atenção.

Reflitamos sobre essas três harmonias mais detidamente.

Harmonia física - Boa saúde, da melhor forma possível, é base para a harmonia física. Saúde não só significa estarmos fisicamente aptos, e que o corpo esteja respondendo aos impulsos espirituais. Quando ocorre a doença ou angústia, nosso corpo faz o possível para manter equilíbrio. Quando cooperamos, fazendo o que podemos para restaurar nossa saúde, mantemos o equilíbrio, mesmo que o corpo não tenha ainda se curado completamente.

Portanto, cuidado adequado - é chave da harmonia física!

Harmonia mental - Alinharmos a mente com o mais elevado - Mente Divina é chave para harmonia mental. Isto é conseguido mantendo nossos pensamentos puros na forma da beleza, ritmo e tom. Exercitarmos a mente, mantendo-a alerta, ativa em atitude positiva para todas as coisas, evitando extremos em nossos pensamentos. Equilíbrio interior é chave. Abordemos nossos pensamentos com sinceridade e verdadeiro anseio para progredirmos em nossas próprias habilidades.

Harmonia de Alma - A harmonia de Alma será alcançada quando respondermos aos impulsos das Leis Divinas do Ser Maior Criador Deus. Aprendamos a habitar em harmonia com nossa vida intencional e bela. Harmonizemo-nos com nossas mais altas aspirações criativas, desenvolvendo habilidades, talentos, traços de caráter e interesses. Darmos espaço para que o novo se manifeste conosco.

Thomas Merton, (1915-1968) monge trapista, escritor, teólogo e místico americano nos diz: “O objetivo aspiracional da saúde espiritual deve ser a integração transformadora do Corpo, da Mente, da Alma em uma pessoa que busca a comunhão com Deus e o próximo”.

Como seres pensantes, gostamos de dividir os assuntos, analisando as engrenagens do sistema. É exatamente como a dinâmica dos nossos pensamentos está ligada.

No entanto sistemas holísticos não seguem só as deduções da análise lógica, ou seja, a abordagem holística está interessada em esclarecer os pressupostos, o conhecimento, os métodos e as implicações das inúmeras disciplinas envolvidas, tratando-as como partes de um todo integrado. Por exemplo, é possível dividirmos os componentes de um furacão?

Estes são conceitos que precisam ser analisados ??na íntegra como um todo, para definirmos sentido a eles.

O mesmo acontece com nosso desempenho como seres humanos espirituais integrados.

Corpo-Mente-Alma são as demarcações humanas, utilizadas para compreendermos o que nos faz existir. Em essência, estão conectados ao fluxo da energia vibracional cósmica espiritual.

Nossa experiência espiritual com a harmonia Corpo-Mente-Alma exerce papel importante nas formas como reunimos energia tanto do meio ambiente como com quem nos relacionamos. E, mais importante, qual tipo de energia, positiva ou negativa, é extraída. Correto?

Neste mundo acelerado, é primordial encontrarmos calma e paz interior, em períodos de repouso introspectivo e relaxamento.

Para construirmos harmonia com o Amor Divino, cuidemos das nossas responsabilidades com alegria no coração, mantendo bom humor e bons espíritos, apesar das inevitáveis irritações. Está claro?

Como sempre, mente reflexiva e Luz Divina são partes essenciais da nossa harmonia interior.

Esse é o momento para entrarmos no silêncio introspectivo e nos comunicarmos com o Divino, elevando a harmonia Corpo-Mente-Alma.

A experiência espiritual com a harmonia Corpo-Mente-Alma, nos desperta para a dimensão que, como Seres Divinos somos ancestrais de nós mesmos na profundidade infinita da eternidade de Alma.

Voltaremos ao assunto.

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 11


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcos F C Porto   
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 23 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 20 anos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Espiritualidade clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa