Home > Autoconhecimento

Espiritualidade - experiência espiritual em pertencermos à Consciência Universal
por Marcos Porto

Espiritualidade - experiência espiritual em pertencermos à Consciência Universal

O que é Consciência Universal? É o campo unificado de energia inteligente que é tudo. Explicação simples para um conceito insondável. Consciência é 'conhecendo' em vez de conhecimento, é 'sentimento' ao invés de informação com dados mensuráveis. Ao interpretarmos Consciência Universal intelectualmente, iremos girar em círculos. Porém 'conhecendo'-o, sentindo-o, fará todo sentido.

Vamos então refletir sobre o tema?

Pensemos sobre a natureza da consciência: infinita e eterna, a qual não pode ser entendida intelectualmente, porque não pode ser medida. Infinita porque não há começo nem fim.

Eternidade não significa "o tempo que vai durar para sempre", mas a existência além e na ausência do tempo. Consciência Universal extrapola gênero, número e caso, sendo inteligente, amoroso, onisciente, todo-poderoso, criativo, omnipresente em todas as dimensões além de espaço e tempo. E assim, também está presente em nós - ou mais precisamente - somos nós!

Não há separação entre nossa mente e a Mente Universal - Deus, e os muitos nomes que nós seres humanos espirituais enunciamos a algo que estamos tentando compreender - Ser Maior Criador, Campo Unificado, Fonte, Origem, Todo, Ser Supremo, Consciência Universal, Amor. Consciência Universal é o oceano infinito, eterno de energia amorosa, generosa e inteligente. Cada um de nós, cada Alma, cada ponto individual de consciência, é uma gota nesse infinito oceano. Onde uma gota termina e outra começa é impossível determinarmos, porque não há separação no campo unificado de energia. Faz sentido?

O caminho de criação do universo não foi desenvolvido a partir da matéria. Foi criado a partir do nada - literalmente da 'não-coisa'. Antes de algo existir como matéria, já existia como energia do pensamento. Todo o universo foi criado a partir de consciência - e não de matéria, sendo expressão do pensamento.
Esta expressão do pensamento inclui pontos individuais de consciência, cada um com liberdade e vontade de se expressar e muitos desses pontos de consciência estão tendo uma experiência física aqui na Terra, como nós seres humanos espirituais com capacidade de conceber, imaginar, criar, amar.

Sri Auronbindo (1872-1950) filósofo, escritor, guru hindu, dotado de poderosa e abrangente visão nos diz: "Consciência Universal como um todo criou a consciência individual de cada um de nós. Experimentando a partir de diferentes possibilidades em cada um de nós, concebeu a vida que experimentamos".

Somos seres infinitos, eternos! A natureza da Consciência Universal é a nossa natureza. Possuímos o poder criativo em que tudo é possível, podendo criar se assim o desejarmos, qualquer forma de autoexpressão.
O que imaginamos, poderemos conseguir! Tudo o que existe no nosso pensamento pode se manifestar no plano físico - ao sairmos do nosso caminho individualista, permitindo o dele!
Como então nos propor ao 'conhecendo' e ao 'sentimento' do despertar da Consciência Universal?

Como dissemos, o universo não foi construído a partir da matéria. Foi criado a partir do nada, literalmente da 'não-coisa', existia na forma de pensamento antes da criação material. Imaginemos uma consciência semelhante à nossa, exceto que esta primeira consciência ultrapassava os limites, sendo a Consciência Universal - Ser Maior Criador Deus. Em algum momento, Deus - Consciência Universal desejava se expressar, começando a conceber, imaginar, manifestando os desejos interiores. E assim, a criação principiou - silêncio, luz, som . . . estrelas, galáxias, rios, árvores...

De acordo com os ensinamentos dos nossos ancestrais, chegou-se a um ponto nesta criação onde a Consciência do Criador desejou trazer companheiros, criaturas semelhantes a si mesmo que iriam compartilhar esta expressão de vida. Está claro?
Para que as criaturas fossem mais do que criações, assumiram consciência individual e liberdade para que pudessem com livre vontade de escolha serem companheiros. Caso contrário, só teriam sido submissos à Consciência Original.
Então, dentro da Consciência Universal muitos pontos individuais de consciência foram despertados com liberdade. É importante para nós percebermos que neste momento da nossa existência não tínhamos corpos físicos. Tudo o está sendo descrito ocorreu na Mente do Ser Maior Criador Deus Consciência Universal.

Nos períodos iniciais da nossa experiência espiritual em pertencermos à Consciência Universal éramos parte da Consciência do Criador - um com Ele - praticamente indistinguível Dele. Correto?

No início, nós simplesmente imitamos o Criador, mas eventualmente ganhamos experiência e com a experiência veio o 'conhecendo' e o 'sentimento' de confiança. Então realmente começamos a criar por conta própria, adicionando novos domínios para a criação espiritual, assim como a segunda voz adicionada a uma canção, ressoa a harmonia com a melodia principal.

Foi exatamente por isso que havíamos sido criados - para compartilhar e contribuir para a grande expressão da vida e de sermos companheiros. Para cumprirmos este propósito fomos criados à imagem e semelhança do Criador: consciência pura com liberdade de vontade, capaz de conceber, perceber, amar e lembrar; capaz de se comunicar diretamente com o Criador e com os companheiros.

Consciência pura com livre vontade foram as maiores qualidades dadas a qualquer criação, advindo também a responsabilidade pelo seu bom uso ou do uso indevido.

Voltaremos ao assunto.

Texto revisado


Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   


Autor: Marcos Porto   
Marcos F C Porto - Terapeuta Holístico, modalidade Psicoterapia Holística Transpessoal - CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, Inglaterra, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA!, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, é facilitador de Grupos de Reflexão 
E-mail: portomfc@gmail.com
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Publicado em 03/06/2016

Veja também
Por que não me identifico com o meu signo solar?
A mente e a realidade
Como diminuir a carência e a solidão
Vamos malhar o Judas?
Para separar é preciso mais amor do que para casar!
Velha-moça - Menina feliz!

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Energias para Hoje
domingo, 21 de abril de 2019

energia
I-Ching: 19 – LIN – APROXIMAÇÃO
É tempo de alegria e esperança. Trabalhe, seja perseverante e deixe que os outros se aproximem, pois agir em conjunto será muito benéfico.


energia
Runas: Kenaz
Abertura de caminhos, iluminação e proteção.


21
Numerologia: Otimismo
Cante hoje, mesmo que seja intimamente. Encontre seu melhor sorriso e o mantenha. Ria mesmo das dificuldades será bem fácil superá-las hoje. Dê atenção especial a si mesmo e irradie alegria àqueles que encontra.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. 3 segredos que você precisa saber para ser (muito mais) autoconfiante!
2. Quer algumas dicas antiabuso emocional?
3. Suas barreiras são reais ou imaginárias?
4. Está na hora de tomar uma atitude!
5. Só você pode traçar o seu caminho
6. Você faz de tudo pelo outro e não é valorizada nem desejada como gostaria?
7. A intuição nos conecta com Deus
8. Canção-Krishna de Alma Para Alma

 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa