Home > Autoconhecimento

Espiritualidade - experiência espiritual em pertencermos à Consciência Universal
por Marcos Porto

Espiritualidade - experiência espiritual em pertencermos à Consciência Universal

O que é Consciência Universal? É o campo unificado de energia inteligente que é tudo. Explicação simples para um conceito insondável. Consciência é 'conhecendo' em vez de conhecimento, é 'sentimento' ao invés de informação com dados mensuráveis. Ao interpretarmos Consciência Universal intelectualmente, iremos girar em círculos. Porém 'conhecendo'-o, sentindo-o, fará todo sentido.

Vamos então refletir sobre o tema?

Pensemos sobre a natureza da consciência: infinita e eterna, a qual não pode ser entendida intelectualmente, porque não pode ser medida. Infinita porque não há começo nem fim.

Eternidade não significa "o tempo que vai durar para sempre", mas a existência além e na ausência do tempo. Consciência Universal extrapola gênero, número e caso, sendo inteligente, amoroso, onisciente, todo-poderoso, criativo, omnipresente em todas as dimensões além de espaço e tempo. E assim, também está presente em nós - ou mais precisamente - somos nós!

Não há separação entre nossa mente e a Mente Universal - Deus, e os muitos nomes que nós seres humanos espirituais enunciamos a algo que estamos tentando compreender - Ser Maior Criador, Campo Unificado, Fonte, Origem, Todo, Ser Supremo, Consciência Universal, Amor. Consciência Universal é o oceano infinito, eterno de energia amorosa, generosa e inteligente. Cada um de nós, cada Alma, cada ponto individual de consciência, é uma gota nesse infinito oceano. Onde uma gota termina e outra começa é impossível determinarmos, porque não há separação no campo unificado de energia. Faz sentido?

O caminho de criação do universo não foi desenvolvido a partir da matéria. Foi criado a partir do nada - literalmente da 'não-coisa'. Antes de algo existir como matéria, já existia como energia do pensamento. Todo o universo foi criado a partir de consciência - e não de matéria, sendo expressão do pensamento.
Esta expressão do pensamento inclui pontos individuais de consciência, cada um com liberdade e vontade de se expressar e muitos desses pontos de consciência estão tendo uma experiência física aqui na Terra, como nós seres humanos espirituais com capacidade de conceber, imaginar, criar, amar.

Sri Auronbindo (1872-1950) filósofo, escritor, guru hindu, dotado de poderosa e abrangente visão nos diz: "Consciência Universal como um todo criou a consciência individual de cada um de nós. Experimentando a partir de diferentes possibilidades em cada um de nós, concebeu a vida que experimentamos".

Somos seres infinitos, eternos! A natureza da Consciência Universal é a nossa natureza. Possuímos o poder criativo em que tudo é possível, podendo criar se assim o desejarmos, qualquer forma de autoexpressão.
O que imaginamos, poderemos conseguir! Tudo o que existe no nosso pensamento pode se manifestar no plano físico - ao sairmos do nosso caminho individualista, permitindo o dele!
Como então nos propor ao 'conhecendo' e ao 'sentimento' do despertar da Consciência Universal?

Como dissemos, o universo não foi construído a partir da matéria. Foi criado a partir do nada, literalmente da 'não-coisa', existia na forma de pensamento antes da criação material. Imaginemos uma consciência semelhante à nossa, exceto que esta primeira consciência ultrapassava os limites, sendo a Consciência Universal - Ser Maior Criador Deus. Em algum momento, Deus - Consciência Universal desejava se expressar, começando a conceber, imaginar, manifestando os desejos interiores. E assim, a criação principiou - silêncio, luz, som . . . estrelas, galáxias, rios, árvores...

De acordo com os ensinamentos dos nossos ancestrais, chegou-se a um ponto nesta criação onde a Consciência do Criador desejou trazer companheiros, criaturas semelhantes a si mesmo que iriam compartilhar esta expressão de vida. Está claro?
Para que as criaturas fossem mais do que criações, assumiram consciência individual e liberdade para que pudessem com livre vontade de escolha serem companheiros. Caso contrário, só teriam sido submissos à Consciência Original.
Então, dentro da Consciência Universal muitos pontos individuais de consciência foram despertados com liberdade. É importante para nós percebermos que neste momento da nossa existência não tínhamos corpos físicos. Tudo o está sendo descrito ocorreu na Mente do Ser Maior Criador Deus Consciência Universal.

Nos períodos iniciais da nossa experiência espiritual em pertencermos à Consciência Universal éramos parte da Consciência do Criador - um com Ele - praticamente indistinguível Dele. Correto?

No início, nós simplesmente imitamos o Criador, mas eventualmente ganhamos experiência e com a experiência veio o 'conhecendo' e o 'sentimento' de confiança. Então realmente começamos a criar por conta própria, adicionando novos domínios para a criação espiritual, assim como a segunda voz adicionada a uma canção, ressoa a harmonia com a melodia principal.

Foi exatamente por isso que havíamos sido criados - para compartilhar e contribuir para a grande expressão da vida e de sermos companheiros. Para cumprirmos este propósito fomos criados à imagem e semelhança do Criador: consciência pura com liberdade de vontade, capaz de conceber, perceber, amar e lembrar; capaz de se comunicar diretamente com o Criador e com os companheiros.

Consciência pura com livre vontade foram as maiores qualidades dadas a qualquer criação, advindo também a responsabilidade pelo seu bom uso ou do uso indevido.

Voltaremos ao assunto.

Texto revisado


Consulte grátis
     
 
Compartilhe
   


Autor: Marcos Porto   
Marcos F C Porto - Terapeuta Holístico, modalidade Psicoterapia Holística Transpessoal - CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, Inglaterra, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA!, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, é facilitador de Grupos de Reflexão 
E-mail: portomfc@gmail.com
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Publicado em 03/06/2016

Veja também
Relacionamento amoroso é um fardo?
Você sabe como fazer o Amor dar certo?
Amor e sexo: escolha a sua fantasia!
Qual é o seu lugar?
Mediunidade e Transtornos Psicológicos
Medo x Inteligência!

Deixe sua opinião sobre este artigo

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.



Energias para Hoje
quinta-feira, 21 de fevereiro de 2019

energia
I-Ching: 19 – LIN – APROXIMAÇÃO
É tempo de alegria e esperança. Trabalhe, seja perseverante e deixe que os outros se aproximem, pois agir em conjunto será muito benéfico.


energia
Runas: Kenaz
Abertura de caminhos, iluminação e proteção.


21
Numerologia: Otimismo
Cante hoje, mesmo que seja intimamente. Encontre seu melhor sorriso e o mantenha. Ria mesmo das dificuldades será bem fácil superá-las hoje. Dê atenção especial a si mesmo e irradie alegria àqueles que encontra.




Horóscopo

Áries   Touro   Gêmeos   Câncer
 
Leão   Vírgem   Libra   Escorpião
 
Sagitário   Capricórnio   Aquário   Peixes




+ Lidos da Semana anterior
1. 3 dicas para não deixar seu relacionamento acabar!
2. Poderosa Oração a Afrodite, a Deusa do Amor e da Beleza!
3. Fogo, Terra, Ar e Água
4. Caminhando de Volta para o Lar...
5. Discernimento e crescimento consciencial
6. Urano, regente de Aquário: liberdade ou rebeldia?
7. Sentimentos
8. Vale a pena aguardar o aniversário para fazer a Revolução Solar?

 
© Copyright 2000 - 2019 Somos Todos UM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa