Menu

Espiritualidade – resistências ao crescimento espiritual (1ª parte)

Atualizado dia 5/24/2009 12:59:37 PM em Autoconhecimento
por Marcos F C Porto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Embora meditações e afirmações sejam de grande utilidade no nosso desenvolvimento espiritual a prática espiritual não se resume nessas ações. Prática espiritual significa exercitar nossos valores espirituais e inspirações no dia-a-dia. Melhorar nossos conhecimentos é correto, sendo o maior propósito no processo do nosso crescimento pessoal e elevação dos níveis de consciência. No entanto, não devemos nos sentir desapontados caso nossa brilhante reflexão do dia anterior seja difícil de praticar no dia seguinte. Tudo é parte do Grande Processo! Vamos lá refletir sobre o tema?

Crescimento pessoal e espiritual poderá apresentar duas etapas: primeira, aprendizado in a vacuum, ou seja, em condições controláveis como grupos de reflexão, meditações, orações; segunda, aplicar nosso aprendizado no dia-a-dia. Esta segunda etapa é imprescindível porque completa a prática espiritual.
Desnecessário dizer que para muitos de nós a primeira etapa parece acontecer de forma mais natural do que a segunda.
Parece, então, que nossas inspirações desaparecem logo após terminarmos as reflexões e no momento seguinte já estamos retornando aos modelos do passado, perdendo a paciência, julgando, sendo intransigentes. O ponto é que quando procuramos aplicar nossos nobres pensamentos na vida real, teremos que lidar com nosso lado emocional.

Este nosso lado, sempre com tendências à acomodação, é resistente ao Aqui-Agora, ou seja, deixarmos aqueles hábitos do passado que nos atrapalham. Exatamente porque nós, seres humanos espirituais, encontramos dificuldades nessas práticas a Generosidade do Universo está disposta a nos auxiliar, providenciando motivação extra em forma de pressões no nosso Eu Interior para fazermos o que é correto.

Como, então, essas motivações poderão superar nossas resistências?
Tipicamente no caso de apresentarmos as costumeiras resistências, do tipo vale ou não à pena nos dedicarmos ao nosso desenvolvimento espiritual, estaremos recebendo do nosso Eu Interior os chamamentos, nos orientando para o caminho do crescimento. Exemplos possíveis de resistências: freqüentes atrasos além do horário de início dos trabalhos em grupos de reflexão; criar ressentimentos em interpretações, com intuito de particularizar situações, pondo em evidência assim a resistência ao crescimento. Em tais situações existirão forças de pressão suficientes para, no mínimo, temporariamente superar a resistência em ser pontual ao trabalho, ou manter-se eqüidistante de julgamentos que conduzam a ressentimentos.

A boa notícia é que as forças de pressão irão nos fazer aceitar o que estamos resistindo. Seremos ajudados a superarmos nossas acomodações, preguiças, inibições ou condicionamentos do passado. Estaremos, então, vivenciando possibilidades as quais antes não imaginávamos. Mesmo porque nosso Eu Interior nos orientará a proceder da forma correta. Entraremos, então, em sintonia com o canal do lance certo! Podemos até dizer que sendo assim o Universo na Vontade de Deus nos dará o encorajamento para nos ajustarmos aos nossos trilhos.  Mais ainda: quando finalmente colocamos nossa intenção em ação, com certeza executaremos um bom trabalho. Faz sentido?

No entanto, a má notícia sobre as forças de pressão é que há um limite até onde a Generosidade do Universo poderá nos ajudar. As forças de pressão não eliminam a resistência; elas somente nos ajudam a superá-las momentaneamete. Enquanto não nos colocarmos disponíveis emocionalmente para o Aqui-Agora de nossas vidas, a resistência continuará conosco, intocável no nosso inconsciente. Nesses casos permanece a possibilidade de nossa personalidade individualista ainda liderar nossas vontades, porque não houve ainda rendição da resistência.

Resistências reprimidas sempre retornam! Está claro?
Caso nossas resistências ao Aqui-Agora permanecerem intactas, elas irão aflorar novamente cedo ou tarde. E quando o retorno acontecer  irão causar dúvidas, conflitos, desistências. Ainda mais quando as forças de pressão nos coagem a permanecermos com nossas resistências, esses aspectos poderão redundar em colapso.

Eckhart Tolle, filósofo espiritualista, nos traz sua vivência de profunda transformação espiritual que dissolveu sua antiga identidade quando nos diz no livro "O Poder do Agora": "Livrar-se da resistência não é tarefa fácil. Muitos continuam sem saber como proceder. Comecemos por admitir que é resistência. Estejamos lá quando a resistência aparecer. Observemos de que modo a nossa mente a cria, que nome damos à situação, a nós mesmos e aos outros. Observemos o processo de pensamento envolvido. Sintamos a energia da emoção. Ao testemunharmos a resistência, iremos verificar que ela não tem qualquer propósito. Ao focarmos toda nossa atenção no Aqui-Agora, a resistência inconsciente passa a ser consciente, e este é o fim dela. Não podemos estar infelizes e conscientes. Caso haja infelicidade, negatividade ou qualquer forma de sofrimento, significa que existe resistência, e a resistência é sempre inconsciente." Essas atitudes, com certeza, têm mantido a nós, filhos e filhas de Deus, distantes por anos, quiçá por toda uma vida. Correto? Continuaremos na próxima edição.

OK


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 21


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Marcos F C Porto   
Marcos F C Porto – Terapeuta Holístico - Psicoterapia Holística Transpessoal – CRT 44432, Diplomado em ITC - Integrated Therapeutic Counselling, Stonebridge, UK, trabalha auxiliando pessoas na busca da sua essência, editor do OTIMIZE SEU DIA! há 22 anos, autor do livro - Redescobrindo o Eu Verdadeiro, facilitador de Grupos de Reflexão há 19 anos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa