Esse personagem que você pensa ser não existe.




Autor Paulo Tavarez
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 8/20/2025 1:40:56 PM
Tudo o que está errado em sua vida é produzido pelo ego. Você não briga com ninguém: é o seu ego que entra em conflito com o ego do outro. Você não se apaixona por alguém: é o seu ego que busca a realização no outro. Você não se irrita com nada: é o seu ego que não consegue desconstruir suas programações e entra em conflito com a experiência.
Você não é o seu ego - e um dia essa ficha precisa cair. O ego não existe como entidade independente; ele é apenas um conjunto de crenças construídas pelas experiências do passado. Seu ego é um programa, nada mais do que isso.
É preciso perder a identificação com ele. Na verdade, você é o céu infinito, mas acredita ser as nuvens instáveis que aparecem e desaparecem nessa paisagem. Em essência, nada acontece com você.
Sua verdadeira natureza é o próprio infinito: imutável, incontaminável e indestrutível. No entanto, você insiste em incorporar ilusões. Acredita ser apenas o corpo, as emoções e os sentidos. Em outras palavras, acredita somente no que é tangível, reflexo da desconexão com a própria alma.
Você acredita ser os personagens dos enredos que a mente cria e esquece que sua condição é a de espectador nesse teatro. Participa de tudo como ator, mas um ator que se identifica tanto com a trama que passa a viver a vida do personagem. Isso é o que o mantém adormecido, o que o inebria, entorpece e impede de enxergar o óbvio: tudo isso é ficção. Pois tudo aquilo que muda, aparece, desaparece e se transforma pertence ao campo da impermanência.
Você não é impermanente, não está sujeito às transformações. Você já é tudo o que precisa ser. Você é o céu infinito. Lembre-se das palavras de Jesus: "O Reino dos Céus está dentro de vós." Esse céu infinito não pode ser tocado, localizado ou confinado a um espaço determinado, pois ele está em tudo, permeia tudo, manifesta-se em tudo.
A ignorância de si mesmo possibilita essa identificação, fazendo com que você continue preso às injunções do corpo, enredado na roda de samsara, criando e resolvendo problemas intermináveis, sujeito aos princípios reguladores da natureza e sofrendo com o karma. Você permanecerá preso nesse sistema de causa e efeito enquanto não alcançar o conhecimento que trará luz à sua vida.
Veja o que disse o Senhor Krishna a Arjuna: "Assim como o fogo ardente reduz a cinzas a lenha, ó Arjuna, o fogo do conhecimento reduz a cinzas todas as reações da ação." (Bhagavad Gita 4.37)
Só a verdade liberta. E essa verdade você só encontrará no silêncio, no mergulho em si mesmo, aprendendo a observar os pensamentos sem envolver-se, removendo os personagens desses enredos mentais e controlando o fluxo interminável de proposições da mente.
Acredite: nesse filme você não é o personagem, nem o enredo. Você é a tela onde todas essas imagens são projetadas. Já estava aí antes do filme começar e permanecerá no mesmo lugar quando esse filme acabar.
Autor Paulo Tavarez Conheça meu artigos: Terapeuta Holístico, Palestrante, Instrutor de Yoga, Pesquisador, escritor, nada disso me define. Eu sou o que Eu sou! Whatsapp (para mensagens): 11-94074-1972 E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |





Deixe seus comentários: