Menu

Essências Florais e Rinite Alérgica

Atualizado dia 8/20/2006 11:56:56 PM em Autoconhecimento
por Aguinailda Maria Rosa


Facebook   E-mail   Whatsapp

Espirros, secreção nasal aquosa, congestão e coceira no nariz, tosse seca, olhos lacrimejando? Muito provavelmente você está com Rinite Alérgica!

A Rinite Alérgica é uma das afecções mais comuns das vias respiratórias, atingindo em média 20% da população mundial. Caracteriza-se por reações alérgicas decorrentes da hipersensibilidade que algumas pessoas têm a determinadas substâncias (alérgenos), as quais vão desencadear processos inflamatórios nas mucosas nasais.

Os alérgenos mais conhecidos são a poeira doméstica, fungos, ácaros, pólen e pêlos de animais. O contato com a substância provoca a sensibilização que estimula a produção de anticorpos alérgicos (reaginas), culminando nos sintomas acima mencionados.

Raramente, a rinite aparece em listas de causas de mortalidade mas pode, em decorrência da repetição dos sintomas e/ou da maior gravidade dos mesmos, possibilitar afecções mais severas no sistema respiratório como um todo, abrindo espaço para outras patologias mais graves e limitantes.

O tratamento que a medicina alopática oferece (orientações ao paciente para evitar contato com o(s) alérgeno(s) e prescrição de drogas medicamentosas) além de atingir somente os sintomas, proporciona o surgimento de efeitos colaterais sérios. Para se obter êxito no tratamento das rinites é necessário compreender as causas primárias que levam a pessoa a desenvolver hipersensibilidade a determinadas substâncias (alérgenos).

À luz da medicina psicossomática e de várias correntes psicológicas, a reação alérgica que os “riníticos” desenvolvem é a expressão física de sua resistência em entrar em contato com certos conteúdos psicoemocionais por eles reprimidos, conteúdos esses simbolizados pelas substâncias que lhes provocam a reação alérgica. Em outras palavras, os conteúdos simbólicos que os alérgenos encerram vão “lembrar” essas pessoas aspectos de sua psique que elas não querem acessar, daí a reação desproporcional.

Ao fazer uma rápida leitura simbólica dos principais alérgenos, Dahlke e Dethlefsen (autores do livro “A doença como caminho”) colocam que o pólen, assim como as sementes oleagenosas “são símbolos da fecundidade e da reprodução” (1983, pg 105); os pêlos de animais simbolizam o amor (a despeito de sua característica animalesca, são macios e gostosos de sentir e pegar) e possuem conotação sexual; o pó domiciliar e a barata vão lembrar sujeira. E concluem que estas substâncias, enquanto fatores alérgenos, são representantes simbólicos dos temas: amor, sexualidade, fertilidade e da dificuldade de lidar com “defeitos internos”.

Para os alérgicos esses temas estão carregados de ansiedade. Traz tanto temor e medo que são identificados como perigosos e, por isso, resistem psiquicamente contra o acesso destes à mente consciente. Da mesma forma, a resistência física (através do sistema imunológico) reage de maneira agressiva contra seus representantes simbólicos externos – os alérgenos. Aliás, a agressividade é o componente psíquico reprimido básico e comum a todos os que desenvolvem processos alérgicos.

Na minha prática percebo que o uso das essências florais têm contribuído e muito para a eficiência e eficácia do tratamento de pessoas com rinite alérgica, já que atuam ajudando a trazer esses conteúdos à consciência, criando assim, condições para poder elaborá-los e integrá-los de maneira equilibrada.

Para ajudar a equilibrar o excesso de sensibilidade pode-se pensar nas essências Yarrow (Califórnia) para que os “riníticos” se mantenham sensíveis, porém protegidos; Walnut (Bach) vai ajudá-los a entender o porquê de sempre se desequilibrarem por uma influência externa; Corn (Califórnia) para reações alérgicas onde há “privação sensorial”; Boab (Australiano) quando há antecedentes familiares de casos de hipersensibilidade a alérgenos ou qualquer tipo de alergia.

Importante frisar que cada ser é um ser; daí a importância de se consultar um profissional competente, capaz de auxiliar na escolha das essências que melhor podem ajudar no seu caso.

Psicoterapeuta e Terapeuta Floral

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 303


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Aguinailda Maria Rosa   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa