auravide auravide

Estamos sós



Quando digo que estamos sós, quero dizer no sentido de que em nossa evolução pessoal não há ninguém que possa evoluir por nós, assim como não podemos transmitir evolução a quem quer que seja.

Estar só, nesse sentido, é descobrir um mundo interior dentro de um universo. Estamos rodeados de pessoas, mas essas pessoas não podem fazer parte de algo que só diz respeito a você, à sua individualidade.
Ser essencialmente livre é ter consciência disso e desprender-se do pensamento alheio.

Querer convencer alguém da sua verdade é estar preso a uma prisão inventada por si mesmo. Cada um tem o seu momento, a sua verdade e, consequentemente, a própria evolução advém de um conjunto de descobertas intrínsecas ao ser.

Quando vejo qualquer pessoa querendo insistentemente convencer outras de suas verdades, noto um desgaste físico e energético entre elas. Cada qual irá querer fazer valer o que pensa e irá travar uma batalha para invadir a mente alheia e convencê-la de que a verdade que ele descobriu é a verdadeira fonte de tudo. Pera lá!

Desapegar-se de convencer ao mundo de suas ideias é uma libertação. Não que você não possa dizer o que pensa, claro que pode, aliás, faço isso nesse instante. Porém, não julgo ser guardiã de uma sabedoria que deve ser passada a todo custo a outros. Isso é ilusão. Cada um tem a sua própria visão de mundo e todas devem ser respeitadas.

O trabalho individual de autoconhecimento é tão profundo a ponto de não sobrar tempo para convencer ninguém a nada. Suas verdades descobertas nesses períodos de descobrimento interno são suas, você pode dividir o que descobriu, mas isso é algo muito seu e talvez não exista quem ouça. Está tudo bem assim.

Mergulhar em si mesmo é a maior brisa que pode existir. Não é necessário qualquer auxílio externo para essa viagem. Existem mestres que fizeram antes de nós caminhadas análogas e servem como guias turísticos, eles apresentam a paisagem e o caminho, apreciar e tirar experiências disso tudo é com você.

Como em qualquer viagem, a interior possui caminhos já caminhados, porém, a paisagem vista por mim não será a mesma visitada por você. A individuação é algo que torna essa viagem tão especial e única para cada ser.

Caso queira descobrir-se, compre o bilhete, procure guias turísticos, mas não perca o foco de percorrer seu próprio caminho. Sua verdade é única e preciosa, seja ela qual for, é sua e de ninguém mais. Cada um descobrirá em seu tempo, à sua maneira o que precisa descobrir.

Perguntas são mais importantes do que respostas. Sair da inércia e passar a procurar algo é o movimento da alma em direção a ela mesma.
 
Texto Revisado
 

Publicado dia 1/1/2018
  estamos online

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1



foto-autor
Autor: ANA PAULA DE JESUS   
Escritora e Poeta, Advogada, Psicóloga, Mediadora e A.T. (acompanhante terapêutica).
E-mail: apj.adv@gmail.com | Mais artigos.

Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade











auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa