Menu

Estética Holística ou Integrativa

Atualizado dia 11/24/2006 5:37:42 PM em Autoconhecimento
por Juliana Fernandes


Facebook   E-mail   Whatsapp

A estética holística ou integrativa representa hoje uma feliz associação entre procedimentos estéticos e diversas terapias holísticas que têm como objetivo reequilibrar e reorganizar os corpos físico, mental, energético e emocional.

Sabemos que o estresse do dia-a-dia, as preocupações, as ansiedades, os medos, as emoções negativas trazem reflexos sobre os corpos sutis que formam a aura humana, trazendo como conseqüências alterações e patologias no corpo físico.

Esses corpos sutis estão localizados em nosso corpo eletromagnético ou bioplasma e funcionam como uma malha de energia que reveste o nosso corpo físico e que pode ser medida através de toposcópios em intensidades de microamperes. Quando essa malha é rompida por influência das emoções ou de sentimentos negativos se instala uma ruptura no campo eletromagnético promovendo a instalação de doenças. Portanto, concluímos que as doenças são originadas inicialmente em nosso campo eletromagnético ou bioplasma para depois surgirem em nosso corpo físico.

Para prevenirmos essas rupturas em nosso bioplasma, é de suma importância que evitemos ao máximo o estresse, os desequilíbrios emocionais e mentais através de mecanismos que mantenham os nossos corpos sutis equilibrados prevenindo, dessa forma, possíveis alterações e patologias em nosso corpo físico.

Para isso são sugeridas algumas técnicas onde são trabalhados os corpos físico, mental e espiritual como massagens relaxantes, musicoterapia, drenagem linfática, cromoterapia, reiki, aromaterapia, banhos energéticos com ervas, geoterapia (argilas), naturopatia, litoterapia (cristais energizantes), meditação, acupuntura, que podem ser associadas à estética facial e corporal.

As massagens relaxantes têm um excelente efeito energizante e revitalizante e quando associadas a diferentes tipos de óleos essenciais como de lavanda, gengibre, ylang–ylang, camomila romana, patchouli, laranja, manjerona e outros, promovem conforto, relaxamento e bem-estar podendo ainda ser adicionadas as técnicas de musicoterapia e cromoterapia.

O Reiki é uma terapia de cura realizada através da energia das mãos onde o terapeuta promove, em seu paciente, o equilíbrio e o bem-estar, harmonizando o organismo. Nesta terapia são inúmeras as patologias que podem ser tratadas reequilibrando-se os chakras e também tratando-se pontos específicos.

A drenagem linfática ativa a eliminação da linfa retida nos tecidos desintoxicando o organismo, ativando e restaurando a normalização da circulação venoso-linfática e quando associada ao Reiki proporciona agradável sensação de relaxamento, descanso, refazendo energeticamente o organismo.

Os banhos energéticos com ervas aromáticas acalmam, combatem o stress e reenergizam o organismo revitalizando e aliviando os estados de angústia e ansiedade e a fadiga do dia-a-dia.

Foram trazidas para o mercado da estética, alguns tipos de argilas que se diferenciam por suas diversificadas composições, o que lhes confere cores como rosa, branca, verde e outras. A utilização dessas argilas como recurso terapêutico já é conhecida pela humanidade há muitos séculos podendo ser empregada nos procedimentos da estética facial no combate à acne, equilibrando a secreção sebácea, e na revitalização cutânea atuando como recurso nutritivo pela presença de inúmeros oligoelementos. Nos procedimentos de estética corporal, as argilas atuam desintoxicando o organismo, ativando a circulação venoso-linfática, fornecendo íons de oligoelementos que atuam equilibrando o metabolismo.

Os cristais são utilizados desde a Antiguidade como recurso de cura e equilíbrio emocional, físico e mental. São elementos da natureza que emitem e absorvem raios vibracionais equilibrando e alinhando os chakras. Cada cristal tem sua função específica e atua segundo a sua cor e seu tamanho e pode ser utilizado nas meditações ou diretamente sobre os chakras do paciente durante as sessões de terapia.

A musicoterapia produz mudanças positivas nos campos físico, emocional, comportamental e cognitivo através de seus elementos como a harmonia, os sons, o ritmo e a melodia aliviando dores, tensões nervosas, auxiliando o indivíduo a se liberar de emoções contidas e reprimidas. A música produz inúmeros efeitos psicológicos e orgânicos e por isso é utilizada para combater inúmeras patologias.

A meditação é um recurso valiosíssimo como anti-stress, prevenindo, segundo estatísticas e estudos científicos, inúmeras doenças e evitando 11% dos infartos e 15% dos derrames cerebrais. A meditação ensina o indivíduo a comandar a mente mantendo seus pensamentos positivos que o elevam espiritualmente.

A acupuntura é uma terapêutica que promove estímulos em determinados pontos do organismo com o objetivo de se obter uma resposta de cura seja de forma localizada, seja de forma sistêmica. São inúmeros os objetivos dessa técnica milenar, como ativar a regeneração de processos inflamatórios, analgesia, acentuar a resposta imunológica, reequilibrar funções orgânicas endócrinas, mentais, músculo-esqueléticas, etc. A acupuntura é um recurso auxiliar valiosíssimo, com excelentes resultados nos procedimentos terapêuticos, uma vez que sua ação visa ativar o setor energético do organismo; daí sua importância como subsídio de cura.

O nosso corpo físico é o principal instrumento para que possamos desempenhar nossa missão neste planeta Terra e hoje sabemos que ele não funciona sozinho, não está flutuando no espaço sem destino ou sem direção. O que observamos é que o conjunto de todos os nossos 7 corpos, funcionando em perfeita harmonia, é o que nos traz uma perfeita saúde física, mental, emocional e espiritual possibilitando, dessa forma, o nosso melhor desempenho enquanto seres humanos experienciando muitos aprendizados neste planeta-escola, a nossa Mãe-Terra.

Quando nos damos conta da importância da nossa manutenção de forma saudável para que cumpramos com dignidade o plano divino vivemos em sintonia com a fonte emanadora da vida e nos tornamos mais felizes, mais realizados, mais unificados e, portanto, realizamos o que de fato é o objetivo ideal de toda a espiritualidade.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 17


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Juliana Fernandes   
Biomédica, Bióloga, Pedagoga, Esteticista, Reikimaster
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa