Menu

EU GOSTO DE MIM. E VOCÊ?

Atualizado dia 5/28/2006 7:04:04 PM em Autoconhecimento
por Raul Imhof


Facebook   E-mail   Whatsapp

"Não importa mais quem atirou a flecha, o que importa é arrancá-la."
Dalai Lama


Vamos falar um pouco sobre felicidade? Então, é preciso falar sobre o meu bem querer, a minha auto-estima. Transtornos e desequilíbrios na auto-imagem levam ao excesso ou à falta de confiança em si mesmo. Ambos são prejudiciais para o desenvolvimento de uma vida plena e feliz.

O excesso de confiança em si mesmo ou o ego inflado mostra uma pessoa igual àquela que se mostra tímida, insegura e pouco à vontade consigo mesma. Psicólogos dizem que em ambos os casos houve uma infância repleta de rejeição e abandono.

Tornamo-nos adultos conforme os anos vão passando e muitas vezes fica-nos reservado um sentimento de desamor por si mesmo. Mas esta auto imagem de desamor que vai se formando com o decorrer dos anos pode ser transformada a partir da autoconsciência e determinação em transformá-la. Como diz o Dalai Lama "é hora de arrancar a flecha e não buscar saber quem a atirou"... Ou seja, não importa mais quem feriu, quem provocou este sentimento ou porque temos uma auto imagem negativa e baixa; importa olhar para a frente e se determinar a transfomar esse estado de negativo para um estado mais positivo.

Nosso cérebro é dinâmico e sendo assim podemos, através de uma atitude consciente, moldá-lo à nossa maneira. O cérebro se acostuma a funcionar de determinada forma e enquanto não o dominamos conscientemente ele é dominado por nossos processos inconscientes.

Pessoas dotadas de uma boa dose de auto-estima são mais ousadas, mais corajosas, têm uma vontade de crescimento bem dosada, conhecem seus limites e sabem respeitá-los.
Quando a auto-estima não é bem clara as pessoas seguem caminhos distintos: podem se destruir através da construção de uma auto-imagem negativa, em que não há nenhuma chance de crescimento, exigindo muito pouco da vida e de si mesmo, com a certeza de que não merece a felicidade, ou se torna arrogante.

Arrogância é a característica daquele que arroga direitos que não tem, daquela pessoa que tem uma altivez excessiva. Sua energia se concentra na parte superior do corpo e sua superioridade o distancia dos seus semelhantes porque ele se coloca acima dos demais. Os gregos diziam que este é o sentimento que os deuses não perdoam. Humildade perante os outros é uma virtude antiga. Nada de excessos nem mesmo a auto-perfeição.
A arrogãncia, sentimento básico de nossa sociedade moderna, deve ser combatida e superada como se combate e se supera um inimigo.

Para se chegar a lugares com que sonhamos é necessário um certo grau de auto-confiança. Muitas vezes esta confiança pode parecer arrogãncia, mas não é. É somente uma alta coragem, necessária àqueles que são líderes, pioneiros, conquistadores. É necessário construirmos um sentimento básico de auto-confiança. É preciso sermos honestos conosco mesmos se quisermos alcançar o sucesso. Quanto mais honestos formos menos riscos corremos de errar e menos medo e ansiedade teremos.

Quanto mais transparentes formos, quanto mais conhecermos e aceitarmos nossos limites, menos ansiedade e mais tranquilidade teremos, mais confiança em nós mesmos e certamente nossa auto-imagem começará a se alterar positivamente.

Se pararmos, refletirmos fazendo uma avaliação honesta de nossos sentimentos e atitudes, buscarmos conhecermo-nos e aperfeiçoarmo-nos e aceitarmo-nos profundamente, sabendo que cada um de nós tem um papel definido na dança cósmica, certamente estaremos trilhando o caminho correto na direção da construção de uma nova auto-imagem e do desenvolvimento da mais elevada estima.

Uma boa semana para todos.

Raul

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 27


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Raul Imhof   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa