Menu

Eu prefiro ser inteiro

Atualizado dia 5/1/2019 12:51:24 PM em Autoconhecimento
por Paulo Tavarez


Facebook   E-mail   Whatsapp

No estágio em que estamos, somos controlados pelo medo. Ser um pessoa controlada é visto por todos como uma qualidade. Será? Um homem controlado é a expressão inequívoca de um homem cheio de medos, pois enquanto a sua alma diz uma coisa, a sua mente diz outra. O superego freudiano é isso: uma instância de poder que nos engessa. Ele funciona como um juiz, um padre ou um policial, enfim, um personagem repressor vivendo dentro da gente, na verdade, é um grande manipulador. Somos obrigados a obedecê-lo, pois desconhecemos o nosso poder, desta forma, aceitamos uma rotina de servidão, seguindo os comandos do próprio medo.

Vejo entristecido um cenário que me assombra: jovens e adolescentes disputando os cantos mais escuros de uma festa, apenas para não serem notados; adultos - especialmente as mulheres- com problemas na tireóide por não conseguirem expressar-se; a sociedade conduzida por estatísticas tenebrosas, previsões catastróficas, ao mesmo tempo, imersa na engenharia do consentimento. O mais triste é ver a supervalorização das formas perfeitas, apolíneas, denotando um mundo cinza e sem graça, em detrimento da alegria de ser o que se é.

O medo nos controla, essa é a única verdade, quaisquer outros argumentos contrários não alcançaram a essência dessa realidade. O medo sempre esteve por trás da toda educação e adestramento da humanidade, marcando presença nas doutrinas religiosa e filosóficas. A diferença entre um ser humano e a cadelinha do Piaget é mínima, somos todos conduzidos por reflexos condicionados. Aqueles que conseguem livrar-se dos grilhões do medo são chamados de loucos ou desajustados e tratados com desprezo. É preciso adoecer para fazer parte deste mundo doente, é preciso deixar de ser para pertencer.

Onde estão os hippies? Aqueles que não morreram, ficaram chiques, pois vejo cabeludos gostando de butiques e expressando a mesma rendição ao sistema. O medo, como diria o Psiquiatra cubano Mira Y Lopes, é o grande gigante da alma. Ele comanda, ainda, as nossas ações e influencia quase todas as nossas escolhas, isso é fato, por isso, ele é o unico inimigo a ser enfrentado.

O grande problema é enfrentar algo que não existe. Sim, meus amigos, o medo não existe, ele é apenas uma ausência, surge com um sentimento negativo que denuncia apenas o vazio. Assim como nos números negativos da matemática, que existem apenas para apontar ausências, o medo aponta o mesmo. Eu posso dar duas maçãs, mas não posso dar menos duas maçãs a ninguém. Com o medo é a mesma coisa, na verdade, ele sinaliza o desconhecido, retrata nossa ignorância, pois ninguém teme aquilo que conhece, teme apenas o que desconhece.

Quanto mais organizado, sistemático, controlado e cuidadoso for o ser humano, mais medroso e manipulado estará se revelando. É preciso viver a vida com leveza, despreocupado com avaliações, aprovações e adequações. Existe, sempre, o caminho do meio, uma trilha de equilíbrio, onde não abrimos mão da prudência e dos bons modos, mas, ao mesmo tempo, abrimos as portas da espontaneidade, da criatividade, da descontração, para que a vida passe a ter um novo colorido. Vejo muita tristeza na alta sociedade e muita alegria na favela.
Parece incrível, mas esse é o retrato desse cenário. Está na hora de sermos, ao mesmo tempo, apolíneos e dionisíacos. As religiões, quase todas, sempre valorizaram a moral e os bons costumes, reforçaram de forma exagerada os aspectos apolíneos do ser humano e demonizaram completamente o lado dionisíaco, com isso, aconteceu uma completa amputação na alma humana, passamos a viver pela metado, suprimindo nossa verdadeira natureza. A psicologia percebeu isso, tanto que o próprio Jung desenvolveu a teoria da individuação, onde os conteúdos do insconsciente, sempre desprezados, foram tratados como um material que precisa ser novamente integrado.

Diza ele: "Eu prefiro ser inteiro a ser bom".

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Paulo Tavarez   
Conheça meu artigos: Terapeuta Holístico, Palestrante, Psicapômetra, Instrutor de Yoga, Pesquisador, escritor, nada disso me define. Eu sou o que Eu sou! Whatsupp (só para mensagens): 11-94074-1972
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa