Menu

Eu venci o mundo!

Atualizado dia 3/17/2022 3:07:22 PM em Autoconhecimento
por Paulo Tavarez


Facebook   E-mail   Whatsapp

Jesus nos disse que no mundo teríamos aflições, mas que não nos preocupássemos, pois ele venceu o mundo. Com isso, ao que me parece, o mundo não é algo invencível, impossível de ser conquistado. Talvez seja esse o alento que quis nos trazer: não somos tão incapazes, fracos ou impotentes como julgamos. 
O mundo vencido por Jesus, certamente, não é o mundo material, da terceira dimensão, mas o mundo mental, aquele que criamos através do significado que damos a todos os objetos que encontramos em nossa experiência aqui na Terra, ou seja, tudo aquilo que, de alguma forma, interagimos,  é qualificado de forma distinta por cada um de nós. 
 
O mundo ao qual Jesus se referia é uma construção nossa e se desenvolve através da maneira como o qualificamos, com isso,  ele só existe dentro da gente. Esse é o verdadeiro significado para aquilo que chamamos de fenomenologia.

Uma rosa amarela, ao pé de uma montanha, pode significar um motivo de alegria ou tristeza, depende de quem estiver observando. A rosa é a mesma, mas o observador  muda. Se for alguém para quem a imagem da rosa cria conexões com algum momento triste, tipo um ente querido que morreu e em seu velório haviam várias rosas amarelas, certamente, sem perceber, esse objeto estará representando algo triste, justamente pela qualificação que o observador estiver dando a ela.
 
Em contrapartida, se ela representar um momento de alegria, como um buquê recebido por uma pessoa especial, com certeza a emoção será outra.
 
O mundo acontece dentro de cada um e tem contornos absolutamente específicos, portanto, ele é muito mais abstrato do que parece. Todo o nosso sofrimento promana desse mundo, e vencê-lo significa encontrar a paz e a felicidade.
Somos vítimas desse mundo de ilusões, talvez seja esse o verdadeiro significado para o mundo de Maya: um mundo de ilusões. Não é algo físico e sim um construto ilusório de símbolos onde cada objeto deixa de ser algo em si para transformar-se em um símbolo de tristeza, alegria, prazer, sofrimento etc...

Só é possível vencê-lo através de atitudes, tais como, a do desapego, do desinteresse, da renúncia, enfim, da completa desidentificação com a mente.
Será preciso viver nesse mundo sem ser desse mundo. Ramakrishna nos ensina que o barco pode estar na água, mas a água não pode estar no barco, o homem pode viver no mundo, mas o mundo não deve  viver dentro  do homem. Isso explica também o que Jesus quis dizer  quando respondeu a Pilatos: Meu Reino não é desse mundo!
 
Vencer o mundo, portanto, é vencer a si mesmo, enfrentar as próprias convicções, desconstruir conceitos e crenças, desaprender tudo, começar do zero, apenas como expectador. Nada deveria ter o poder de nos afetar, pois não somos um personagem de um mundo imaginário, somos Deuses e temos a obrigação de manifestar essa divindade.
 
Texto Revisado

 

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 323


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Paulo Tavarez   
Conheça meu artigos: Terapeuta Holístico, Palestrante, Psicapômetra, Instrutor de Yoga, Pesquisador, escritor, nada disso me define. Eu sou o que Eu sou! Conheça mais sobre mim em: www.paulotavarez.com - Instagram: @paulo.tavarez
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa