Menu

SER MESTRE

Atualizado dia 5/6/2005 12:07:11 PM em Autoconhecimento
por Maria Luiza Silveira Teles


Facebook   E-mail   Whatsapp

Quem aspira a ser mestre não deve pensar que vai apenas andar na frente, mostrando o caminho. Deve lembrar-se que, muitas vezes, tem que estar junto, sentindo o medo e as aflições de seus discípulos.

Quem guia tem a enorme responsabilidade de ter não só um comportamento exemplar, mas um comportamento e um discurso que demonstrem a sua fé em Deus, na vida e nos homens. Tem que ter alegria e paixão. Deslumbrar-se com as coisas de Deus e as coisas dos homens. Muitas vezes, quando seus discípulos choram, nada poder fazer senão chorar com eles, apenas sempre exortá-los à esperança.

Ser mestre não é colocar-se como autoridade ou como dono do saber. Porque, seja qual for a nossa posição no mundo, a vida é um aprendizado constante e mesmo as pessoas mais ignorantes têm sempre muito a nos ensinar.

Ser mestre é colocar acima de si próprio e de suas necessidades, as necessidades e o bem-estar de seus discípulos. Por isso, a função é sublime. Se for de outra forma a pessoa será comum e não terá nada a dar.

Por estas razões só devem aspirar ao magistério os dadivosos, generosos, humildes e sábios. Aqueles que, sobretudo, amam profundamente o ser humano e vêem nele o próprio Criador.

Melhor é renunciar à função de mestre quando não se é desprendido e não se tem o carisma da liderança. Deus ama muito mais àqueles que sabem varrer bem uma rua e cumprem sua função com alegria e amor, do que àqueles que,
pomposamente, se autodenominam pastores de alma, sem serem o mais humilde de todo o rebanho.

Maria Luiza Silveira Teles
Professora universitária, escritora, especialista em Psicologia, Sociologia e Filosofia, terapeuta Reiki.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Maria Luiza Silveira Teles   
Fui professora de Inglês e, depois, professora universitária de Psicologia e Sociologia. Tenho 29 obras publicadas pelas editoras Vozes, Brasiliense e Parêntese. Hoje, trabalho como professora-visitante por todo o Brasil, sou consultora pedagógica e editorial e faça Reiki nas pessoas necessitadas que me chamam.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa