Menu

AONDE NOS LEVA A INFLEXIBILIDADE...

Atualizado dia 5/27/2006 10:53:01 AM em Autoconhecimento
por Christina Nunes


Facebook   E-mail   Whatsapp

"Às brigas entre crianças, ainda aprendizes da cooperação, quando não cedem a vez na brincadeira em grupo.

À discórdia entre irmãos que disputam o afeto materno, como se fosse este objeto exclusivo de usufruto.

Ao desentendimento sério entre esposos indispostos a se compreenderem mutuamente nas devidas necessidades de convivência pacífica.

Às crises em grupos de trabalho de qualquer setor, empenhados, preferencialmente, na mesquinhez individualista e na estreiteza de vistas, enaltecedoras apenas da prevalecência de postulados questionáveis e de pruridos de autoridade, acima dos interesses de um resultado satisfatório e favorável ao aproveitamento útil de cada componente envolvido.

Aos deploráveis espetáculos de violência nos estádios de futebol, ao permitir-se que a vaidade, a agressividade e o orgulho obscureçam os autênticos e saudáveis propósitos da competição esportiva.

Aos intermináveis conflitos políticos imbuídos unicamente da ganância do poder institucional, e enrijecidos em expressões ideológicas tacanhas, camufladas em falsos idealismos sociais.

Às intolerâncias religiosas, pretensas detentoras da verdade única e absoluta, num Universo diariamente renovado, cambiante e criativo que - invariavelmente - põe por Terra qualquer laivo de vaidade no que concerne ao conhecimento dos mistérios divinos.

Às convulsões sociais, após demorado tempo em que a negligência calculada favoreceu o egoísmo materializado de poucos, sacrificando, inescrupulosa, as realidades das almas, mentes e corações de muitos.

Aos conflitos entre povos que se estigmatizam em função de meras idiossincrasias individuais, vitimados por um padrão evolutivo incipiente, e pautado por parâmetros excludentes, ainda profundamente ignorante das vantagens universais da soma harmoniosa das diferenças infindas e enriquecedoras do universo humano

Aos danos irreparáveis do meio-ambiente, quando a cobiça das vantagens econômicas pesa nas considerações dos homens acima do valor da Vida no planeta.

À ameaça do equilíbrio mundial - quando o supremo ser planetário, ainda e sempre, comprova às populações estarrecidas que, num universo onde cada minuto é um milagre inédito da Criação, não pode haver fórmulas absolutas e fossilizadas; porque, findo o seu prazo útil, descambam, inevitavelmente, para a decrepitude, cedendo lugar à renovação dos tempos, à revelia mesmo destas ilusórias e fugazes expressões do despotismo egocêntrico.

Caros leitores: antigos Impérios ruíram, e seus restos nos servem, ainda hoje, de supino alerta contra os desvarios da inflexibilidade. O Sol brilha soberano, todos os dias, sobre paisagens humanas forçosamente diferentes. Recordemos sempre de que não se pisa, nunca, duas vezes no mesmo rio - e percebamos a urgência de identificar as ações adequadas para cada acontecimento e situação, considerando-se devidamente a multidiversidade rica do espírito humano e dos cenários da vida.

Inflexibilidade, efetivamente, é mera ferramenta de aprendizado em dimensão com aparências fugazes de estabilidade, visando o burilamento dos nossos enganos. Responsabilidade é a sabedoria adquirida na lide evolutiva, visando a reação coerente e o acerto frente ao que cada minuto nos reserva, em prol do predomínio eqüânime da felicidade na Terra, nutrida, sobretudo, pelo amor profundo ao mundo e à Existência, e pelo inalterável respeito ao próximo."

O meu afeto a todos os leitores.
Caio Fábio Quinto,
por Lucilla

Elysium
https://www.elysium.com.br
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 14


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Christina Nunes   
Chris Mohammed (Christina Nunes) é escritora com doze romances espiritualistas publicados. Identificada de longa data com o Sufismo, abraçou o Islam, e hoje escreve em livre criação, sem o que define com humor como as tornozeleiras eletrônicas dos compromissos da carreira de uma escritora profissional. Também é musicista nas horas vagas.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa