Menu

Exercício da Gratidão

Atualizado dia 3/12/2019 12:43:30 PM em Autoconhecimento
por ANA PAULA DE JESUS


Facebook   E-mail   Whatsapp

Gosto muito do significado dessa palavra. Quando dizemos sinceramente que somos gratos, uma chama de amor nos invade o corpo. Sinto como se o coração falasse diretamente ao outro coração.

De tempos em tempos é bom fazermos um balanço de nossas vidas e sermos gratos por tudo. Pode parecer estranho ser grato a tudo, porém, é essa sensação de que mesmo quando tá ruim, tá bom, que nos impulsiona a seguir em frente.

As dificuldades da vida possuem seus próprios significados. Todos nós passamos por períodos difíceis, mas cada um deles nos serviu ou serve de lição. Longe de querer ter uma visão romântica das dores e mazelas da vida, apenas proponho que façamos uma reverência a tudo aquilo que nos foi dado como lição, apresentado em forma de problema ou dificuldade.

Ao longo da vida tenho percebido que a felicidade é infinitamente maior e melhor aproveitada e até valorizada depois de grandes dificuldades. Noto isso com os fatos experimentados por mim e também ao observar as demais pessoas.

Preste atenção, se após um longo período de dor e sofrimentos, quando a vida é escura e a tempestade está caindo, tudo não fica mais leve quando esse período passa? Muitas vezes, após grandes tormentas, um simples gesto de carinho, um sorriso de leve ou um bolo de maçã, possuem um significado grandioso, que não tinha antes dessas dores.

Às vezes, desperdiçamos grandes oportunidades de sermos felizes, pois não percebemos que elas nos aparecem travestidas de pequenas coisas. Parece que as dores da alma nos vêm alertar para isso, pois, passado esse período tormentoso (que todos passamos em algum momento), o arco-íris tem mais cor, e a torta de morango tem mais sabor.

Quer um exemplo? Se você está bem e saudável, pode não perceber o quão importante é a sua saúde. Ao passo que, uma simples dor de cabeça o lembra como era bom não tê-la. Damos valor a falta de dor, quando já experimentados as dificuldades de senti-la.

É por isso que digo: sejamos gratos! Gratos até mesmo as dificuldades da vida. Cada uma delas nos fortaleceu para sermos o que somos hoje, pensar como pensamos e agir como agimos. Existe uma máxima que diz que aprendemos pelo amor ou pela dor. Que bom seria aprendermos somente pelo amor, mas, a realidade nos mostra que a dor tem um grande papel como professora.

Por isso, vamos agradecer as dificuldades e dores que passaram. Nesse momento proponho que façamos um exercício de despedida agradecida a tudo isso que passou e nos ensinou. A gratidão sincera aquece o coração e libera ótimas energias curativas para o nosso corpo e alma.

Repita comigo:

 “Eu sou grata (o) por tudo! Pela vida, pelas lições e dores que tive. Cada uma foi essencial ao meu crescimento. Agradeço e me despeço desses professores que me ensinaram a ser uma pessoa melhor. Gratidão, gratidão, gratidão. Nunca mais serei a(o) mesma (o) após essas lições, por isso, sou cada vez mais grata (o) por hoje saber o que não sabia antes de cada situação que me ensinou. Gratidão! Gratidão! Gratidão”.

Tente pronunciar essas palavras de coração aberto, sinta uma chama percorrendo o seu corpo, aquecendo cada parte de você, limpando todas as energias que precisam sair e renovando suas forças. Sinta o amor percorrer seu corpo e veja uma linda luz a banhar seu corpo, do topo da cabeça até o dedão do pé e seja verdadeiramente grata (o) por esse presente da renovação em sua vida.

Namastê!

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: ANA PAULA DE JESUS   
Escritora e Poeta, Advogada, Psicóloga, Mediadora e A.T. (acompanhante terapêutica).
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa