auravide auravide

Exoterismo ou Esoterismo? Eis a questão


Facebook   E-mail   Whatsapp

Duas palavras que são pronunciadas exatamente da mesma forma, o que dá a impressão de que são uma única palavra!
Se pergunto para as pessoas se conhecem essa palavra, dizem imediatamente que sim. Expressam a idéia de que significa “ocultismo”, “magia”, coisas tidas como “sagradas”, “poderes paranormais”, etc. Acredita-se, muitas vezes, que aqueles que têm o conhecimento ex(s)otérico podem dominar certos fenômenos da natureza, dominar a mente das pessoas, realizar feitiçaria ou ser curandeiros. Puro engano, desconhecimento, ignorância, preconceito. E é por desconhecer o verdadeiro sentido que grande parte da população tem medo, ojeriza, e foge como o diabo da cruz. E mais: o maior absurdo é ter cristalizada a crença de que tem a ver com algum tipo de religião. É hora de esclarecer o engano e eliminar o preconceito.
Em seguida, pergunto se se escreve com x ou com s e, então, percebo que ficam pensando, viram os olhos para cima, para baixo e, por fim, arriscam um chute, ou dizem, simplesmente, “não sei, estou na dúvida”!

A questão é que existem as duas grafias e têm significados diferentes. São duas palavras com conceitos diferentes.
Em seu livro “Reflexões sobre Mundo, Homens e Mistérios” o autor, Michel Echenique Isasa, explica maravilhosamente a diferença entre os dois conceitos, e a clareza dele me causa uma grande alegria!
Bem, então vamos ao que interessa:

- Exoterismo é um termo que se refere à aparência das coisas, ou seja, à parte externa de qualquer objeto, de qualquer fenômeno existente na natureza ou no universo, dos seres em geral, inclusive do homem. Aparência essa que é percebida através dos nossos cinco sentidos e, portanto, de como as coisas se manifestam no mundo da matéria e que são passíveis de observação, de estudo, de conhecimento e até de pesquisa científica. Em outras palavras, tudo aquilo que pode ser tocado, observado, medido, experimentado, conhecido, e que pertença ao mundo da matéria, é exotérico.
Nesse sentido, podemos dizer que Exoterismo se refere ao conjunto de conhecimento (científico ou não) que vai desde o microcosmos até o macrocosmos. É importante lembrar que a tecnologia e a ciência estão sempre em desenvolvimento e que o ser humano, por sua própria natureza, traz consigo uma curiosidade inata, o que faz com que a dinâmica do conhecimento humano, em todos os setores, torne-se uma constante chamada “mudança”.
Lembro-me, então, da famosa lei de Lavoisier:
-“Na natureza nada se cria, nada se perde. Tudo se transforma”.

Vamos explicar agora o que é Esoterismo.
Esoterismo é o conjunto de conhecimento que não é adquirido através dos nossos cinco sentidos. É tudo aquilo que constitui a essência das coisas e de todos os seres; é a natureza interior, a razão de ser e de existir. Está além do mundo da matéria, do mundo físico, ou melhor, é assunto que diz respeito à Metafísica.
O prefixo “meta” quer dizer “além”, logo, metafísica significa “além da física”, aquilo que transcende, aquilo que corresponde à essência Divina que reside no interior de toda criação. E se é “essência”, não pode mudar. É aquilo que é permanente e não visível.
Parafraseando Saint Exupéry em “O pequeno príncipe”:
- “O essencial é invisível aos olhos”.
Dito desta forma, já podemos perceber uma diferença fundamental entre os conceitos exotérico e esotérico:
- O primeiro, grafado com “x”, diz respeito ao que é “impermanente”, isto é, mutável, transitório, e o segundo, grafado com “s”, ao que é permanente.

Assim, referindo-me, especificamente, ao ser humano, do nascimento à idade adulta, há uma grande transformação que se opera no corpo físico, no emocional, no mental e no espiritual; só uma coisa não se transforma – a sua essência, a sua Alma.
No entanto, parece haver, e há mesmo, uma enorme contradição: Nós só conhecemos o nosso lado exotérico, aquele que sofre mudanças e não conhecemos o nosso lado esotérico, aquele que é permanente.

Todos nos lembramos de como éramos quando crianças, quando adolescentes, quando jovens e sabemos dizer como somos quando adultos. Facilmente nos lembramos de tristezas, de amarguras, de dificuldades, de dores físicas e emocionais, como também dos grandes momentos de alegria, de felicidade, das coisas boas que nos aconteceram em cada fase da vida.
Só não nos lembramos daquilo que é mais importante e que diz respeito àquela nossa parte que é permanente, imutável. Nos esquecemos completamente de perguntar e ir em busca de respostas para as questões fundamentais da vida:
“Quem sou”?
“De onde venho”?
“Para onde vou”?
“Por que estou aqui no planeta Terra”?
“Para que estou aqui”?
“Quais as lições que devo aprender”?
“Quais os anseios da minha alma”?

O Esoterismo, então, tem a ver com essas coisas que não mudam... embora o tempo passe, continuam sendo sempre as mesmas, ou seja, as respostas para a razão de ser e de existir.

E só há um caminho para encontrar essas respostas que preenchem o vazio da alma: É o AUTOCONHECIMENTO. É ele que nos leva até a nossa essência. Não importa qual o método nem quais as técnicas a serem usadas, mas o autoconhecimento é, sem dúvida, o único caminho.
E isso é ESOTERISMO.


Escrito por Vera Bassoi
Psicoterapeuta, Psicanalista Transpessoal e Pós-Graduada em Psicossomática.
Especialista em "Constelações Sistêmicas" também conhecida como "Constelações Familiares", e especialista , também, em "Eneagrama". Se quiserem informações sobre essas duas especialidades, basta visitar o site do autor e lá encontrarão as informações nos artigos que possuem a mesma denominação.
Em 1996 criou o curso-terapêutico "As Chaves para o Autoconhecimento".
Em 2005 criou a "OFICINA PARA A PAZ INTERIOR". É uma proposta que visa formar multiplicadores. Aqueles que estiverem interessados em levar essa oficina para a sua comunidade, é só entrar em contato através do e-mail veramunizbassoi@terra.com.br



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 235


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Autor: Vera Bassoi   
Formada em Sociologia, Ciências Naturais, Psicologia Transpessoal, Psicanálise e especialista em Psicossomática. Desde 1971 é professora universitária e de pós-graduação. Fez Mestrado em Comunicação e Cultura e sua tese foi sobre Constelações Familiares. Em 2020, tem seu próprio curso "Pós-Graduação em Constelação Familiar" cujas aulas são online
E-mail: verabassoi@gmail.com | Mais artigos.

Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa