Menu

Expresso Brasil: pilantragem ou esperança?

Atualizado dia 7/26/2006 10:08:48 PM em Autoconhecimento
por Flávio Bastos


Facebook   E-mail   Whatsapp

O dicionário, resumidamente, informa-nos o que precisamos entender sobre o termo pilantra: "Indivíduo sem caráter, que procura se vestir bem". Conceito que retrata uma imagem construída nos últimos anos pelos próprios políticos deste país. Imagem que não encontra-se gravada somente na população intelectualizada e formadora de opinião, mas também espalhada nas classes sociais com menos recurso às informações. A política brasileira virou sinônimo de pilantragem.

Como os justos sempre acabam pagando pelos pecadores, cabe a nós, integrantes da grande família STUM, pessoas supostamente com uma visão diferenciada dos últimos acontecimentos políticos do país, independentemente de simpatias partidárias, analisarmos com um "outro olhar" este conturbado panorama. Creio que não para sumários julgamentos pessoais, mas para avaliarmos os fatos e os personagens envolvidos em escândalos conforme orienta a nossa consciência.

Numa olhada rápida, verificamos que à medida que a corrupção institucionalizada atingiu os cofres públicos da nação, um sem número de brasileiros pobres ou miseráveis, menos chances tiveram de usufruir do direito de viverem com um pouco mais de dignidade. O último escândalo que veio ao conhecimento público, denominado "Máfia da ambulâncias", atualmente investigado pela "CPI dos sanguessugas", aponta a existência de uma operação criminosa que usava recursos de emendas parlamentares ao orçamento para a compra de ambulâncias superfaturadas. Segundo o denunciante, os parlamentares envolvidos (a CPI já investigou mais de 90) recebiam propina para encaminhar as emendas.

Como as eleições neste país se aproximam, convido a todos os amigos da família STUM
a imaginarem um trem estacionado em Brasília cujo carro-chefe representa a administração federal e, os vagões em sequência, um a um, os diversos estados da nação. O trem, com o letreiro "Expresso Pilantra Brasil", encontra-se à disposição de todos nós para colocarmos lá dentro os políticos que passarem pela nossa avaliação como pilantras, seja no nível federal ou estadual. Devemos superlotar este veículo de pilantras e, depois de não caber mais ninguém, enviá-lo para o destino que intimamente desejarmos, seja para onde for!

Depois que despacharmos o trem da pilantragem, imaginemos um outro trem chegando nos dias das eleições à estação Brasília ou às estações das capitais dos estados: novo, moderno, movido a energia solar e cujo letreiro informa a transparência desejada pelos seus tripulantes com relação aos seus passageiros: "Expresso Esperança Brasil".

Próximo passo do exercício de imaginação: devemos, através da escolha pelo voto secreto, encher este trem de passageiros que realmente encarem o desafio de lutarem e trabalharem pela esperança de um povo, o destino final.

Este convite a uma tomada de consciência é suprapartidário e independe de crenças, credos ou filosofias pessoais. Simplesmente procura chamar a atenção, como já registrara anteriormente, das nossas responsabilidades como eleitores porque, conscientemente ou não, escolheremos a bandeira que o maquinista do trem irá empunhar ao desfilar após as eleições em todos os seus níveis: a da mediocridade ou a da esperança renovada!

Psicanalista Clínico e Reencarnacionista.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 10


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa