auravide auravide

Exu



O sino da igrejinha faz delém, delom,
deu meia-noite o galo já cantou,
seu tranca-ruas que é dono gira,
oi corre gira que Ogum mandou.


Exu, o senhor dos caminhos, também chamado de compadre na Umbanda. Entidade polêmica, alegre, extrovertida, temida e muito respeitada, gosta de falar palavrões, de beber e de fumar, ele é o guardião dos caminhos e o mensageiro entre o homem e os Orixás.

Exu não é bom nem mal, ele atende as solicitações sem questionar, sem julgar; ele apenas alerta sobre os perigos e as consequências que possam advir dos trabalhos solicitados e a lei do carma.

Exu é rápido e objetivo, ele trabalha, não perde tempo!

Como todos nós, ele também gosta de ter seu trabalho reconhecido, gosta de receber gratidão, não só com presentes, mas um simples e sincero "muito obrigado(a)" vai deixá-lo muito satisfeito.

Se deixar de agradece-lo, com certeza ele não vai lhe fechar os caminhos ou causar-lhe desgraças; ele não precisa fazer isso, afinal, existe a Lei do Carma.

Sua cor - Vermelho e preto
Seu dia - Segunda-feira
Bebida - Pinga (boa) ou Whisky
Fumo - Charuto
Saudação - Laroyê ou Mojubá

Laroyê Exu! Mojubá meu Exu! Salve todos os Exús!

Texto revisado por Cris
Publicado dia 10/8/2007

  estamos online

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 9




Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade











auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa