auravide auravide

FALANDO DO OSHO - O MESTRE DA MEDITAÇÃO



Muitas pessoas me perguntam a respeito do Osho, devido aos DVDs dele que temos em nosso site.

Mestre Osho é um mestre indiano controverso. Se você ler a sua história ficará extasiado com a repercussão de seus trabalhos. Em uma visão única Osho desvela os segredos da vida de uma maneira extremamente profunda. Para se entender suas mensagens se faz necessário mergulhar na profunda filosofia e cultura indianas, caso contrário é possível que não entandamos o propósito de suas palavras.

Comecei a ler OSHO há uns dez anos e a primeira vez em que tive contato com um de seus trabalhos em vídeo fiquei decepcionado. Afinal, quem quer ver um mestre falando baixo, num ritmo pausado, quase parando? Esse é o intento. De uma maneira diferenciada ele ministra suas palestras, não como algo atrativo, mas a cada segundo deixamos de criar expectativas em suas palavras seguintes para simplesmente escutar. Nos dias de hoje escutar é uma das qualidades mais escassas; vejo as pessoas falando, tentando colocar para fora tudo o que sentem, não há silêncio, existe apenas tormenta.

Aprendi a escutar através do sofrimento. Quando trabalhava em um hospital com doentes terminais, tinha consciência de que poderia nunca mais ouvir aquela pessoa, e isso acontecia frequentemente; então, dedicava alguns minutos a mais apenas ouvindo. Ouvir é uma atitude caridosa, generosa e gratificante. Muitas de minhas histórias são relatadas não com minha participação ativa, mas no censo de observar e ouvir.

Este mestre indiano nos promove esse entendimento: entrar em silêncio, deixar os pensamentos, sentir a essência, parar de ruminar e de uma vez por todas ouvir-se.

Lembro da primeira vez em que fui fazer um curso de meditação com um mestre indiano. Já comecei errado, pois cheguei atrasado; subindo as escadas do templo, em minha mente se enumerava uma lista com dezenas de perguntas; aquele seria o momento crucial para que eu pudesse tirar minhas dúvidas. Sentei-me tranquilamente ao lado do mestre, e observei um silêncio "ensurdecedor"; dentro de mim parecia uma panela de pressão, uma hora poderia explodir; nesse instante o mestre levantou-se tocou meu ombro e saímos; do lado de fora da sala de meditação, ele tocou meu peito e disse suavemente: "As respostas estão aqui, pare de pensar." Daquele dia em diante, eu percebia que o mestre já não falava por palavras, mas por gestos, sinais e olhar.

No hospital onde eu trabalhava, os pacientes muitas vezes não falavam; em seus olhos podia perceber claramente os sinais de suas dores ou alegrias. Isso é estar meditativo.

O mestre Osho explica de uma forma interessante tudo isso. No começo é muito difícil aceitar muitas coisas; precisamos ponderar, avaliar e com calma absorver. Se você faz isso tudo muito rápido, as coisas complicam: ao invés de silenciar, você estará tumultuando; portanto, muita calma.

www.autoconhecimento.valzacchi.com.br

Texto revisado por Cris
Publicado dia 30/1/2007

  estamos online

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 29



foto-autor
Autor: Paulo Valzacchi   
Dr.Paulo Valzacchi.: Visite nosso site www.meupoder.com.br Visite nossa loja virtual www.crescimentoesabedoria.com.br Visite nosso facebook: www.facebook.com/valzacchi Visite nossos cursos Online : www.pau524.wixsite.com/cursos Visite nossa loja esoterica : www.lojamenteplena.com.br Nossos email: paulo@cebinet.com.br
E-mail: paulo@cebinet.com.br | Mais artigos.

Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade











auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa