Menu

Fé fortalecida = firmeza no amor = paz interior

Atualizado dia 9/8/2007 12:11:03 PM em Autoconhecimento
por Flávio Bastos


Facebook   E-mail   Whatsapp

Gandhi, Madre Teresa de Calcutá, Paulo de Tarso, Francisco de Assis, entre tantos outros, conquistaram o patamar da firmeza interior, da fé inabalável como postura de vida alicerçada no amor que abrange a todos os seres da natureza.

O verdadeiro amor precisa fluir do chacra cardíaco, tornando-se Uno, abrangente, envolvente. Firmando-se cada vez mais como uma sólida fortaleza interior. Intenso, mas brando. Energia que liberta das amarras das ilusões passageiras através da fé raciocinada no hoje para a transformação do amanhã.

No entanto, firmeza na fé, jamais será sinônimo de postura rígida, fanatismo, intolerância com as diferenças, pois o amor assumido com a naturalidade da energia universal divina, não aprisiona, não escraviza, mas também não critica, ou julga, porque sabe que cada ser tem o seu momento único no processo da elevação consciencial.

Ter firmeza no amor é manter o canal de sintonia permanente no Uno, fonte inspiradora do amor universal que a todos acolhe e envolve com o seu manto protetor. Ter firmeza no amor é praticar a caridade através do estímulo que flui espontaneamente em benefício do irmão carente de ajuda.

O Espiritismo, através de sua fé raciocinada, ajuda-nos a entender que os espíritos benevolentes são sábios, corretos e firmes no amor fraternal. Eles auxiliam as pessoas a evoluírem e vencerem os seus sentimentos negativos. Para atraí-los, é preciso estar na mesma vibração que eles, de alegria e bondade. Os mentores espirituais ou anjos guardiões são intermediários da Providência Divina. Para receber a proteção e orientação de inteligências superiores, basta invocá-las através da prece que deve fluir espontaneamente do chacra cardíaco (coração).

Sobre a importância da oração em nossas vidas, disse Mahatma Gandhi: "A fonte divina de energia é alcançada através da oração. Penetro-lhe o fulcro, enquanto oro, e revigoro-me com as forças que me invadem. A energia superior restaura-me o equilíbrio, e o campo vital se recompõe sustentando-me o ser. Oro e elevo-me a Deus, assim pairando, embora por momentos, acima das misérias humanas".

A fé fortalecida na humildade e na prática da caridade, leva-nos ao sentimento de amor incondicional que habitou o coração de um homem especial que viveu entre nós chamado Chico Xavier: "Se eu dispusesse de autoridade, rogaria aos homens que estão arquitetando a construção do Terceiro Milênio que colocassem no portal da Nova Era as inolvidáveis palavras de nosso Senhor Jesus Cristo: "Amai-vos uns aos outros".

E no sentido das palavras de Chico, citando o Mestre Jesus, porque tudo está interligado quando a sintonia é elevada, lembremos Kardec e os ensinamentos dos espíritos superiores sobre a bondade: "Possuído do sentimento de caridade e de amor ao próximo, faz o bem pelo bem sem esperar paga alguma; retribui o mal com o bem, toma a defesa do fraco e sacrifica sempre seus interesses à justiça".

Portanto, não estamos solitários como náufragos no oceano da vida. Para fortalecer a nossa fé e a firmeza interior, basta que busquemos a sintonia do amor, da harmonia e do bem e acharemos a força, a coragem e a direção para enfrentarmos as ressacas e ventanias do oceano de aprendizado, até que cheguemos às águas tranqüilas da paz interior.

Um antigo cântico do Daime chamado "Confia", expressa, pela sua simplicidade, aquilo que precisamos para assumir a energia do verdadeiro amor e poder praticá-lo no cotidiano de nossas vidas:

Confia, confia
Confia no poder, confia no saber
Confia na força
Aonde pode ser

Esta força é muito simples
Todo mundo vê
Mas passa por ela
E não procura compreender

Estamos todos reunidos
Com a nossa chave na mão
A limpar mentalidade
Para entrar neste salão

Este é o salão dourado
Do nosso Pai verdadeiro
Todos nós somos filhos
Todos nós somos herdeiros

Nós todos somos filhos
E é preciso trabalhar
Amar ao Pai Eterno
É quem tem para nos dar

Força e serenidade

Psicanalista Clínico e Interdimensional

Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 21


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa