Menu

Fé, um santo remédio!

Atualizado dia 8/18/2007 8:25:05 AM em Autoconhecimento
por Flávio Bastos


Facebook   E-mail   Whatsapp

Apesar, ainda, de muitos céticos irem contra a fé espiritual como ponto de partida para a cura das mais variadas doenças, vários estudos da área médica vêm provando nos últimos anos, que os pacientes que tem fé enfrentam melhor a doença, passam com mais tranquilidade pelos tratamentos e têm um índice de cura ou de qualidade de vida superior aos demais.

Os primeiros trabalhos significativos nessa área começaram a ser realizados na década de 80 e vêm evoluindo no mundo todo. "Há evidências científicas de que pessoas espiritualizadas tendem a ter hábitos de vida mais saudáveis e adoecem menos. Além disso, quando adoecem desenvolvem menos depressão e se recuperam mais rapidamente", afirma o Dr. Elias Knobel, membro do Núcleo de Estudos sobre Religiosidade e Espiritualidade do Hospital Albert Einstein de São Paulo.

A crença em algo divino e superior à existência humana acompanha homens e mulheres ao longo da história. E tão antigas quanto a fé são as tentativas dos cientistas de comprovar a existência desse ser superior ou, ainda, a relação entre o poder da crença e a cura de doenças.

No entanto, a ciência vêm comprovando através de diversos estudos desenvolvidos nos últimos anos que as doenças relacionadas ao estresse, por exemplo, especialmente as cardiovasculares (hipertensão arterial, infarto do miocárdio e derrame, entre outras), parecem ser as que mais se beneficiam dos efeitos de uma espiritualidade bem desenvolvida.

Conforme a revista "Einstein e vida", muitos estudos vêm comprovando essa máxima e entre as pesquisas realizadas nessa área no Brasil destacam-se duas, voltadas para pacientes com câncer. Em tese apresentada na Universidade de Campinas (SP) ficou comprovado que a religiosidade atuou como fator de proteção contra a depressão e no pós-operatório de mulheres submetidas à mastectomia. A outra pesquisa publicada em 2004 no São Paulo Medical Journal, publicação da Associação Paulista de Medicina, mostrou que a prática da prece tem relação direta com a melhora da saúde geral de pacientes com câncer, ficando provado que indivíduos com envolvimento espiritualista tendem a enfrentar situações adversas com mais sucesso, e isso está associado à remissão mais rápida de depressão. Em pacientes deprimidos internados foi constatado que aqueles com uma forte espiritualidade permanecem menos tempo no hospital.

Segundo o Dr. Saad, do Hospital Albert Einstein, o objetivo do NERES é coletar, organizar e divulgar informações científicas sobre os efeitos biológicos da fé, além de entender como esse conhecimento vem moldando a prática médica e assistencial moderna.

Comprovado pela ciência médica, sentimentos de esperança, amor e perdão melhoram o estado psicológico e, consequentemente, ajudam a equilibrar as funções orgânicas. Por isso, em casos de doença na família, conforme afirma o coordenador do NERES, "a fé religiosa pode vir a ser um santo remédio", ou seja, remédio para o alívio, o retrocesso ou até mesmo para a cura das mais variadas enfermidades.

Psicanalista Clínico e Interdimensional.
flaviobastos

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 22


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Flávio Bastos   
Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa