auravide auravide

Felicidade através da sincronia com o Ser Interior



Já há um bom tempo havia pensado em escrever sobre a felicidade. Desejo passar aos leitores um modo bem simples de sabermos se estamos no caminho e assim atuarmos de modo a desenvolvermos cada vez mais essa sensação de bem estar, contentamento, que se propaga àqueles que nos estão próximos como uma energia luminosa. Basta apenas estarmos conscientes quanto à ligação direta com nossa essência, nosso Ser Interior (Superior). Vamos dar um passeio por ela, então...

A essência de tudo o que existe pode ser definido como a manifestação divina, Deus manifesto, promovedora de felicidade. Mas em nosso caso (seres com poder de pensamento), por muitas vezes estamos vivendo sem consciência disso. Tomamos posições contrárias a essa essência e mergulhamos no obscuro, na infelicidade. Lembramos que temos o livre arbítrio, e isso também é uma dádiva; então, basta fazermos o bom uso dele, apenas isso.

Antes de tudo, o conceito de Ser pode ser definido, no modo substantivo, como ente, realidade, existência e nosso objetivo é tratarmos de sermos felizes em nossa realidade, durante nossa existência, ou seja, hoje! Para isso deveremos fazer o máximo para alinharmos nosso livre arbítrio a esse Ser Interior que é a felicidade real, e não a que geralmente imaginamos.

A composição básica do Ser Interior é o Amor Universal, sustentado em equilíbrio pelo Sentimento, o Pensamento e a Ação, ou o Sentir, o Pensar e o Agir, compondo o equivalente a um triângulo eqüilátero. Podemos associar a essa tríplice aliança os conceitos que são mais fáceis de assimilar. Por exemplo: Sentimento associado à bondade, afeto, compaixão. Pensamento associado à inteligência, imaginação, idéia, verdade. Ação associada ao movimento, atividade, energia. Então, podemos compor diversas variações, como por exemplo, o Ser Interior é bondade, verdade e movimento. São todas as vibrações de polaridades positivas. O Ser Interior poderia ser composto assim: Pensamento(+), Sentimento(+), Ação(+).

Nossa sensação de felicidade só poderá ocorrer quando estamos em sintonia com nosso Ser Interior e, agora que já temos uma idéia sobre isso, basta apenas trazermos isso à consciência. Quando nos sentimos infelizes está nos faltando um pedaço para compor a sintonia com nosso Ser Interior. Aliás, muitas vezes faltam dois ou até mesmo os três!?! E quando digo faltam, significa que foram substituídos pelo seu oposto ou ignorados... Aí vem a substituição do Sentimento amoroso pelo ódio, Pensamento positivo por negativo ou irreflexão, Ação positiva por negativa ou estagnação, que são as polaridades negativas.

Para qualquer coisa que façamos, mesmo que banal, estabelecemos uma conexão com nosso Ser Interior, quer saibamos ou não. Numa tarefa simples e banal como passar roupas, por exemplo, acontece isso. Como nos sentimos nessa tarefa? Infelizes? Vejamos... "Penso que é importante passar roupas, mas sinto estar perdendo tempo, pois tenho coisas mais importantes a fazer, e tive que fazer porque ninguém faz pra mim. Estou infeliz." Podemos perceber que as três polaridades não estão em sincronia com o Ser Interior: Pensamento(+), Sentimento(-), Ação(-). De outro modo: "Penso que é importante passar roupas, então, vou dedicar um tempo especial do melhor modo, e faço isso como um presente para mim; afinal, estou me cuidando." Então: Pensamento(+), Sensação(+), Ação(+). Agora me sinto feliz... engraçado! Isso para a mesma tarefa!

Outro exemplo mais complexo: um relacionamento. "Não desejo sofrimento nas minhas relações e estou me sentindo mal na relação que mantenho, mas como não tenho coragem de mudar, então, vou mantendo a relação pra ver o que dá. Estou infeliz." Assim: Pensamento(+), Sensação(-), Ação ou estagnação(-). A sincronia não está completa. Ou então: "Não desejo sofrimento nas minhas relações e estou me sentindo bem, pois tive coragem de mudar tudo aquilo que me incomodava, caso contrário encerraria essa relação. Estou feliz." Assim: Pensamento(+), Sensação(+), Ação(+). Perfeição e felicidade...

Vamos lembrar que a falta de um vértice desse triângulo ou sua substituição por um valor negativo já nos dá a sensação de infelicidade, ou um incômodo, dependendo da ordem de grandeza. Podemos estar mais atentos a isso e é simples, basta escolhermos um momento que estejamos muito felizes e tirar a prova. O triângulo estará completo, então, Pensamento(+), Sensação(+), Ação(+) estão na perfeita sincronia. Quando estamos infelizes um dos vértices não está sincronizado. Comprovem.

Devemos somente estar atentos a alguns pontos extremamente importantes:
- Situações fatalistas pois não temos ação nenhuma sobre o fato, nos entristecem, o que é normal. A perda de um ente muito querido, por exemplo. Então, podemos agir somente no efeito.
- O foco sobre um vértice de modo extremo pode dar a falsa sensação da ausência dos outros dois, o que não é verdade. Quando nos apaixonamos (não estou falando do amor, certo?) o Sentimento é tão grande que ofusca a qualidade do Pensamento e da Ação; então, só perceberemos isso quando a paixão diminuir.
- Prestar atenção de como sintonizar o Eu Interior através do Sentimento, Pensamento e Ação não elimina nossas tristezas, mas nos permite lidar com elas de modo a que não se sobreponham às nossas alegrias. Estamos aqui para colocar em nosso caminho, o máximo de momentos felizes.

Concluindo, o melhor modo de percebermos a sintonia com nosso Eu Interior são as sensações de felicidade e infelicidade, bem estar ou mal estar. E se avaliarmos as sensações em conjunto com o pensamento e ações, estaremos num caminho muito próximo para a felicidade. Ao descobrirmos em qual ponto estamos falhando ficará mais fácil corrigir e obter a sincronia completa dos três vértices para iluminar nosso caminho. Corrigir significa ter coragem para mudar conceitos pré-estabelecidos, saber o que realmente está sentindo e agir eticamente conosco e com o próximo. Temos todas as ferramentas à nossa disposição, então, vamos colocar mãos à obra?

Um grande abraço a todos!

Texto revisado por Cris
Publicado dia 25/5/2007

  estamos online

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 13




Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade











auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa