Menu

Felicidade de dia, descanso à noite

Atualizado dia 11/22/2007 8:11:32 AM em Autoconhecimento
por Ana Paula Leijoto


Facebook   E-mail   Whatsapp

Estou lendo o livro "O cérebro desconhecido" de Hélion Povoa. Ao chegar na Parte II, capítulo 7, “O laboratório da felicidade”, senti necessidade de dividir um trecho desse conteúdo, para que você, como eu, possa fazer o seu corpo e sua mente, simplesmente, mais felizes.

"... para nós que vivemos num país onde o sol é uma companhia constante, é difícil imaginar que os povos dos países nórdicos consigam passar vários meses do ano sem usufruir os benefícios da luz solar. Mas é assim e, por isso, esses países registram números recordes de depressão.

A explicação para este fenômeno está na relação alternada existente entre os hormônios serotonina e melatonina, um hormônio importantíssimo que é secretado a partir da serotonina. Entre outras característica benéficas, a melatonina é o maior antioxidante natural que possuímos, pois enquanto dormimos esse hormônio faz uma verdadeira faxina de radicais livres no cérebro, revigorando-nos para o dia seguinte.
Nas pessoas com ritmo de vida normal, a produção de serotonina é alta durante o dia, para agüentar bem a agitação do cotidiano, enquanto a de melatonina é praticamente nula. À noite, a situação se inverte. Sob o efeito da escuridão, a produção de serotonina cai, enquanto a de melatonina aumenta, chegando ao pique por volta de duas horas da manhã (...) é claro que como um produto da serotonina, a melatonina também é fabricada em grande quantidade no plexo intestinal e é importantíssima para a saúde do órgão, como várias pesquisas já comprovaram. (...) Um trabalho apurou que no horário de pico de produção do hormônio, durante a madrugada, o nível de melatonina no sangue chega a 120 picogramas. No intestino, a quantidade de melatonina é quase 400 picogramas no mesmo horário(...).

Complementando, as proteínas são compostas de aminoácidos e a produção de serotonina acontece a partir dos aminoácidos e a produção de melatonina acontece a partir da serotonina. Emoção e físico entrelaçados como uma corda. Sendo assim, junto com essa correspondência, onde divido meu momento de leitura, vai um informativo sobre a alga Chlorella, que possui 12 vitaminas, 8 minerais e 18 aminoácidos, e é o alimento com maior concentração de clorofila e proteína."

São por esses entrelaçados entre o corpo e a mente que levam as emoções e as sensações, que sou terapeuta holística desde 1999, com certificação na Associação Brasileira de Medicina Complementar e estou à frente da Holus Terapia Alternativa. Situada no centro de São Paulo há três anos a empresa é direcionada para terapias naturais específicas e atividades complementares, tratando o cliente de maneira holística e personalizada. Busca o melhor do segmento alternativo, seja na medicina oriental ou na naturopatia do ocidente. O intuito são atendimentos na área de terapias alternativas, buscando métodos preventivos para possíveis problemas ocupacionais e melhorar a qualidade de vida.

Abraços.

Ana Paula Leijoto
HOLUS Terapia Alternativa
(11)3219-0165 e 9106-8757
Atendimentos às terças, quintas, sextas e sábados.
www.holusterapia.com.br

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 2


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Ana Paula Leijoto   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa