Menu

Feng Shui na Decoração de Natal

Atualizado dia 12/3/2006 10:31:27 PM em Autoconhecimento
por Aline Mendes


Facebook   E-mail   Whatsapp

Nessa época do ano muitos seguem a tradição de montar uma Árvore de Natal. De acordo com o Feng Shui qualquer objeto que acrescentamos em um ambiente vai interagir com as energias sutis ali presentes. Para determinarmos como será essa interação utilizamos a Teoria das Cinco Fases da Energia, que são: Madeira, Fogo, Terra, Metal e Água. A cada uma das fases são atribuídas propriedades de forma, cor e material.

As Árvores de Natal podem ser incluídas na categoria Fogo. Apesar de plantas em geral pertencerem à fase Madeira, plantas artificiais não possuem mais o movimento de crescimento e expansão das plantas vivas. Todas as outras propriedades de uma árvore de Natal estão ligadas à fase Fogo. O formato triangular dos pinheirinhos de Natal e estrelas pertence à fase Fogo, assim como a cor vermelha, muito freqüente nas bolas e laços que decoram a árvore. Luz e calor são os atributos mais fortes do Fogo e estão presentes na Árvore de Natal através das lâmpadas.

No Hemisfério Norte, onde surgiu essa tradição, dezembro é um mês muito frio e o fogo serve para equilibrar o balanço entre o yin/frio e o yang/quente. No Hemisfério Sul, em dezembro faz muito calor e a árvore de Natal só faz aumentar essa predominância do yang/quente.

Pelo Feng Shui Tradicional Chinês cada casa possui o seu próprio padrão de distribuição das energias - definido pelo ano de construção e pela orientação magnética - que determina onde a fase Fogo é permitida e em que ambientes deve ser evitada. Para descobrir quais são estes ambientes é preciso fazer um estudo personalizado do imóvel.

Mas além do padrão de energias particulares de cada imóvel existem as energias genéricas que mudam a cada ano e mês e são as mesmas para todos os imóveis. Podemos, então, levar estas energias em consideração para traçar normas gerais de posicionamento e características da decoração de Natal a cada ano.

Em 2006 devemos evitar a fase Fogo nas direções Sudeste e Oeste (tendo como referência o centro da casa). Durante o mês de dezembro deste ano devemos evitar o Fogo nas direções Leste e Noroeste. Somando estas duas informações concluímos que, em dezembro de 2006, podemos usar o Fogo com relativa segurança nas direções Sul, Sudoeste, Nordeste e Norte. Você pode usar uma pequena bússola para descobrir onde estão estas direções em sua casa e concentrar aí a sua decoração de Natal.

Uma excelente alternativa é aderir à tendência da decoração de Natal em tons de prateado e dourado. Estas cores, bem como as formas circulares, estão associadas à fase Metal. O Metal possui uma energia predominantemente fria que equilibra bem o calor de nosso verão e pode ser usado sem grandes riscos em qualquer direção da casa. Outro objeto de decoração de Natal que se enquadra na categoria Metal são as guirlandas, por seu formato redondo, e devem ser de preferência douradas ou prateadas. Você pode ainda encher sua árvore de neve artificial branquinha, outra cor associada ao Metal. O som do metal também vale, então capriche nos sininhos e guizos neste ambiente e desfrute de um Natal com boas energias!

Este artigo, com imagens, está em meu blog https://blog.alinemendes.com.br

Aline Mendes
Arquiteta formada pela FAU/UFRJ e coordenadora do Feng Shui Research Center Brasil
www.alinemendes.com.br

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 17


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Aline Mendes   
Aline Mendes · Terapia de Ambientes | arquitetura · interiores · feng shui · geobiologia | www.alinemendes.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa