Menu

FITOTERAPIA

Atualizado dia 6/28/2006 2:37:39 AM em Autoconhecimento
por Edite Spiess Psicoterapeuta Holística


Facebook   E-mail   Whatsapp

A fitoterapia é a grande aliada daquele que pretende ter uma vida saudável e livre da química, da poluição (inevitável), do stress (aliado a tratamentos holísticos), da depressão (sem ficar dependente) e de muitos outros males que hoje fazem parte de nosso cotidiano estressante e "cobrador".

Devido à correria do dia-a-dia nos entupimos de vitaminas (para ter pique), mas esquecemos de ter uma alimentação saudável, horas de lazer (muitas vezes impossíveis), relaxamento e cuidados gerais tanto com o nosso organismo como também com a nossa estética, que hoje parte imediatamente para tratamentos agressivos, cirúrgicos ou químicos pesados.

É preciso que façamos uma comparação entre a vida que vivemos com a vida de antigamente(a de nossas avós, bisavós), calma, serena, envelhecendo com beleza e tranquilidade e, principalmente, tendo uma longevidade muito maior da que alcançamos hoje em dia. Hoje as doenças das pessoas de idade atacam as crianças, adolescentes e adultos novos, devido à vida que vivemos.

O intuito desta matéria não é tirar a credibilidade da nossa ciência, tão evoluída e que se mais não é fica a dever a falta de investimento nas pesquisas; também não é para afastar o paciente de seu médico e, muitas vezes, de remédios indispensáveis à sua sobrevivência. Queremos apenas fazer uma volta ao passado e relembrar que muitas vezes muitos de nós fomos tratados com sucesso de nossos males com chás, sucos, banhos, gargarejos, inalações... e ficamos bons. Então, para quê correr imediatamente para antibióticos potentes (quando os próprios médicos são contra esse uso indiscriminado)? Porque não nos cuidarmos de maneira não agressiva, tentando dar ao nosso corpo a oportunidade de produzir seus próprios anticorpos sem dependências químicas. Um dia poderemos necessitar realmente destes produtos para uma real emergência e eles não terão mais efetividade, de tanto serem usados abusivamente.

Vamos dar, na continuidade desta matéria, algumas pequenas receitas para males cotidianos, com excelentes efeitos.

Contra a Amigdalite:
Chá (infusão) de Amoreira e Romã
1 colher de sopa de folhas picadas de Amoreira
1 colher de sopa de folhas picadas de Romã
2 copos de água fervendo
Deixe as folhas em infusão por cerca de 30 minutos em recipiente tampado. Após este período, coe e faça gargarejos 4 a 5x por dia.

Contra Azia:
Chá (infusão) de Erva Cidreira
2 colheres de sopa de folhas fatiadas
2 copos de água fervendo.
Deixar as folhas em infusão por 30 minutos (sempre em recipiente tampado). Coar e tomar 3 a 4 x ao dia.

Contra Diarréia:
Chá (infusão) dos brotos da Goiabeira
2 colheres de sopa de brotos e folhas novas (das pontas dos galhos) fatiados
2 copos de água fervendo.
Manter em infusão (tampada) por 20 minutos. Coar e beber 3 a 4 xícaras por dia.

Lembramos também que caso queiram adoçar os chás, o façam com mel, estévia ou açúcar mascavo. Não usem açucar refinado, de forma alguma.

Nas próximas semanas estaremos colocando novas receitas para nossos leitores assíduos e, também, algumas noções sobre alimentação natural.

Até a próxima com a luz iluminando o nosso caminho.

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Edite Spiess Psicoterapeuta Holística   
Psicoterapia Holística Consultas com 1h de atendimento. Terapeuta em Florais de Bach,Magnetoterapia,Auriculo,Reflexologia,Cristalterapia e Cromoterapia, Numeróloga,Oráculos (on line) Cartas Ciganas, Tarô, Runas e Cromoterapia nominal, residencial e para sinastria. CURSOS ON LINE COM CERTIFICADO E RECONHECIMENTO DO SINDICATO DOS TERAPEUTAS.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa