Menu

Fitoterapia Chinesa

Atualizado dia 12/1/2017 4:27:41 AM em Autoconhecimento
por Fernanda Tomaz


Facebook   E-mail   Whatsapp

A Fitoterapia, literalmente Terapia através das plantas, é conhecida na China há quase 3000 anos, época em que os livros eram escritos em pergaminhos, casco de tartaruga e seda. 
Na época da última dinastia Han (25-220 dC), quando os clássicos foram compilados,surgiu a Matéria Medica Clássica do Esposo Divino e Discussões de Desordens Induzidas pelo Frio (Shang Han Lun) de Zhang Zhong Jing, os quais são as fontes de todas as prescrições utilizadas até hoje. O povo acreditava na sua habilidade de observar e entender a natureza, a saúde e a doença eram objetos dos princípios da ordem natural. 
O universo é composto de várias forças: a complementaridade oposta do Yin e Yang e os Cinco Elementos. O microcosmo humano é a miniatura destas forças.
No Shang Han Lun, o autor separa as agressões externas (vento, frio, calor, umidade, secura) dos fatores internos (alegria, medo, raiva, melancolia, preocupação) como causas das doenças.
Ele distingue as energias que causam perturbações das infecções por penetração de um agente nocivo.

O respeito à milenar tradição da Fitoterapia Chinesa fez com que as fórmulas utilizadas hoje fossem as mesmas da Dinastia Han.
Estas Fórmulas Magistrais, encontradas nos livros em diversos idiomas, são utilizadas e estudadas em quase todos os países.
No Japão, desde 1950 o Ministério da Saúde Japonês reconhece 148 destas fórmulas como de utilidade pública.

Na Fitoterapia Chinesa, não se pensa em cura, mas sim em equilíbrio, pois o organismo busca a autocura.
Para isto precisamos desestagnar algumas energias paradas, como no caso da TPM - que para a medicina chinesa é estagnação do sangue e a pessoa necessita de ervas que aqueçam e melhorem a circulação do sangue, principalmente naquela parte do corpo. 


O mais importante é suprir o que o corpo necessita naquele momento: 
seja um Tônico para aumentar a energia de um organismo com falta de CHI (energia), ou uma fórmula para sedar e ajudar a dormir melhor, restaurando esta energia, ou ainda um Tônico de Sangue, por que a pessoa não está se alimentando direito.
Tudo isto pode ser visto num diagnóstico chinês de pulso e de língua ou no diagnóstico japonês do Hara.
Se você fornece o que o organismo está precisando, a pessoa fica em seu melhor estado, com a mente clara, alegre e com energia. Fora deste estado está o desequilíbrio, pois saúde é Bem-Estar.


Devemos conservar o que se tem de mais precioso: O corpo, a Energial Vital dentro do corpo, o Sangue (principalmente as mulheres, pois possuem Deficiência de Sangue, por causa de partos e menstruações etc) e a mente tranquila.
Por isso, a maioria das ervas são de carater preventivo. A ideia é não deixar o corpo adoecer.

A Fitoterapia Chinesa é como a alquimia, para se fazer uma fórmula é preciso conhecer as capacidades energéticas, curativas e sinérgicas das ervas, ou seja, a interação de uma planta com as outras.

Na formulação Chinesa existe uma erva Imperador, que vai determinar a ação da fórmula, as ervas Ministros, que ajudam a potencializar a ação do Imperador, as ervas Assistentes que são necessárias para o bem-estar da pessoa e cuidam do estômago para que este receba bem a fórmula e, por fim, as ervas Mensageiras que levam as ervas para o local necessário.
Trabalhar com as Fórmulas Magistrais, que pertecem na sua maioria à Dinastia Han, talvez seja o modo mais eficiente de se usar a Fitoterapia Chinesa.



Texto Revisado



Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 19


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Fernanda Tomaz   
Fernanda Tomaz * Terapeuta Holística * Terapeuta Homeopata * Psicanalista * Terapeuta Especializada Em Aconselhamento Terapêutico * Marque uma consulta para conhecer este Universo! 12 3424.1540 / 99774.8863 * [email protected] * Abraços Fraternais
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa