Menu

Florais de Bach: caminho natural de transformação

Atualizado dia 1/5/2016 11:14:59 AM em Autoconhecimento
por Maísa Intelisano


Facebook   E-mail   Whatsapp

Quando uma pessoa está bem consigo mesma, realizada e feliz, tem condições de transmitir coisas boas a todos que a rodeiam. Mas, muitas vezes, pelas situações da vida ou devido à sua personalidade, nem sempre consegue manter a harmonia com o seu íntimo ou ter clareza para identificar ou alcançar suas metas, o que pode gerar diversas dificuldades emocionais e atrapalhar seu desenvolvimento pessoal, seus relacionamentos, sua felicidade e sua saúde como um todo.  

Reunidos num conjunto de 38 essências, os Florais de Bach são um recurso seguro e eficaz, que auxilia o indivíduo a administrar as pressões mentais e emocionais, internas e externas, do dia a dia, atuando, principalmente, sobre as emoções, o comportamento e a personalidade, ajudando, de forma sutil e natural, no desenvolvimento das qualidades necessárias para o bem-estar e equilíbrio geral.

Os Florais de Bach são essências preparadas a partir de princípios energéticos extraídos de flores maduras, arbustos ou plantas, aos quais se agrega brandy, álcool natural ou glicerina como conservantes. O resultado é uma solução diluída que não possui princípios ativos e que, por este motivo, não apresenta nenhum efeito fisiológico, biológico ou orgânico. Os preparados normalmente se administram via oral e não apresentam toxicidade para as doses habituais.

As essências florais são compostos naturais e artesanais, que ativam, em nível energético, processos de expansão e transformação da consciência, despertando talentos, virtudes e potenciais latentes, favorecendo e possibilitando a restauração da paz, da harmonia e do equilíbrio do ser a partir do autoconhecimento. Cada essência é indicada para uma emoção ou comportamento específico, podendo ser administrada individualmente ou em conjunto com outras essências do repertório.

Por sua natureza não física, as essências florais são de ação benigna, não têm impactos diretos sobre a bioquímica do corpo, não provocam dependência e podem ser usadas por pessoas de todas as idades com absoluta segurança. Elas também não são medicamentos homeopáticos, fitoterápicos ou alopáticos, e não substituem os cuidados médicos ou psicológicos convencionais necessários, quando indicados, mas podem atuar em conjunto com esses tratamentos, sem interferir em sua ação.

A terapêutica floral é baseada no trabalho do Dr. Edward Bach, médico homeopata inglês que, por volta de 1930, buscando a raiz do sofrimento humano e as verdadeiras causas dos desequilíbrios físicos e psíquicos, observou que estes não se davam ao acaso, mas eram fruto de perturbações de ordem emocional, muito mais do que o resultado de agentes patogênicos, como bactérias ou microorganismos. Assim, sua visão filosófica contempla o tratamento da personalidade, e não da doença, tratando a causa em vez do efeito, vendo a doença como resultado do conflito entre a alma (Eu Superior – a parte mais perfeita do Ser) e a personalidade (Eu Inferior – o que nós somos no dia a dia). Segundo ele, o sofrimento é mensageiro de uma lição, a alma envia a doença para nos corrigir e nos colocar no nosso caminho novamente. O mal nada mais é do que o bem fora do lugar. Os florais tratam, portanto, do estado de ânimo e do temperamento do indivíduo, em vez de tratar dos males físicos.  

Como preconizado pelo Dr. Bach em seu livro Cura-te a ti mesmo, a terapia floral tem caráter de autocura e fundamenta-se na busca do autoconhecimento e da autopercepção consciente de emoções, pensamentos e atitudes, favorecendo o cultivo das virtudes e qualidades que nutrem a consciência do indivíduo, levando-o ao equilíbrio. Na Terapia Floral, o indivíduo é visto como um todo, em seus vários aspectos: personalidade, situação atual, ideais, saúde física, contexto social, educação, crenças, valores, maneira de se relacionar consigo mesmo, com as pessoas e com os acontecimentos da vida, além de muitos outros detalhes. Desse modo, a terapia floral tem também caráter preventivo, podendo agir antes da manifestação emocional, mental ou física da desarmonia, com base em características de comportamento e personalidade do indivíduo.  

O Dr. Bach descobriu que existem sete grupos emocionais gerais, nos quais se baseou para classificar as 38 essências individuais, cada uma relacionada a um estado emocional específico. Reconhecer exatamente como estamos nos sentindo é a chave para a escolha do Floral de Bach mais apropriado. No entanto, pode ser muito difícil, às vezes, para o indivíduo, analisar e entender suas próprias emoções e atitudes com sinceridade e clareza. Por isso, a indicação e prescrição deve ser feita por terapeutas florais devidamente qualificados, os quais também acompanharão o indivíduo no processo de autoconhecimento, para que ele compreenda as causas de suas dificuldades emocionais e possa desenvolver as qualidades necessárias para alcançar seus objetivos internos. A Terapia Floral atua, assim, integrando o envolvimento do paciente com o acompanhamento e apoio terapêutico, e com a ação das essências florais.

O Dr. Bach concluiu suas pesquisas e passou os últimos anos de sua vida num pequeno chalé na Inglaterra chamado Mount Vernon, conhecido hoje como The Bach Centre. Os atuais responsáveis continuam a produzir as tinturas-mãe (resultado do primeiro processo de elaboração dos Florais), utilizando, em muitos casos, os mesmos locais identificados pelo Dr. Bach nos anos 30.

Somente a assinatura Bach garante a aquisição dos Florais de Bach originais, elaborados como sempre foram desde os tempos do Dr. Bach, com tinturas produzidas exclusivamente no The Bach Centre em Mount Vernon, Inglaterra. No Brasil, The Bach Center é representado oficialmente apenas pelo Instituto Dr. Edward Bach.

____________________________

Atendimentos com hora marcada em São Paulo, no Espaço Psicanalítico 267, na R. Fabrício Vampré,  267 – Metrô Ana Rosa, fone 11 5083-3760. Para agendamentos e informações, escreva para [email protected].
____________________________

Conheça e participe do novo curso online Mediunidade e Espiritualidade com Maísa Intelisano em parceria com a Lumeo.



Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 11


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Maísa Intelisano   
Psicoterapeuta com formação em Abordagem Transpessoal, Constelações Familiares, Terapia Regressiva, Florais de Bach e Reiki II, é também tradutora e revisora; palestrante e instrutora em cursos sobre espiritualidade e mediunidade; e fundadora e presidente do Instituto ARCA de Mediunidade e Espiritualidade.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa