Menu

FLORAIS DE BACH PARA TRANSFORMAR AS EMOÇÕES NEGATIVAS SENTIDAS EM SP NA SEGUNDA-FEIRA 15/05/2006

Atualizado dia 5/18/2006 9:44:29 PM em Autoconhecimento
por Lilian Fialho Toledo


Facebook   E-mail   Whatsapp

A cidade de São Paulo foi tomada por um clima de pânico e um medo indefinido sobre o que poderia acontecer naquele momento. Pessoas voltando mais cedo para casa buscando refúgio seguro junto aos seus familiares. Este fato parou o maior pólo comercial e cultural do país.

Será uma medida paliativa tentar mudar as leis; precisamos buscar qual é a verdadeira causa do problema. Todos nós cidadãos temos a responsabilidade e devemos assumir o nosso papel para que essa onda de violência cesse. Do meu ponto de vista como educadora, precisamos investir na formação da criança e do jovem. Todas as pessoas possuem valores em seu interior que precisam ser despertados. A família e a escola possuem um papel primordial para que ocorra esse despertar. Existe um trabalho de Educação em Valores Humanos que traz esse despertar. Este trabalho não visa ensinar Valores Humanos, pois eles são inerentes a todo ser humano. Os Valores Humanos não devem ser aplicados somente na área educacional, mas sim em todos os setores de nossas vidas. Os 5 valores são: Retidão ou Ação Correta, Não Violência, Verdade, Amor e Paz; estes valores visam a excelência humana.

Segundo a enciclopédia Larousse Cultural temos a seguinte definição para a palavra excelência:
1. Grau máximo de bondade, qualidade ou perfeição: a excelência de um remédio.
2. Título ou tratamento que se dá a pessoas que ocupam posições ou funções de nível nobre, político, diplomático, eclesiástico ou profissional relevantes.


A partir desta definição podemos notar que toda a sociedade deveria estar engajada para que possamos viver num mundo melhor se colocarmos em prática esses valores. Vocês podem estar se perguntando: Como posso fazer isso? Eu diria a você, amigo leitor: inicie a prática desses valores em sua casa, no seu trabalho, no trânsito, na vida em sociedade e, se possível, fazendo um trabalho voluntário em alguma instituição.

Voltando à proposta inicial pretendo indicar algumas essências florais de Bach que acredito serem importantes nesse momento, mas antes algumas informações sobre os Florais. Os Florais de Bach são essências vibracionais extraídas de flores silvestres originárias da Inglaterra. Eles despertam nossas virtudes e transformam nossos estados mentais negativos, como dizia Dr. Edward Bach, médico inglês descobridor desse sistema de cura. O Sistema possui 38 essências, mais o composto Rescue Remedy, que é utilizado em situações emergenciais.

O Dr. Bach conseguiu, através da observação do comportamento humano, escolher 38 flores para ajudar o homem a transformar seus estados mentais negativos. Este fato demonstra o princípio mais importante mencionado por ele em sua filosofia: “trate a pessoa e não a doença”. Devemos buscar a verdadeira causa da doença para que ela seja eliminada.

O princípio dos Florais de Bach é a transformação de nossas falhas ou sofrimentos, com o desenvolvimento de nossas virtudes. Quando, por exemplo, sentimos medo, ele será eliminado através do desenvolvimento da virtude oposta, ou seja, a coragem. Podemos chamar os Florais de gotas de luz ou de consciência e sentir seu potencial positivo quando os ingerimos.

Vamos recordar o episódio ocorrido com as torres gêmeas nos Estados Unidos; na época as pessoas sentiram as mesmas emoções negativas que a maioria da população de São Paulo sentiu na última segunda-feira dia 15 de maio: pânico ou terror e um medo indefinido de que algo ruim poderia ocorrer. Para que sejam transformadas essas emoções negativas sentidas pela maioria da população da cidade de São Paulo existem 2 essências: Rock Rose e Aspen.

Rock Rose desperta a coragem heróica em nosso interior para superarmos e enfrentarmos essa situação que gerou o pânico. Um exemplo de Rock Rose positivo é a coragem heróica de um bombeiro para salvar as pessoas; ele esquece de si mesmo, uma coragem “maior” é mobilizada em seu interior para que ele enfrente o fogo e salve vidas. Aspen para poder entender melhor esse medo indefinido que está em nosso inconsciente. Ao trazer para nossa consciência essas emoções, mesmo que sejam negativas temos a oportunidade de entendê-las e transformá-las.

O composto Rescue Remedy também poderá ser utilizado neste episódio. Rescue Remedy é conhecido mundialmente e indicado em situações emergenciais, tais como: perda de um ente querido, pré ou pós-cirúrgico, provas de vida sejam elas acadêmicas ou não, visitas ao dentista ou médico, para uma pessoa que viu um acidente ou se acidentou, entre outras situações que geram estresse ou tensão. Rescue Remedy traz o equilíbrio e bem estar diante de situações conflitantes.

Essas são apenas algumas sugestões de essências Florais de Bach. Ressalto que elas não substituem os tratamentos médicos ou psiquiátricos e são utilizadas como terapia complementar. Para que haja melhor compreensão e entendimento do processo terapêutico, é indicado que o tratamento com Florais de Bach seja acompanhado por um profissional habilitado.

Lilian Fialho Toledo
Terapeuta Floral e Practitioner de Bach
Voluntária no trabalho com Educação em Valores Humanos
(11) 3675-1163

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 27


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Lilian Fialho Toledo   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa