Menu

FLUIDO CEREBROSPINAL: A ESSÊNCIA DA SAÚDE

Atualizado dia 3/17/2007 11:03:10 PM em Autoconhecimento
por Aziza Noguchi


Facebook   E-mail   Whatsapp

O fluido cerebrospinal, também chamado de liquido cefalorraquidiano, ou simplesmente líquor, é uma substância aquosa transparente produzida através de um processo de filtração e secreção em cavidades dentro do cérebro chamadas de ventrículos.
Ele possui uma composição diferente do sangue, apropriada para manter o delicado equilíbrio químico do sistema nervoso central que nele está imerso.
Tem a função de proteger o cérebro e a medula espinhal contra choques mecânicos e químicos, fornecendo-lhes ainda nutrição e propiciando a eliminação de toxinas.
O líquor circula ao redor do sistema nervoso central entre as meninges e está presente em pequenas quantidades no corpo inteiro.
Todas as funções mediadas pelos sistema nervoso central dependem do fornecimento adequado deste líquor. Se a fisiologia do líquido cerebrospinal estiver alterada, o funcionamento do sistema nervoso central pode ser afetado com prejuízos na saúde do corpo todo.
Dr. Sutherland, pai da osteopatia craniana, considerava o liquor como “luz líquida” que carrega a energia da vida, conferindo a ele propriedades curativas distintas:” O liquor é o ponto de encontro entre o sopro da vida e o corpo, é onde o físico e o espiritual se unem, a essência que conduz o princípio de vida pelo corpo, como a seiva vital em uma arvore”.
Dr. Randolph Stone descreveu o líquido cerebrospinal como um campo de reserva e conversor de energia de luz ultrassônica:
”Através desta essência neutra, a mente funciona na matéria e através dela, como a luz da inteligência”.
O físico nuclear Dr.R T. Lustig diz:
“Através da física nuclear estamos apenas tendo uma pequena visão do que é realmente o líquido cerebrospinal...um mecanismo vital que permite influências poderosas sobre a fisiologia humana...”
A circulação do líquor produz um movimento rítmico como as marés. Este ritmo pode ser percebido através de palpação, como se fosse um tipo de inspiração e expiração, em todas as partes do corpo. A qualidade deste ritmo serve como base de diagnóstico de como a saúde esta se expressando nos níveis físico, emocional e mental.
Facilitar e promover o movimento livre e irrestrito do líquor é um fator fundamental na manutenção e recuperação da saúde.
A terapia craniossacral procura restaurar uma movimentação equilibrada do ritmo craniossacral através de toques e manipulações suaves, ouvindo as mensagens do corpo como um todo, respeitando os seus limites e ajudando no encontro da saúde essencial de cada indivíduo.
Acreditando na qualidade inata do corpo de autocura e autoregulação, a terapia craniossacral procura facilitar a emergência da saúde e do bem-estar, liberando padrões de inércia que possam estar impedindo o livre fluir do liquor. Estes locais de inércia podem dar origem a sintomas disfuncionais de dores, tensões, fobias, stress e doenças diversas.
Segundo Dr. Still, criador da osteopatia: “o fluido cefalorraquidiano é o mais alto elemento contido no corpo humano, e a menos que o cérebro forneça este fluido em abundância, haverá alguma condição defeituosa no corpo. Aquele que pensa, verá que este grandioso rio da vida deve ser desbloqueado e os campos secos devem ser irrigados imediatamente, ou a colheita da saúde estará perdida para sempre”.

Aziza( Dra. Lurica Noguchi, CD), professora de Terapia de Integração Craniossacral
e-mail: [email protected]
www.integracranio.com.br

Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 4


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Aziza Noguchi   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa