auravide auravide

Força interior e autoestima


Facebook   E-mail   Whatsapp

Recentemente eu assisti ao filme “Histórias Cruzadas”. É um ótimo filme e trata da história de uma jornalista branca, Skeeter, que escreve sobre várias empregadas domésticas negras. As personagens são pessoas amorosas e fortes, admiráveis. É, a força, a autoestima podem brotar do sofrimento, como flores que surgiram entre as pedras, desafiando as adversidades.

As cenas que mais me marcaram foram momentos em que mulheres negras procuram alimentar a autoestima das filhas de seus patrões. Em uma destas cenas Aibileen repete várias vezes para uma menininha: “Você é inteligente, você é gentil, você é importante...” Em outra cena, a jovem Skeeter estava se sentindo rejeitada, pois nenhum rapaz a tinha convidado para o baile de formatura. Ela disse que os rapazes a consideravam feia. Então, Constantine falou alguma coisa mais ou menos assim: “Você vai deixar que idiotas façam você se sentir mal? Você está escutando o que eu estou dizendo? Você vai deixar que idiotas tenham alguma influência sobre como você se sente?”

Esta é a relação entre força interior e autoestima: contestar as opiniões dos outros e os padrões de beleza da sociedade, perceber que certas pessoas falam besteiras... Afinal todos somos lindos, cada um a sua maneira. E existem coisas muito mais importantes na vida do que ter a aparência de uma modelo, não é verdade? Além disso, as pessoas que cometem bullying fazem isso porque têm suas fraquezas, sua negatividade e acabam descontando em alguém.

Então, eu me lembrei de algo que aconteceu há muitos anos... Eu estava passando por uma crise de adolescente e me queixei para a Lígia, uma moça negra que trabalhava na casa da minha mãe: “Nenhum rapaz repara em mim...” Ela procurou me animar e disse que conhecia um jovem que se apaixonaria por mim. Eu duvidei... No dia do meu aniversário ela me entregou um lindo e longo poema:

“Um dia o destino me apresentou uma menina
meiga,
dócil,
bonita,
uma pequena muito querida.
Sabe como eu descobri isso?
Invadindo a sua privacidade,
mergulhando no seu mundo,
prestando atenção em seus livros e músicas.
O seu mundo era só seu,
faltava muito amor.
Sim, muito amor próprio.
“Ninguém gosta de mim,
ninguém me procura.
Eu sou baixinha, ridícula”.
Estas são as suas palavras.
Pati, a beleza maior
não é a do rosto,
não é a do corpo,
e sim a da tua alma.

Você tem um interior lindo.
Você é uma menina maravilhosa.
O mundo precisa de você.
Você não tem o direito de se fechar.
Ninguém jamais ama
alguém que não se ama.
Ninguém ama alguém
a quem não conhece.
Você tem o mundo a seus pés.
Ninguém é perfeito,
mas você é completa.
Olhe ao teu redor,
abra o teu coraçãozinho,
exponha esta pessoa maravilhosa que você é.
Deixe o sol entrar na sua janela,
misture-se às estrelas
e você verá que é tão bela quanto elas.
Você é um tesouro.
Cuidado.
Não se deixe perder.
A vida é tão confusa.
Não deixe que nada engane você.

Seus olhos,
seus lábios,
suas mãos,
sua mente
podem ajudar a construir
um mundo bem melhor.
Por que?
Porque você existe.
Você vale mais do que
tudo que se pode comprar,
vale mais do que o sol,
vale mais do que o mar,
muito mais do que as estrelas
porque você sabe amar,
por que você pode amar.
Que bom que existe você!

Pati, talvez você ache uma grande besteira
todas estas palavras,
mas você existe
e isto faz muita gente feliz.
Está na hora de você começar a viver.
Há um mundo lindo aí fora esperando por você!
Abra as portas para a felicidade
e você verá que vale a pena lutar.
Existe um espaço todo seu.
Lute por ele!
Você verá que vale a pena!

Feliz Aniversário!

Lígia

Na época, eu não tinha maturidade para alcançar a sabedoria das palavras da Lígia. Eu também não consegui interiorizar as palavras encorajadoras dos meus pais ou de amigas. Eu precisei viver, me perdi para depois me encontrar e ainda estou me procurando! (Sorriso) É verdade que a experiência vale muito, muito mais do que palavras. Muitas vezes as pessoas precisam errar para aprender... Corinne Bailey Rae compôs uma canção para sua mãe, "Butterfly". Um trecho da canção diz o seguinte:"O que você costumava dizer? Cometa seus próprios erros e garanta que você continuará a mesma".

É difícil cometer erros, amadurecer e continuar com a alma intacta? Com certeza. Mas sempre é possível voltar a florescer. A primavera sempre vem, não é verdade? E a árvore que voltou a florir em outra primavera já não é a mesma do ano anterior.  Heráclito disse que nós não podemos entrar duas vezes no mesmo rio. Ele tinha razão. A água no rio hoje é completamente diferente da água na qual nós tomamos banho ontem. Ainda é o mesmo rio. Quando Confúcio estava na margem de um rio assistindo seu fluxo, ele disse: "Oh, flui assim dia e noite, sem fim". (Fonte: link Nós mudamos, sim. Assim é a vida, é a lei da impermanência, da qual falam os budistas. Mas a nossa essência permanece a mesma, é claro. 

Eu não poderia terminar este texto sem um agradecimento à Lígia e a todas as outras pessoas que procuraram me dar apoio. É claro que eu também agradeço a Deus! Tenho tanto a agradecer!

Espero que estas palavras possam ajudar algumas jovens que hoje enfrentam crises da adolescência. É claro que pretendo escrever mais sobre o tema. Como escrevia a Gisela Rao, “feliz já”!

 

 

 


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 7


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Patricia M. Barros   
Sou jornalista e advogada. Atualmente sou funcionária pública e estudante de psicologia e psicanálise. Sempre me interessei por questões que envolvem comportamento e o desenvolvimento pessoal. Espero contribuir um pouco para o bem-estar e felicidade de algumas pessoas!
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.

Veja também © Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2022 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa