Menu

Gênero, Cultura e Doença

Atualizado dia 9/26/2006 2:48:59 PM em Autoconhecimento
por Fátima Cristina Vieira Perurena


Facebook   E-mail   Whatsapp

Gênero, nunca é demais esclarecer, é um conceito tomado de empréstimo da gramática para dar conta da complexidade que são as relações estabelecidas entre homens e mulheres, e que são construídas socialmente. Os estudos sobre mulheres começaram a avultar em quantidade quando se concluiu que estas ocupam um espaço hierárquico de submissão em relação aos homens em nossa sociedade, e que isto é histórico. A qualidade de tais estudos veio quando se pôde compreender, através do conceito de gênero, que se existe poder há sempre um contra poder, e que se existem relações sociais elas são sempre permeadas por uma coisa chamada poder, um poder que se dilui e imiscui em todos os meandros da vida social, tomando o entendimento foucaultiano a respeito como parâmetro.

Simone de Beauvoir já dizia, em relação às mulheres mas que certamente serve também para os homens, que uma mulher não nasce mulher, ela se torna mulher, apontando para os papéis sociais nos quais uns e outras são treinados desde o nascimento. Há que se chamar atenção, entretanto, para o peso que o essencialismo biológico sempre teve em nossas representações de mundo (aqui incluído o conceito de ciência) que, ao apontar para as diferenças físico-biológicas como construtoras de identidade, construiu, e constrói, apenas desigualdade social.

Nesse sentido, um preço muito alto que todos, homens e mulheres, pagam acaba aparecendo nas suas peles e corpo físico mesmo, ou seja, o que é origem e fruto da cultura termina por minar a própria qualidade de vida individual. Entre outros motivos e longe de querer esgotar a questão, apenas como hipótese de trabalho, aponta-se para o seguinte dado: nós, mulheres, e os homens, somos treinados para exercermos papéis distintos; as primeiras para o vínculo, para o cuidado, para o privado, enfim, para os relacionamentos com vistas a agradar ao outro, especialmente aos homens em geral, a partir do pai. Os homens, muito mais exercitados e, portanto, voltados para os vínculos extra-lar. Aquelas para o mundo da emoção, estes para o mundo da razão, do mercado, do público.

Como resultado de tamanha dicotomia do que acontece na prática, estão mulheres, de um lado, tentando resolver suas carências no sentido de que, embora tenham feito algum investimento em sua vida profissional, foi nas relações emocionais que jogaram todos os seus dados. Os homens, por sua parte, tendo apostado muito mais fortemente no profissional, diante de uma sociedade globalizada vêem-se diariamente na iminência de perderem aquilo que os qualifica como machos diante das mulheres, ainda – a manutenção econômica dos gastos familiares. Como resultado disto tudo apenas o aumento de trabalho para psicanalistas, psicólogos e todo tipo de terapeuta, para não falar dos adoecimentos mais físicos.

Muito há que ser feito para que uns e outros, homens e mulheres, dêem-se conta de que esta estrutura de relações de gênero posta da forma como está apenas causa problemas de toda ordem e, no limite, graves problemas de saúde, entre os quais depressão, ansiedade, síndrome de pânico e assim por diante. Quem disse que construtos sociais não são causadores de doenças?

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Fátima Cristina Vieira Perurena   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa