auravide auravide

HÁ SEGREDOS PARA O SUCESSO?



Terminei a leitura de um determinado livro, enquadrado dentro do que se convencionou chamar de literatura de “auto-ajuda”, e posso dizer que não consigo entender como os livros do gênero citado podem “ajudar”, realmente, uma pessoa “normal”.

Coloquei entre aspas a palavra normal, porque as pessoas normais - ao menos as que conheço - não teriam a possibilidade de aplicar, em suas vidas, nem um terço de todas as técnicas descritas na esmagadora maioria dessas obras.

Levando-se em conta que a média de capítulos nesse tipo de livro gira em torno de quinze, e que em cada um desses capítulos estão descritas no mínimo duas técnicas, ao final, teremos o total singelo de trinta técnicas para aprendermos e aplicarmos na resolução dos nossos velhos problemas. Só de pensar, fico cansado!

No mercado editorial da auto-ajuda existem livros para quaisquer problemas que nos atazanam a existência todos os dias, desde as questões rotineiras – mas, importantes -do dinheiro até os conflitos existenciais trazidos à tona em nossos tormentosos relacionamentos.

Não quero com meus comentários diminuir a importância de alguns raros autores que produzem uma literatura de qualidade – sem o rótulo de auto-ajuda - de cunho existencialista, filosófico, religioso e científico, levando a luz do conhecimento para todos, sem complicar, sem exagerar no título da obra e no conteúdo. Torno à questão de que o número de técnicas num único livro de auto-ajuda é tão significativo que precisaríamos de dedicação exclusiva, durante um longo período de nossas vidas, se quiséssemos experimentar toda a parafernália descrita em suas páginas, a fim de melhorarmos nossos mundos interior e o exterior.

Tendo em vista o oceano de técnicas que estão contidas nos livros de auto-ajuda, prometendo transformar você, de qualquer sexo, idade, religião, nível social, escolaridade e outros quesitos mais, no “campeão dos campeões“, resolvi informar quais são os SEGREDOS – que segredos? - DO MEU SUCESSO.

Poderia escrever mais um livro de auto-ajuda para descrever as “técnicas“ que eu tenho usado ao longo dos anos para obter progresso, evolução, em todos os setores da existência. Contudo, ainda me pergunto: HÁ SEGREDOS PARA O SUCESSO? Medito, ainda mais, para obter uma resposta convincente, e consigo obter as seguintes “leis do sucesso“:
1. Você é único. Nada mais óbvio, nada mais claro, do que essa “lei”. Por sermos diferente, o que é sucesso para mim, não será para você;
2. Cultive sempre a “esperança” de que tudo tende a melhorar. Outra “lei” óbvia, porque a esperança cria expectativas futuras positivas;
3. Viva sempre no presente. Outra “lei” que é apenas “chover no molhado”, porque tudo se passa no presente. Os ansiosos vivem sempre no futuro e os depressivos, geralmente, no passado;
4. Ninguém está sozinho. Novamente, outra “lei” mais antiga, do que “andar para a frente”. Sempre seremos acompanhados e auxiliados em nossas necessidades de acordo com nossos pensamentos e emoções. Que nos digam nossos anjos de guarda, guias espirituais, Deus, Buda, Alah, ou qualquer nome que pudermos dar às forças espirituais que nos cercam;
5. Seja você o construtor da sua vida. Mais claro do que isso, só acendendo um holofote! Se deixarmos outros decidirem por nós sobre nossos dilemas, questões, necessidades, conflitos, podemos sofrer, mais tarde, por nossa omissão;
6. Invista em você mesmo. Outra “lei” sem qualquer novidade, porque aquele que investe em si mesmo – em qualquer profissão, ou atividade imaginável - aperfeiçoando-se, será melhor e terá mais chances de sucesso do que aquele que parou no tempo;
7. Faça sempre um reciclagem existencial. A última “lei” que indico presume que todos devemos fazer, periodicamente, uma reciclagem da vida, buscando novas alternativas, novas possibilidades, sem medos, sem preconceitos.

As leis acima são de uma simplicidade colossal e qualquer um pode aplicá-las para conseguir o que deseja de bom para si mesmo. Entretanto, aviso que mesmo usando as “leis”, o chamado “sucesso” somente virá com seu esforço, trabalho, perseverança, para que a sua vida seja, no tempo certo, a melhor vida possível para você.

Termino lembrando que o sucesso material deve sempre ser acompanhado do sucesso espiritual para que a verdadeira felicidade instale-se em nossas vidas.

Desejo sucesso para todos!

Texto revisado por Cris
Publicado dia 2/12/2007

  estamos online

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 8




Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.




publicidade











auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2021 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa