Menu

Harmonizando o Ambiente de Trabalho com Feng Shui

Atualizado dia 2/23/2007 1:40:03 PM em Autoconhecimento
por Aline Mendes


Facebook   E-mail   Whatsapp

O Feng Shui é uma combinação de arte e ciência, praticada na China há mais de três mil anos, cujo objetivo é harmonizar as energias do ambiente para que ele exerça a melhor influência possível sobre seus ocupantes. Ele pode ser aplicado com igual eficiência em residências e ambientes de trabalho.

Harmonia e equilíbrio são importantes conceitos que, quando aplicados ao local de trabalho, promovem um ambiente de cooperação, aumentando a produtividade e, mais importante, potencializando energias positivas para a empresa. Entre os benefícios que podem ser obtidos por profissionais e empresas através do Feng Shui, temos:
* melhor entrosamento da equipe
* maior produtividade
* mais oportunidades para a empresa e para os profissionais
* melhor relacionamento com clientes
* diminuição da inadimplência e mais rapidez no retorno financeiro
* redução de faltas por problemas de saúde
* maior satisfação dos empregados com o ambiente de trabalho
* mais visibilidade, fama e melhor reputação profissional
* suporte emocional para funcionários e chefes
* solução e prevenção de problemas jurídicos.

A aplicação do Feng Shui é possível em variadas fases, desde a implantação, até depois de instalada a empresa. Um profissional qualificado pode auxiliar nas seguintes tarefas:
* escolha do melhor local para sede da empresa, escritório ou loja
* definição, se possível, da melhor posição para a porta de entrada
* distribuição ideal dos setores da empresa, em função de suas características: contabilidade, gerência, reuniões, recursos humanos, etc.
* em estabelecimentos comerciais, a melhor localização para vitrines ou mesas, caixa, contabilidade, estoque, cozinha, etc.
* direcionamento correto do fluxo de energia interno, através da relação entre áreas livres, ocupadas e circulações
* posicionamento e orientação do mobiliário e partir das direções pessoais mais favoráveis
* escolha dos elementos decorativos, materiais e cores adequados ao padrão de energia de cada ambiente.

Se você não é o dono da empresa e não pode implementar o Feng Shui de maneira completa contratando um profissional, existem algumas recomendações gerais que podem ajudar:
* Evite sentar-se diretamente em frente a uma porta. O fluxo de energia aí é muito acelerado e pode causar desde falta de concentração até problemas de saúde. Se não for possível mudar a mesa de local, coloque algum tipo de anteparo entre sua mesa e a porta.
* Evite, também, sentar-se de costas para a entrada da sala. Essa é, logicamente, uma posição vulnerável. Suas costas devem estar sempre protegidas por uma parede, divisória ou mesmo uma grande estante. Pelo mesmo motivo, é desfavorável sentar-se de costas para uma janela. Neste caso, mantenha a cortina sempre fechada atrás de você.
* A posição ideal para uma mesa de trabalho é aquela em que é possível ver a porta de entrada, sem estar exatamente em frente a ela.
* Proteja-se de quinas de pilares, paredes e estantes apontando em sua direção. Desvie o fluxo acelerado da energia com a colocação de algum objeto, como uma planta ou uma escultura, entre a quina e você. Ou então mude a posição da mesa.
* Permanecer embaixo de vigas aparentes no teto pode causar dor de cabeça e prejudicar a criatividade. A irregularidade de alturas no teto desvia o fluxo de energia para baixo, causando opressão.
* Os ambientes devem ser limpos e bem organizados. O ideal é que recebam luz natural. A luz artificial deve ser clara, porém suave, através de iluminação indireta e não brilhante como a das lâmpadas aparentes. A luz quente é mais favorável para criar uma atmosfera reconfortante.
* O formato da sala deve ser regular. Formatos irregulares, com quinas e diagonais, devem ser evitados.
* Pesquise a experiência das pessoas que ocuparam a sala antes de você. Se várias tiveram problemas de saúde, financeiros, ou foram afastadas da empresa, a sala pode estar exercendo uma influência negativa. Se foram bem-sucedidas e saíram para ocupar melhores posições, é grande a chance de você também ser beneficiado.

Aline Mendes
Arquiteta formada pela FAU/UFRJ e coordenadora do Feng Shui Research Center Brasil
www.alinemendes.com.br

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 21


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Aline Mendes   
Aline Mendes · Terapia de Ambientes | arquitetura · interiores · feng shui · geobiologia | www.alinemendes.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa