auravide auravide

HIGIENE EM EXCESSO FAZ MAL À SAÚDE.

por Daniel Toniolo

Publicado dia 5/2/2008 em Autoconhecimento

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp


Não se assuste! O título está correto e, apesar de parecer absurdo, dia após dia o ser humano constata mais e mais que aquele célebre grego tinha razão ao dizer: “Remédio ou veneno, tudo é uma questão de dose”. Acontece que cientistas dos mais renomados e das mais diversas localidades ao redor do mundo chegam à mesma conclusão à medida que suas pesquisas avançam: higiene demais faz mal.

Estudos recentes realizados pela universidade Duke (EUA), concluíram que a nossa atitude em relação à higiene pessoal pode ser considerada até perigosa em alguns casos. Nunca nossa comida, água e demais produtos foram tão limpinhos e livres de germes e bactérias; tudo tão limpinho e cheiroso que se não ficarmos atentos, muito em breve teremos que viver em bolhas de plástico para não ficarmos doentes. Nem nossos bichos de estimação escaparam dessa estatística; eles nunca estiveram tão limpinhos, cheirosos e esterilizados.

“Cachorro ISO 9000”. Pode isso?

Em outra modalidade de pesquisa os cientistas revelam também que a preocupação com a limpeza externa de nosso corpo é necessária, sim, porém alertam para o fato de quem somos nós realmente por dentro - e é até meio assustador dizer isso - mas de acordo com tais pesquisas o corpo humano é habitado por dez vezes mais germes e bactérias do que por células humanas propriamente ditas. Falando em bom e claro português, você é dez vezes mais bactérias e germes do que você mesmo. Portanto, saiba que o que você pensa e sente ainda é mais importante do que a quantidade de banhos que você toma todos os dias...

A neurose de algumas pessoas relacionada à limpeza, às vezes chega a preocupar; elas literalmente estão deixando seus anticorpos malucos... esse pequeno grande exército já não sabe mais o que combater! Afinal, não há mais o que combater em função de tanta limpeza. Aí acontece o inevitável: eles consideram tudo como ameaça e desencadeiam uma série de reações alérgicas no organismo que podem até levar à morte, ou seja, nossos aliados se voltam contra nós! Não é irônico?

Tudo isso parece absurdo: um inocente banho diário pode desencadear alergias pelo corpo até à morte? Inacreditável!

Novamente voltamos à boa e velha máxima: “Questão de dose”! Tudo, na verdade, em nossas vidas se resume a isso: doses... medidas... e equilíbrio...

É necessário que o bom senso seja a palavra de ordem em nossa vida. Afinal, quando simples hábitos tornam-se neuroses, aí sim, passamos a ter problemas reais em nossa vida. Se o cheiro do seu corpo não está tão agradável assim, é muito fácil. Você consegue resolver esse problema em dez minutinhos com ajuda de água e sabão. Pronto! Como diz o ditado, “lavou, tá novo”.

Agora, com o que você pensa não é bem assim. Se a verdadeira sujeira estiver lá dentro disfarçada em forma de crenças e pensamentos distorcidos, seu problema é bem mais sério. Portanto comece a ter controle sobre as coisas que põe pra dentro de sua mente. Você pode começar a criar certas realidades um tanto indesejáveis em sua vida.

“Meu mestre, certa vez, referiu-se a essas pessoas como tumbas caiadas. Ele disse que “elas eram limpinhas e bonitas por fora, no entanto, podres por dentro.”

Reflita bem sobre isso.

Algumas referências e informações contidas neste artigo foram extraídas da revista Super Interessante, edição 249, mês de fevereiro de 2008, páginas 23 e 24.

Texto revisado por Cris

Compartilhe

Facebook   E-mail   Whatsapp
  estamos online

Gostou deste Artigo?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 21

foto-autor
Sobre o Autor: Daniel Toniolo   
Daniel Toniolo é autor do livro OS CAMINHOS QUE LEVAM A DEUS. Também realiza palestras com temas voltados para a espiritualidade sem fronteiras e sem limites.. Ele o chama para que você descubra o Deus que existe em si mesmo...
E-mail: [email protected]
Visite o Site do autor e leia mais artigos.


Veja também
artigo Qual é a sua ambição?
artigo Porque estamos novamente falando da Era de Aquário?
artigo O Universo num Corpo Humano
artigo A noite escura, de são joão da cruz

© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


auravide

 

Voltar ao Topo

Siga-nos


Somos Todos UM no Smartphone
Google Play


© Copyright 2000-2020 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa