Idolatria e fanatismo



Autor Flávio Bastos
Assunto AutoconhecimentoAtualizado em 07/03/2006 22:33:16
Ao pesquisar as derivações da palavra idolatria encontramos as suas origens no grego - eidolatreia - e no latim - idololatria. A conceituação, porém, é a mesma em qualquer lugar do mundo: culto prestado a ídolos, adoração, amor exagerado.
Fanatismo, por sua vez, deriva do latim fanaticus e quer dizer: paixão cega que leva alguém a excessos em favor de uma religião, doutrina, partido, etc. É quando, normalmente, os aspectos passional e emocional da pessoa superam o raciocínio devidamente equilibrado.
A vida em sociedade em um mundo moderno onde as informações estão indo e vindo em ritmos alucinantes pelos meios de comunicação, com tecnologias cada vez mais avançadas, está nos levando a um processo de despersonalização pelo consumismo, onde o mais importante para quem vende a imagem do produto que nos é oferecido é justamente a venda deste produto. Seja um par de calçados esportivo, um cosmético, um cantor ou cantora, ou uma opção religiosa, entre outros.
Por este motivo, torna-se cada vez mais importante, e até imprescindível para a nossa integridade mental, fazermos uma triagem das informações que diariamente recebemos através dos sentidos. Questionar e fazer análises críticas destes conteúdos são princípios básicos para quem não quizer se deixar levar pela influência consumista desta verdadeira "avalanche" de informações que nos chega da mídia.
"Isto me serve?" ou "O que realmente eu desejo de melhor para mim?", talvez sejam alguns dos questionamentos fundamentais na tentativa de evitarmos o alienado envolvimento no processo de despersonalização. Ou seja, ter clareza, estar presente e ter consciência do que considera de mais importância para si e sua vida.
O estar situado no "aqui e agora" é como estar protegido por um pára-raio e um fio terra onde a energia negativa (e externa) será descarregada sem nos atingir. E à medida em que estivermos com a mente limpa saberemos direcionar a nossa própria energia (a interna) no comando das nossas ações e decisões. Isto é sabedoria!
Que tenhamos "olhos de ver e ouvidos de ouvir" como disse Jesus Cristo, e não nos deixemos enganar por falsas promessas, propagandas enganosas ou suspeitas ideologias.
A percepção exata do momento é termos o necessário discernimento para sabermos separar o joio do trigo e decidirmos o que será melhor para nós.
A idolatria e o fanatismo nos levam ao vício e à dependência psicológica. É quando, exageradamente, transferimos o nosso amor - ou a falta dele - a um objeto, a uma causa ou a uma pessoa. A partir desta situação de submissão nos "prendemos" a ícones ou dogmas que passam a comandar nossas vidas e a ditar regras e padrões de comportamento.
A mente liberta é aquela que percebe, observa e analisa. Porém, não busca refúgio em si mesmo escondendo-se como se fosse um caramujo, mas na relação com o "outro" e na natural busca da evolução mediante o uso de seus códigos próprios e secretos que escolheu para si na sua forma de agir e interagir com o mundo.
A mensagem de Jesus deixada entre nós é clara quando refere-se ao amor como uma inesgotável fonte de energia que se encontra em nós e no outro como forma de relacionamento. É somente através das múltiplas aprendizagens resultantes das nossas relações inter-pessoais que poderemos despertar para o crescimento consciencial. O amor incondicional de Cristo não pertence a nenhum dogma ou ideologia e não é propriedade de ninguém. Sejamos, portanto, livres para as nossas próprias escolhas e decisões de vida.
Psicanalista Clínico e Psicoterapeuta Reencarnacionista.
flaviobastos
Texto revisado por Cris
Avaliação: 3 | Votos: 22




Flavio Bastos é criador intuitivo da Psicoterapia Interdimensional (PI) e psicanalista clínico. Outros cursos: Terapia Regressiva Evolutiva (TRE), Psicoterapia Reencarnacionista e Terapia de Regressão, Capacitação em Dependência Química, Hipnose e Auto-hipnose, e Dimensão Espiritual na Psicologia e Psicoterapia. E-mail: [email protected] | Mais artigos. Saiba mais sobre você! Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui. |