Menu

ILUSÃO

Atualizado dia 6/24/2019 5:32:23 AM em Autoconhecimento
por Elaine Leal Carvalho


Facebook   E-mail   Whatsapp

“Na língua portuguesa, a palavra ilusão segue o segundo sentido do verbo latino. O significado de ilusão é o engano dos sentidos, tendo resultado na interpretação errada de um fato ou mesmo de alguma espécie de sensação.

Iludir é esconder a face verdadeira e substituí-la por uma falsa. Pode ser também chamada de ilusão um devaneio, um sonho, um produto da imaginação no qual se acredita e que não seja verdadeiro. A ilusão engana e ofusca a razão para que a realidade não seja percebida. Basicamente, iludir é enganar.”

Fonte – meusdicionarios.com.br

Partindo desta definição da palavra ilusão todos nós já nos deparamos com este estado mental, emocional e espiritual em nossos relacionamentos.

Está ligada com os sentidos ou seja com o sentir.

Comparo a ilusão a um “véu” de textura as vezes bem fininha e as vezes de  ,mais grossa que mina a capacidade, de enxergar com nitidez a verdade das situações ou dos acontecimentos.

Nos relacionamentos este “véu” impossibilita que vejamos com clareza as pessoas como realmente elas são.

Amparados por este “véu” vemos somente o que queremos ver ,ou seja, só o que consideramos positivo e que alimenta nosso orgulho e vaidade.

E isso acontece em todos os relacionamentos. Com a família, com os parceiros, com os amigos, colegas de trabalho, com o todo.

Sob o “véu” da ilusão a visão é distorcida pela falta de nitidez da realidade que de modo geral, é considerada fria e feia.

Criamos ilusões de toda natureza.

Nas minhas vivências pessoais e em contato com consultantes percebo que a ilusão muitas vezes, é um modo de se proteger ,do que temos medo de descobrir, medo do que pode causar sofrimento imaginário ou real.

Infelizmente não fomos educados a reconhecer a realidade como autoconhecimento.

Não fomos educados a compreender que o ser humano na sua totalidade, tem tudo dentro de si, o que é considerado bom e o que é considerado mau.

Com isso fazemos a escolha de classificar as pessoas, segundo o critério que satisfaz nossa vaidade.

Por exemplo : dentro de uma relação amorosa no início o “véu” que encobre a realidade mostra, segundo o que queremos, uma pessoa perfeita. Aos poucos os envolvidos vão mostrando como realmente são, ou seja humanos.

A ilusão da perfeição começa a mostrar sua face. O “véu” começa a escorregar da visão e percebe-se que a pessoa não é perfeita.

A esta percepção dá-se o nome de desilusão  que na verdade é uma dádiva, pois nos coloca em contato com a realidade da humanidade do outro.

Em diversas letras de músicas nacionais ou estrangeiras temos uma fonte interminável de alimento para a ilusão, que acaba sendo vendida, como  algo positivo, como combustível do amor.

Dentro da realidade muitos produtos são oferecidos para a indústria da ilusão.

No mundo real a ilusão é anestésico que impede crescimento pessoal.

O que realmente nos coloca em contato com a realidade, é a desilusão.

Quando não somos correspondidos em nossas ilusões, nas armadilhas que criamos, com vistas a satisfazê-las, nos machucamos justamente por não compreendermos que somos nós que criamos.

No autoconhecimento, aos poucos, percebe-se quão prazerosa é a ilusão. Temos prazer fora da realidade.

Neste momento de prazer, devaneamos.

A ilusão nos leva diretamente ao auto engano. Enganamos a nós mesmos por medo de descobrirmos nossas fragilidades e principalmente nossa humanidade.

Não. Nenhum de nós é perfeito.

Atrás do auto engano há dor. Dor de não sermos perfeitos.

Esta dor pode ser vista e acolhida como parte do ser.

A maior benesse da ilusão, é a desilusão.

Esta sim, nos coloca com os “pés no chão” rumo à compreensão de que somos pessoas em aprendizado para seguir adiante na vida.

Elaine Carvalho – Terapeuta

CRTH 2485


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 1


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Elaine Leal Carvalho   
Formação em Constelações Familiares. Curso História do Brasil segundo visão sistêmico-fenomenológica. Formação Avançada em Constelações Familiares e Empresariais abordagem sistêmico-fenomenológica. Curso de Constelações Empresariais. Seminário Leis Básicas dos Relacionamentos Aplicadas aos negócios. Acesse o site: https://elainelealcarvalho.com.br
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa