Menu

Inovadoras gestão e liderança pela Administração Bioquântica

Atualizado dia 2/9/2020 11:15:34 PM em Autoconhecimento
por MSousä Administração Bioquântica


Facebook   E-mail   Whatsapp

"A primeira das paixões da alma e da vontade é a alegria". S.João da Cruz

As empresas no mundo são elos de conexão com o avanço das Relações Humanas, porque simplesmente nelas atuam pessoas com diversas culturas e educação que conjugam esforços no processo de produção. E, neste rico universo, que são as empresas, está a criatividade de cada ser atuando na continuidade e na qualidade dos relacionamentos.

Se propiciadas condições, o capital humano pode contribuir com mais efetividade para o alcance dos resultados planejados nos sistemas organizacionais, fortalecendo as estratégias de negócios.

Numa pequena simbologia entre o macrossistema e a Páscoa de todos os dias. O Cosmo, representa o cálice que no interior está o vinho representado pelos planetas, espaços, estrelas, energias, forças, cometas e muitos outros elementos ainda desconhecidos pelo Homem. E, no bojo deste macrossistema, envolvido num micro-sistema o nosso planeta Terra, o pão. A uva somos nós, que por intermédio da qualidade contínua de nossas ações em lidar com o que a natureza nos disponibiliza, produzimos o licor saboroso sorvido e compartilhado na dose certa.

A Páscoa de todos os dias, pode receber melhor interpretação do que a do parágrafo anterior. Pois, as pessoas são criativas, engenhosas e fascinantes. Saber lidar com pessoas é uma arte que, antes de tudo, precisa-se amar a si mesmo e a elas em sincronia.

O Homem, desde os seus primórdios, está aprendendo constantemente em contato consigo mesmo, com o outro e com o Universo. Entre vários aprendizados em contato com a natureza, o Homem aprendeu as melhores épocas para plantar, colher e pescar. Momentos para construir, amar, celebrar a vida, as conquistas e sonhar.

Os processos de trocas foram dando origem ao comércio mundial na rica complexidade que hoje conhecemos. E, com o progresso, novas necessidades foram surgindo acompanhadas de criativas soluções, na riqueza das novas conexões estruturais estabelecidas pelos países, superando conflitos no decorrer do tempo.

Na surpreendente evolução tecnológica, um dos maiores desafios que o Homem enfrenta é o conhecimento sobre si mesmo, como nos ensina o aforismo délfico, escrito na entrada do templo grego, dedicado ao deus Apolo, construído na cidade de Delfos, na Grécia antiga entre os séculos 8 a.C e 2 a.C e difundida por Sócrates (470-399 a.C): “Homem, conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses”. Na Índia, os antigos rishis há mais de quatro mil anos, nos orienta: “Homem, conheça o teu Ser”. E, ainda assim, o Homem atual nos diversos papéis que desenvolve na sociedade, em muitas situações está dissociado a nível motor, emocional e orgânico. Sente uma coisa, pensa outra e atua de forma diferente. Nestas situações, "sua existência é inautêntica, fragmentada, que o conduz à depressão, ao stress e a destrutividade. O desenvolvimento de potenciais humanos faz-se necessário, o que significa simplesmente trabalhar a expressão genética das imensas capacidades afetivas e intelectuais", conforme ensinamento de Rolando Toro Araneda (1924-2010).

No mundo corporativo, as lideranças envolvidas com a Gestão de Pessoas buscam evitar situações de desconforto provocadas pela falta da integração do pensar, sentir e agir. As grandes corporações propiciam investimentos em Treinamento & Desenvolvimento, que envolvem Programas de Qualidade: Organizacional, de Atendimento a Clientes, Clima Organizacional, de Vida, entre outros programas saudáveis na área da saúde interna e comprometimento social. O retorno do investimento busca o justo resultado da produção no bojo dos planejamentos estratégicos, táticos e operacionais em relacionamento de negócios, envolvendo outros universos de empresas e pessoas no mercado.

Fora do mundo corporativo, as pessoas continuam ligadas. Complementam o investimento consigo mesma, naquilo que sentem falta e não encontram nas empresas. E, no rico universo das conexões de pessoas em outras organizações, se propiciam novos conhecimentos, novas atitudes, novas habilidades, posturas de vida, a fim de melhorar inteligentemente a qualidade pessoal e profissional. Ou seja, buscam investir na educação e na saúde total: física, mental, espiritual, forças e energias.

O estudo, trabalho, verdade, justiça e amor se complementam na busca da felicidade e da alegria. Como? É sempre uma pergunta gostosa a ser realizada, porque cada pessoa liderando ou sendo liderada escolhe com as relações e conexões o portal e o caminho que lhe convém, com acertos ou erros, que se transformam em experiência e aprendizado. Ou seja, cada um, dá a sua própria resposta para o viver melhor. O importante é conquistar o que lhe falta, para magnetizar-se com úteis objetivos.

Nas empresas, formar equipes coesas e comprometidas significa comportamentos grupais identificados com as pessoas, que experimentam sensações de alegria pelas tarefas realizadas e que, tais emoções, sejam intensas e vividas em toda plenitude. As conexões desses grupos adotam um novo tipo de comportamento em busca dos recursos necessários aos objetivos planejados, superando desafios de um todo e melhorando o desempenho favorecido por uma ambiência, que tem entre outras finalidades o desenvolvimento de novas amizades e lideranças.

Com diferencial inovador nas áreas de Gestão de Pessoas e Treinamento & Desenvolvimento. A Gestão Bioquântica, que é derivada do Sistema Biocêntrico, criado por Rolando Toro Araneda, e a Física Quântica, desenvolvida por Max Karl Ernst Ludwig Planck (1858-1954), considerado o pai da física quântica, nobel da Física de 1918; desenvolve com inovadoras vivências os potenciais humanos nas organizações, conectando o Homem com os três vínculos: a) consigo mesmo; b) com o outro; e c) com o universo. Propicia ecologicamente novos conhecimentos, habilidades e atitudes no desenvolvimento organizacional, pessoal e profissional.

Portanto, a conexão com os três vínculos, liderança bioquântica, o ser líder, e o ser líder bioquântico:

1 – Consigo mesmo
.Reforços da identidade, da autoestima e da autoimagem
.Trabalho como expressão e expansão da identidade
.Integração do sentir, pensar e agir
.Dimensões existenciais: onde vivo; com quem vivo; o que faço
.Desejo e Instinto como elementos que norteiam as escolhas existenciais

2 – Com o outro
.Conexões Afetivas
.Eu / Tu – o encontro como crescimento
.Aceitação da diversidade
.Crescimento com as diferenças
.Empatia
.Construção de grupos afetivos

3 – Com o Universo
.Percepção do Universo, tempo e espaço infinitos
.Mudança de valores antivida para valores pró-vida
.Meio Ambiente
.Desenvolvimento sustentável
.Cuidar da Terra e da Vida
  • Liderança bioquântica
A liderança bioquântica é a capacitação nas empresas e nas organizações humanas em criar condições com conhecimento, habilidade e atitude que ajudem os talentos humanos a encontrar os seus próprios caminhos, buscando promover a conscientização de seu papel facilitador da felicidade, interagindo com os de outros, indispensáveis à sobrevivência no tempo e no espaço infinitos na cosmicidade do Universo com qualidade e eficiência pelas relações, utilizando bem os recursos, produzindo excelentes resultados em respeito à Vida.
  • Líder
.Fragmentado – não interconectado
.Ênfase no técnico, no cognitivo, na especialização
.Motivação por fatores externos
.Compartimentalização
.Individualismo
.Paternalismo
.Elitismo
.Poder X Ética
  • Líder bioquântico
.Pensamento num todo
.Realização do ser humano integral, com abordagem aberta e livre
.Integração e consciência ecológica
.Espírito criativo e automotivação
.Relações e conexões afetivas consigo mesmo, com o outro e com o Universo
.Poder com ética e visão de futuro compartilhada
.Relacionamento saudável com todos os níveis organizacionais
.Com amor lança sementes e deixa a natureza fazer a sua parte
.Facilita a felicidade do outro
.Verdade, Justiça e Trabalho.

Fonte bibliográfica:
ARANEDA, Rolando Toro, “Curso de Formação Docente em Biodanza – Coletânea de Textos”, Tomos de I a VI, Escola de Biodanza Rolando Toro, MG.
“Teoria de Biodanza – Coletânea de Textos”, Vol. 1 e 2, 1ª edição, Editora Alab, Ceará.
“Biodanza”, Editora Olavobrás/EPB, 2002, São Paulo, SP.


GARCIA, Carlos, “Curso de Biodanza e Empresas”.

SANTOS, Maria Lúcia Pessoa, “Metodologia em Biodanza – Primeiros Passos”, 1996, Impressão Gráfica Almeida, Belo Horizonte, MG.

YOGANANDA, Paramahansa, “Autobiografia de um Iogue”, Lótus do Saber Editora.

Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 5


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: MSousä Administração Bioquântica    
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa