Menu

Integrando nossa sombra

Atualizado dia 4/10/2020 9:41:55 AM em Autoconhecimento
por Rodrigo Durante


Facebook   E-mail   Whatsapp

Nossa sombra é nossa parte rejeitada, nossos aspectos de personalidade em sofrimento, negação, limitação. Tudo o que não queremos ver, sentir ou saber sobre nosso mundo interior, podemos chamar de sombra, pois está à sombra de nossa consciência, escondido da Luz. É comum temermos e evitarmos a nossa sombra, pois perceber nossos aspectos feridos é algo que pode nos trazer memórias de dor e sofrimento. Além disso, enxergar-se exatamente como é requer certo nível de coragem e humildade para assumir nossas características que rejeitamos, temos vergonha ou somos vaidosos e orgulhosos demais para admitir.

Porém, conscientes ou inconscientes da nossa sombra, ela está sempre atuando em nossas vidas, não há como escapar disso. Todas as situações que atraímos e manifestamos, além de nossas reações e julgamentos a respeito delas, sempre estarão sob a influencia da sombra, enquanto ela existir.

Assim, o ser humano diariamente tem decidido permanecer na ignorância, temendo conhecer a si mesmo. Prefere permanecer onde está a enfrentar os desafios de seu crescimento. Muitas vezes, escolhe apontar culpados para as insatisfações de sua vida a reconhecer onde ele mesmo poderia melhorar. Desta forma, a sombra permanece no controle, sorrateiramente, sem ser percebida.

A saída para este dilema é tomar consciência de seus aspectos ocultos, curá-los e integrá-los e isso só é possível através do Amor. O desafio agora então é Amar o sofrimento, o feio e o negativo em nós, assim como amamos as partes boas, belas e positivas. Parece complicado, mas deixa de ser uma vez que compreendemos o que isso realmente significa: o que temos que amar é o aspecto nosso que está sentindo aquilo, vibrando em sofrimento, raivas, medos e acusações, uma parte de quem somos que ficou presa em alguma situação do passado, defendendo-se de algo, justificando seus pontos de vista reativos daquele momento.

Tanto o positivo quanto o negativo fazem parte de uma dimensão do nosso ser bem próximas ao plano material que inclui o mental, astral, etérico e físico. Chamamos esta característica de dualidade, onde tudo o que experienciamos depende de polaridades opostas. Porém, quando escolhemos o Amor, estamos abrindo caminho para funcionarmos acima deste nível de consciência dual, na unidade do coração. Integrar, neste caso significa acolher, unir. Ao integrarmos nossos aspectos polarizados, estaremos equilibrando tudo no Amor, aquele que tudo aceita e acolhe, envolvendo tudo em sua Paz.

Rejeitar algo negativo que sentimos é rejeitar a nós mesmos. A chave para não temermos mais nossas partes é sabermos que tudo o que julgamos como ruim em nossas vidas é, assim como o bom, somente o reflexo de algo que está dentro de nós, chamando por nossa atenção para ser reconhecido, ouvido e amado.

Assim, ao percebermos em nós uma reação de sofrimento, medo, vergonha, raiva, vitimismo, acusação etc., é importante pararmos para conhecermos a fundo esta parte nossa que precisa de nossa atenção, ouvi-la e amá-la para que ela possa ser curada e integrada em nosso coração.

A plenitude, paz interior e bem-estar que tanto buscamos não vem das satisfações exteriores e tampouco da negação, mas do alinhamento com o coração, acima da dualidade, em Amor e aceitação.

Em Paz,
Rodrigo Durante
Texto Revisado

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 31


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Rodrigo Durante   
Aprendendo a ser feliz e compartilhando tudo o que me faz bem! Atendimentos e workshops.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa