Menu

INTERNET: águas LIMPAS ou LAMACENTAS? - Parte I

Atualizado dia 5/11/2006 12:28:48 AM em Autoconhecimento
por Fátima Rodrigues Graziottin


Facebook   E-mail   Whatsapp

“Tenho apenas duas mãos e o sentimento do mundo”.
Drummond


A Internet nos dá uma sensação de poder muito grande, passa a sensação de infinitude, apesar de ser finita, e ao mesmo tempo que parece um mundão, parece um mundinho... Podemos ficar incógnitos e muito conhecidos também. Como é que algo pode ser um mundão e um mundinho ao mesmo tempo? Como é que alguém pode ter a sensação de ser incógnito e muito conhecido ao mesmo tempo? Como podemos ter a sensação de estarmos navegando num oceano e também de estarmos encalhados num charco?

Em princípio, quando entramos em contato com a Internet temos a sensação de estarmos num mundão. Com o tempo, inúmeras vezes temos oportunidade de perceber que nos encontramos num mundinho... Ela tem o poder de ser grande e pequena ao mesmo tempo. Já pensou nisso? Já teve essa sensação, navegando na Internet? Você, que nunca navegou, teve sua curiosidade despertada? É incrível, amigo! Isso é real, mesmo! Na minha opinião, esta é a verdadeira virtualidade da Internet.

“Verdadeira virtualidade”. Isso é um contrasenso, não?! Se é verdadeiro (real), não é virtual! A meu ver, não há contrasenso. O que acontece, é que estamos acostumados a raciocinar de uma forma linear, lógica. No tipo de pensamento linear, os opostos são excluídos. O pensamento é baseado na exclusão, ou seja: ou isto ou aquilo. Este, é o tipo de raciocínio que denomino de OU/OU.

Há uma outra forma de raciocinar que é o pensamento paradoxal. Aqui, os opostos convivem simultaneamente e o pensamento é baseado na inclusão, ou seja, isto e aquilo.
É o tipo de raciocínio que denomino de E/E.

Veja a questão das ondas de energia que podem se comportar como partículas de matéria e vice-versa. Arrisco-me a dizer que, cada vez mais, no novo século e no novo milênio, o mundo ocidental (pois o oriental já está mais acostumado) terá que raciocinar na modalidade E/E! O paradigma do raciocínio OU/OU está ruindo, pois não corresponde à realidade, sempre... O universo é paradoxal. Pense nisso...

Universo... mundão... mundinho... Internet. A Internet é realmente um mundão, porque é muito rica, muito fértil em termos de conteúdo e opções para navegação. Através dela, conseguimos entrar em contato com pessoas de outros países, ver imagens de cidades em tempo real, consultar bibliotecas, visitar museus, ver as condições do tempo, fazer compras, participar de leilões, conseguir emprego, ouvir música, assistir filmes, enviar flores, presentes, fazer reservas de vôo e hotéis, pagar contas, encomendar jantares, fazer reuniões, discutir assuntos de trabalho, jogar conversa fora, ler notícias, acompanhar o dia de um internauta e até praticar delitos! É também possível namorar, fazer amizade, ‘transar virtualmente’, jogar, estudar, fazer campanhas, encontrar pessoas perdidas, protestar, contar piadas, consultar profissionais nas mais diversas áreas, enfim, é quase impossível listar tudo que é possível fazer na Internet! Não é um mundão?

Porém... parece um mundinho bem pequerrucho quando entramos num chat e encontramos sempre as mesmas pessoas. Ou então quando assinamos uma lista de discussão e novamente encontramos pessoas com quem já ‘topamos’ em outro lugar, num chat ou num outro grupo de discussão completamente diferente. Estranho... muito estranho... Nessas ocasiões, parece que a Internet é a extensão do nosso grupo de trabalho, da escola, do nosso círculo de amizades, da vizinhança, dos lugares que costumamos freqüentar! É realmente um mundinho bem familiar! Que fenômeno seria este?

Tenho comigo que isto acontece porque na Internet, as pessoas também se agrupam de acordo com suas preferências, interesses, afinidades. As regras naturais do mundo real também acabam ocorrendo no mundo virtual. Não podia ser diferente, pois são pessoas que estão se comunicando e não apenas máquinas conectadas umas às outras! Todavia, inúmeras pessoas não percebem isso e se comportam como se estivessem realmente num mundo virtual, num mundo de possibilidades, de fantasia, apenas. Escondem-se atrás de um aparente anonimato e muitas vezes cometem delitos ou deliberadamente expressam-se de forma diferente do que realmente são. Agem com se na Internet tudo fosse possível!
De certa forma, isto é verdade...

Elocubrações à parte, acho mesmo que a Internet é repleta de paradoxos. Precisamos reformular nossas cabeças e nossa linguagem para conseguirmos entendê-la. Muitos falam nos perigos da Internet... A meu ver, um dos maiores perigos está na sensação de poder que sentimos ao vermos as distâncias encurtadas como num passe de mágica, “num simples clicar de mouse”! Muitas vezes temos a sensação de que podemos abraçar o globo terrestre, ou quem sabe brincar de jogar bola com ele, como naquela cena do filme “O Ditador”, de Charles Chaplin! O perigo está na sensação de poder que sentimos ao clicar o mouse e estarmos quase que instantaneamente em qualquer lugar, falando com qualquer pessoa, a qualquer hora! Na Internet não existe barreira de tempo e de espaço. (Algo a ver com a física quântica, com a parapsicologia?). Fuso horário? O que é isso?!? Não importa! O mundo e as pessoas estão a nosso dispor 24 horas por dia, 365 dias por ano! Creia, haverá sempre algum conhecido ou algum anônimo navegando na Internet!

Anônimo... Aí está outro grande perigo e grande ilusão: o anonimato! O anonimato gera a ilusão de impunidade e a sensação de que tudo é permitido! Em função disso, muitas coisas negativas já ocorreram com internautas que confiaram cegamente nas informações obtidas da pessoa com quem estavam conversando ou se correspondendo. O anonimato gera a ilusão de que é permitido assumir até mesmo outra personalidade, outro status, outra história pessoal!

Parte 2 - Final

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 34


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Fátima Rodrigues Graziottin   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa