Menu

INTERNET: águas LIMPAS ou LAMACENTAS? - FINAL

Atualizado dia 5/11/2006 12:32:03 AM em Autoconhecimento
por Fátima Rodrigues Graziottin


Facebook   E-mail   Whatsapp

A Internet é a “terra de ninguém”, sem dono e quase sem leis. Muitos a vêem e a utilizam como um gigantesco parque de diversões! Outros, como já foi falado, como um grande bureau de negócios. Alguns pioneiros, como sala de cirurgia. Outros ainda, como sala de aula. É utilizada também para encontrar pessoas, dar auxílio àquelas doentes, promover campanhas para a paz mundial e as mais diversas causas nobres. Há quem a utilize para fazer sexo virtual. Sexo virtual... Quando iríamos imaginar que haveria essa forma de se relacionar?

Por esses dias li num site, numa sessão para adolescentes, um depoimento de uma guria manifestando sua preocupação em relação à sua mãe. Ela dizia que descobrira que sua mãe tinha ‘um amante virtual’ há cinco anos. Comentava, angustiada, que não entendia os motivos, já que sua mãe e seu pai se davam bem, tinham uma vida boa e etc... Perguntava, então, à psicóloga encarregada da seção, o que deveria fazer. Parece piada, não? Não me refiro ao fato da garota perguntar à psicóloga, mas ao fato de sua mãe ter um ‘amante virtual’, claro! Pois é, ‘amante virtual’, veja só!

A forma das pessoas se relacionarem está sofrendo uma revolução brutal, com certeza. Como ficarão os relacionamentos ainda é difícil de prever, penso.

A Internet é usada, ainda, para descarregar impulsos voyeuristas e exibicionistas, manias, taras... Até venda de bebês já foi feita pela Internet! Como já vimos, há inúmeros e quase que inimagináveis usos. Ela está em constante e frenética mutação. Hoje já podemos até ver o universo, como ele é, via Internet! Que loucura!!! Se quisermos, podemos tocar planetas com as pontas de nossos dedos! Duvida? Tá bom, é força de expressão, sim!

Existe um projeto denominado “Hands-in Universe”, iniciado em 1996, que permite que alunos aprendam astronomia observando ao vivo e em cores as montanhas da Lua, os satélites de Júpiter e os anéis de Saturno. (...) Diferente de um planetário, eles estarão vendo estrelas e planetas de verdade, usando equipamentos profissionais. Este projeto disponibiliza equipamentos astronômicos para alunos de segundo grau observarem objetos celestes. (...) E assim, nossa “velha” Internet mostra que os limites para sua capacidade de unir pessoas e prestar serviços está bem longe de esgotar-se. Depois das primeiras fases, em que nossa rede mundial favorita servia de correio eletrônico e vitrine de shopping, agora ela já está dando os seus segundos passos. Isso tudo não é fascinante, estonteante?

Pense comigo: será que estamos falando mesmo de mundo virtual? Afinal, foi o mundo virtual que entrou em nossas casas através do micro e da Internet ou foi o mundo real que sutilmente foi se esgueirando, se mesclando e tomando conta do mundo virtual? Estou com a segunda opção desde que comecei a navegar com mais assiduidade na Internet.
Arrisco a dizer que a Internet é apenas um retrato fiel do chamado mundo real! Diria, ainda, que é um holograma de nossa sociedade.

Será a Internet um oceano de águas limpas ou um charco lamacento? Você que utiliza a Internet, o que acha? Eu diria que é oceano e é um charco ao mesmo tempo. Diria que tem águas puríssimas e muito lodo, concomitantemente! Paradoxos... paradoxos... e esses são alguns dos paradoxos da Internet!

Parte 1

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 23


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Fátima Rodrigues Graziottin   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa