Menu

Intimidade é fundamental

Atualizado dia 3/19/2007 3:36:07 PM em Autoconhecimento
por Liliane Mattoso


Facebook   E-mail   Whatsapp

Esta frase parece óbvia, mas você realmente já analisou a profundidade de seu significado? Estamos acostumados a pensar em intimidade com relação a outras pessoas, mas e com você mesmo? Você já observou a intimidade que tem com você?
Costumamos cobrar dos outros o espaço para a intimidade; dos pais, do namorado; dos amigos, mas você já parou para ver qual é o seu real conhecimento de si mesmo?

Quando nos relacionamos com alguém, queremos conhecer esta pessoa a fundo, entrando nos seus maiores temores e segredos. Também desejamos que a mesma se interesse por nossos maiores sonhos. Mas como é possível se abrir, se nem mesmo temos conhecimento do que se encontra em nosso interior? Agora eu pergunto, você está realmente aberto e disposto para que deixar que alguém penetre, totalmente, no seu interior? Será que você não tem vergonha, ou receio de algo que possa ser visto?

É complicado se abrir por inteiro, mostrando, sem amarras, a verdadeira alma que guardamos até de nós mesmos. Quase todos os relacionamentos que vemos por aí, são fruto desta cobrança para que o outro se abra, ao mesmo tempo em que você tenta se esconder. O medo da desaprovação, ou da discordância, faz com que o ser humano tente esconder a sua própria essência. E o que é pior, dele mesmo.
Você só não quer mostrar aquilo que desconhece, ou não aceita. Por que você tem tanto medo de olhar para dentro? Qual é o grande segredo que você guarda até de si mesmo?
Normalmente, temos este medo por não nos aceitarmos por completo. Isto só acontece porque carregamos mágoas, culpas e tristezas. As mágoas são residentes dos pensamentos que, volta e meia, nos perseguem; demonstrando situações que nos atingiram de frente. Sabe por que você carrega estas mágoas? Porque, há tempos, algo ou alguém feriu não a você, mas ao seu ego! E é este Ego que julga e se insulta quando algo é diferente do que ele havia imaginado. Você mesmo, a sua essência, continua aí, intacta, sem se importar, nem um pouco, com o que aconteceu.
Agora as culpas que você carrega, estas são suas. São frutos do seu julgamento contra si mesmo. Este, só aconteceu porque você não consegue se aceitar como é. Cobra-se demais e nunca consegue ver o lado positivo do que faz, ou escolhe. Sempre se exigindo mais; nunca aceitando a verdade como é.
É tão fácil curar uma culpa! Basta perceber que você sempre age da melhor maneira possível em qualquer situação. Respeite seus limites, mesmo que eles não lhe pareçam suficientes. Trabalhe-se para alterá-los, no seu tempo. Não se force mais do que pode. Cada um é de um jeito!
Falando sobre suas tristezas, vamos eliminar as causadas pela mágoa e pela culpa. Sabe as que restaram? São provenientes daquilo que você gostaria de ter feito, mas não fez, e do que fez e não gostaria de ter feito. Parece um paradoxo, mas a verdade é que você tem estas duas situações guardadas, porque suas ações e atitudes, têm como primordial, agradar aos outros. Tenho certeza de que dá para contar numa única mão, as vezes que você fez algo porque realmente queria, sem se importar com a opinião, ou o resultado sobre alguém. Você só se sente desta forma porque se esqueceu que a coisa mais importante neste mundo É VOCÊ.
Sei que parece egoísta falar deste jeito (e, na verdade, você deve mesmo ser egoísta), mas vou colocar de uma forma para você possa me entender. Quando você se preocupa com você e se respeita, a ponto de colocar seus próprios limites, você se fortalece. Não mais se desrespeitando e assumindo fazer tudo, desde que não esteja se forçando, ou violando, você cria uma disposição de bem-estar. Nada mais te agride, ou consome, pois tudo está em profundo acordo com o seu gosto. Logo, a vida torna-se mais prazerosa. Agora você se sente bem e, estando assim, consegue facilmente ajudar a quem precisa e resolver seus próprios problemas. Bom, não?
Estando bem com você mesmo, você pode olhar para dentro e não mais se preocupar com o que está para descobrir. Aceite a si mesmo e ame a si mesmo. Somente se aceitando, você se abrirá aos outros. Sem medo. Não é possível manter um relacionamento se escondendo, e, quando você se aceita, da forma que realmente é, você se predispõe a aceitar os outros da maneira como são. Tudo se torna muito mais satisfatório e fácil.

Liliane Mattoso
Tarô Quantico e Biomassagem
www.taroquantico.ubbi.com.br

Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 3


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Liliane Mattoso   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa