Menu

Intuição, Mediunidade e Conduta II

Atualizado dia 7/22/2006 6:24:25 PM em Autoconhecimento
por Jorge Menezes


Facebook   E-mail   Whatsapp

continuação...
Além disso, se o passe for conduzido em silêncio, será tão bom ou até melhor do que se for falado, porque vai levar a pessoa a se preparar energeticamente para obter as próprias respostas.
Outro caso seríssimo é o das pessoas que, julgando não precisarem de ninguém, de maneira irresponsável e até autodestrutiva, resolvem incorporar entidades em casa, sem a proteção que só se forma em uma sessão, para “dar recados” aos seus familiares em nome dos espíritos.
No primeiro caso, sucumbem, com o passar do tempo, em função de seus egos. Ademais, os espíritos de luz, que não compactuam com tamanha irresponsabilidade e ousadia, respeitando o livre-arbítrio da pessoa, se mantêm à parte, esperando que a pessoa acorde de seus devaneios.

Falo agora aos terapeutas. Vamos tratar da nossa condição, sabendo da responsabilidade que temos e usando o mesmo enfoque: seriedade, honestidade, humildade e responsabilidade, não fugindo do tema intuição e mediunidade. Acontece que os terapeutas acabam trabalhando muito com a intuição, ou acreditam que trabalham, e é preciso que não se iludam com suas supostas capacidades intuitivas. Nesse contexto, muita gente que acha que “enxerga”, na verdade “cria”, em função de seus preconceitos e condicionamentos, desviando pessoas de seus caminhos.

É impressionante como surgem terapeutas aos borbotões, minando os artigos dos jornais exotéricos, oferecendo ilusões e até formações em coisa nenhuma, nas quais nem mesmo são formados. São pessoas que não possuem a adequada qualificação e habilidade para prestar os serviços que oferecem. Aventuram-se e prejudicam a credibilidade de doutrinas e de trabalhos sérios, dando razão àqueles que, por preconceito, atacam as terapias complementares. São pessoas que simplesmente vão colocando, em suas propagandas, formações até mesmo antagônicas, se comportando como aqueles jogadores de futebol que jogam em todas as posições, mas que, na verdade, não são bons em nenhuma. Acho que deveria haver um pouco mais de respeito pelo ser humano. Se alguém realmente quer se tornar terapeuta, que comece por trilhar o caminho da verdade, da seriedade, da honestidade e da competência.
Se você é massoterapeuta, por exemplo, seja um bom massoterapeuta, se atualize, mas não faça interpretações a respeito do que “viu” ou “sentiu”, sobre a pessoa, durante a massagem. É quem recebeu a massagem que deve avaliar o que sentiu. É claro que um massoterapeuta vai ter suas impressões, mas que essas sejam guardadas para si. Afinal massagem não é oráculo.

O xamanismo é um exemplo de trabalho terapêutico que conheço a fundo, porque, há mais de vinte anos, venho iniciando pessoas, por orientação espiritual, com uma bandeira de humildade e sem oferecer aquilo que denominei “xamanismo Disneylândia”. No “xamanismo Disneylândia”, supostos xamãs oferecem brinquedos de gente grande ou adotam comportamento e vocabulário de índios americanos, como se entre eles estivessem prometendo, em uma única vivência, visões mágicas, como se a prática xamânica levasse a pessoa a “viajar”. Esquecem que as iniciações xamânicas necessitam de aptidões específicas e de desenvolvimento de consciência para serem realizadas.

Cabe aqui uma história para exemplificar. Certa vez, em São Paulo, uma pessoa participou de uma vivência realizada por mim, levando consigo seis ou sete “discípulas” suas. Acreditem! Ainda existem pessoas que querem discípulos. Duas semanas após aquela vivência, ela resolveu fazer uma vivência “xamânica” com sua gente e mais algumas pessoas. Pensou que, imitando os exercícios que fizemos, estaria praticando xamanismo. Resultado: perdeu um dedo na vivência que realizou. Isso apenas para falar do dano causado a si mesma. Sobre isso, deixo a informação: qualquer pessoa que queira se iniciar no xamanismo precisa ter um mestre encarnado, precisa trabalhar durante um bom tempo com esse mestre, para só depois de ser autorizada por ele, passar a conduzir trabalhos. É preciso conhecer as defesas e os calços de proteção para realizar tanto um trabalho de xamanismo como uma seção mediúnica, que são coisas diferentes, mas que possuem fundamentos da mesma maneira. O xamanismo trabalha com o próprio espírito da pessoa, levando à ampliação de consciência e ao desenvolvimento de sua intuição, entre outros dons. Para esclarecer, em uma seção mediúnica, o médium trabalha com a presença de espíritos de luz que orientam os trabalhos.

Observem com que frequência criam nomes novos para o Reiki! Penso que criam diferentes nomes para a mesma prática para que os alunos já formados paguem por novos cursos. Reiki é reiki, prática muito linda, que tem sua difusão prejudicada pelo interesse financeiro de muitas pessoas que não merecem ostentar o título de formadores.
Preocupo-me quando vejo, em jornais ou na internet, pessoas que passaram por uma ou duas das vivências que conduzi, se dispondo a conduzir práticas xamânicas que certamente desconhecem. Como as conheci, sei que precisariam passar por longo período de preparação, e até mesmo de tratamento, para se libertarem dos condicionamentos desta encarnação, e somente depois desenvolverem capacidades, pelo resgate de conhecimentos contidos na memória de seus espíritos. Essa seria a forma adequada para se harmonizarem, para diminuírem seus egos e para trilharem o caminho correto. Afinal de contas, todos devemos concordar que só quem está bem pode realmente ajudar o outro. Do contrário, não pode haver contribuição.
Quando se trata de algo tão sério como influenciar a vida das pessoas, o melhor que temos a fazer é buscar capacitação séria, não invadindo searas por nós desconhecidas. Só trilhando os caminhos da responsabilidade, da seriedade, da honestidade e da responsabilidade, não correremos o risco de nos perdermos nos labirintos destrutivos do ego e de causarmos males às vezes irreparáveis à vida das pessoas.

Um abraço fraterno aos novos amigos, e, em especial, àqueles que me escreveram, ao lerem o meu artigo: “Brasil - quem o ama se envolve. Continuo à disposição para somarmos idéias, reforçando a energia do conjunto. Fico aguardando seus contatos.

Um abraço.
Jorge Menezes
Visite o site: link
parte 1

Texto revisado por: Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 316


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Jorge Menezes   
Os livros de Jorge Menezes podem ser adquiridos em seu site www.jorgemenezes.com
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa