Menu

Inveja

Atualizado dia 1/30/2007 1:11:36 PM em Autoconhecimento
por Bernardino Nilton Nascimento


Facebook   E-mail   Whatsapp

A inveja é um sentimento ou um desejo? O desejo é um sentimento do querer? Todos nós já sentimos inveja?

Podemos afirmar que ninguém reconhece que tem ou teve inveja de alguém ou de alguma coisa. Afinal, reconhecer a inveja é dizer para si mesmo o quanto se é negativo, a ponto de deixar de lutar pelo seu próprio desejo para cobiçar a conquista alheia. Nada foge do olhar do invejoso. Às vezes, podemos até sentir um pouco de inveja no sentido de fazer desse sentimento uma coisa boa e tirar proveito para lutar e conquistar nosso seu desejo, e não tirar o desejo do próximo, com o olhar penetrante e cheio de maldade. E esse terrível olhar não escapa de quem está ao lado. Talvez só a pessoa atingida pelo olhar da inveja não perceba na hora, mas as pessoas invejosas sempre deixam escapar, nas palavras, a inveja sentida.

A inveja, para alguns, surge no momento em que ele vir alguém que conquistou algo e seu subconsciente gravou. Quando avistado novamente vem à lembrança o desejo que um dia, lá no passado, ele também desejou, porém ficou guardado. Na hora do choque, ao ver com alguém do seu relacionamento, bate a inveja. Mas, este tipo de inveja também vai embora rápido e logo vem a torcida pelo companheiro que conseguiu, não deixando marcas de maldade.

Uma inveja doentia, que faz o invejoso passar mal, é aquela que já se tem naturalmente de determinada pessoa, e quando vê essa pessoa conquistando alguma coisa, mesmo que não seja do seu gosto, mas só de ver a pessoa feliz, ele é tomado por esse sentimento tão mesquinho. O pior é que esse sentimento vai crescendo até virar raiva da pessoa que conseguiu alguma coisa que despertou o desejo de ter igual. Também pode despertar o desejo de ter melhor, só para transferir o seu sentimento de inveja para a outra pessoa, a mesma que lhe despertou tamanho sentimento e até lhe tirou o sossego.

O terrível mal do invejoso é sofrer por dentro, deixando-se ser corroído pela raiva, chegando, muitas vezes a passar mal. O mal não só da inveja, mas também do sentimento de raiva, este sentimento que pode trazer para o corpo físico todo tipo de enfermidade. Pode haver muitos doentes hospitalizados com uma determinada doença que tenham sido adquiridas pela raiva. As doenças da alma não aparecem nos exames médicos, elas podem ser provenientes da raiva, quase sempre causada pela inveja. Nesses casos, a regressão pode se tornar o caminho para a cura da enfermidade, uma vez que vai aparecer o verdadeiro motivo da raiva. Mas, também pode ser curada através de uma doutrina espiritual com profissional capacitado, que pode ajudar a transformar os maus pensamentos em bons pensamentos, para assim reverter esse quadro doentio.

A leitura também pode ajudar. Há bons livros que orientam a viver melhor, sem inveja, e colocar em prática a realização dos seus sonhos. Torcer pela felicidade do próximo é o caminho para não se ter inveja e, consequentemente, não ter raiva e gozar de mais saúde.

O medo pode estar relacionado à inveja. A pessoa medrosa não progride e isso lhe dá inveja de quem está conquistando os seus desejos e sonhos. Também está relacionada à preguiça: uma pessoa que tem a doença da preguiça fica parada, olhando as conquistas do próximo, e acaba despertando a inveja. A cura desse mal requer muita determinação. O vírus da inveja está espalhado por todo canto, em todos os lugares e em todas as raças e classes.

A inveja faz com que as pessoas andem para trás, provocando uma verdadeira maré de falta de sorte na vida de uma pessoa Quando chega neste ponto a pessoa quase sempre vai ao fundo do poço para aprimorar-se, em todos os sentidos. Quando passa o aprendizado, retoma sua vida, e muitas vezes totalmente diferente do momento que foi suspensa ou até muito melhor, restando apenas manter o aprendizado da humildade, o desejo de ver o seu semelhante melhor e conseguindo os seus desejos naturalmente.

Para quem sofre o ataque da inveja, se der importância, mesmo que seja por um instante, atrai para si o famoso mau olhado ou olho gordo, mas isso só te fará mal se você estiver no mesmo degrau do invejoso.

A inveja vem mostrar a incapacidade do invejoso de conseguir, com a luta diária, os seus desejos e sonhos. Na vida amorosa a inveja ataca mais os tímidos, que ficam presos ao medo de não conseguirem mostrar seus sentimentos e acabam se retraindo, se escondendo.
Há pessoas realizando seus desejos e cumprindo suas metas, e que podem servir de exemplo, para que todos os invejosos possam seguir seus passos sem desejar o que é de direito do outro, dado pelo Universo. Todos têm e podem conseguir praticamente tudo o que desejam. Estamos no mundo dos pensamentos e se pensarmos em coisas boas, teremos as coisas que pensamos, do contrário, vamos ter o que pensamos e desejamos contra os outros.

A inveja pode aparecer, inconscientemente, a qualquer pessoa, por isso se torna difícil admiti-la. Aparece nos primeiros passos de nossas vidas e se não cuidarmos, vira crônica. Quando crianças, ao levarmos alguns “não”, podemos despertar o sentimento de inferioridade, já que não conseguimos realizar o que queremos no momento em que estamos mais afoitos para descobrir coisas novas.

A inveja leva à brincadeira de mau gosto, a contar vantagem, criticar as pessoas que conseguiram seus desejos e sonhos. As palavras “sorte” e “azar” estão sempre na boca do invejoso. Para quem não tem inveja, a palavra “azar” não existe. Nós somos a sorte, e pensando assim, teremos sempre a saída e a criatividade para tudo em todos os momentos e situações. Temos que ter o trabalho como o nosso principal objetivo e vibrar com a conquista dos desejos dos amigos. Sendo assim, criamos afinidade com o Universo, que sopra sempre a seu favor, tornando-o a própria sorte.


BNN

Texto revisado
Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 165


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Bernardino Nilton Nascimento   
"Não seja um investigador de defeitos, seja um descobridor de virtudes"./ "Quando a ansiedade assume a frente, as soluções vão para o final da fila"./ "Quando os ventos do Universo resolve soprar a favor, até os erros dão certo". BNN
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa