Menu

KUNDALINI : O PODER DA SERPENTE

Atualizado dia 10/26/2013 9:32:03 AM em Autoconhecimento
por Airton Tadeu Avinash


Facebook   E-mail   Whatsapp

KUNDALINI : O PODER DA SERPENTE

 

São diversas as definições de Kundalini, mas pode-se chama-la de “Força Vital”. Uma energia que embora esteja presente em todos os seres permanece adormecida no homem comum (paçu).

A energia Kundalini é conhecida no Tantra como “Mulher Interior” ou Kundalini Shakti. Está localizada na região sexual de cada indivíduo e representa um fogo interno de imenso potencial.

Conhecida no Ocidente como libido (definição de Froid) e/ou Orgone (definição de Reich), Kundalini Shakti é o poder do sexo que tanto pode libertar quanto escravizar o ser humano.

Algumas culturas vedantas (que vem de vedas), ou patriarcais, alertam-nos sobre o perigo de trabalhar esta energia, porém o Tantra nos ensina técnicas absolutamente prazerosas e responsáveis, afirmando que em todos os momentos de nossas vidas, a estamos utilizando, até quando sentados fazemos uma oração. Então, aprendemos técnicas de ativação, canalização e finalmente, liberação desta energia vital.

Enquanto Kundalini permanece adormecida, a alma individual (jiva) é limitada e o verdadeiro “conhecer” não aparece no ser humano. Daí a importância de aprender a trabalhá-la.

A ascensão da Kundalini significa, na linguagem da ciência moderna, a ativação da vasta área do cérebro. As capacidades neurológicas do ser humano são incalculáveis, e nós estamos apenas cientes de 1(um) milionésimo da nossa sinalização cortical (o nosso cérebro recebe cerca de 5000 (cinco mil) sinais por segundo. Para o  Tantra, a Kundalini ascendente vitaliza os centros psíquicos do corpo humano; os chackras, até atingir o Sahasrar, onde se dá uma união mística.

  O corpo humano é, então, com as suas funções psicológicas e biológicas, um veículo através do qual a energia adormecida da Kundalini Shakti pode ser despertada para finalmente se unir com a Consciência Cósmica Shiva.

Kundalini é a nossa emanação do infinito, a energia do cosmos dentro de cada um de nós. Como nossa energia criativa, ela pode ser imaginada como uma serpente enroscada adormecida na base de nossa coluna. Uma energia adormecida dentro de nós que se desperta, expande nossa consciência. Kundalini é a potencialidade de que todos nós somos capazes.

Segundo Leal (2004)...”Kundalini se movimenta em espiral, pelas nadis (correntes de energia, semelhantes aos meridianos da acupuntura) Ida e Píngala e se distribui por todo o corpo do indivíduo o impulso da vida. È também o centro erótico do ser”.

 

A ascensão da Kundalini é o desenroscar da consciência Deus, o testemunho da realidade do poder ilimitado que é a essência de nossas almas.

Existem várias formas de Despertar esta energia e mesmo quem pensa que não trabalha com ela, engana-se, pois ela é a energia que move a vida. Entretanto, existem técnicas bastante eficazes em sua ativação. Dentre elas estão: aromaterapia, cromoterapia, o maithuna (ato sexual tântrico), yoga, tai chi, chi kung e as massagens, principalmente a Massagem Tântrica.

Drogas, psicoativos e danças também são capazes de desapertá-la, no entanto, há o perigo de que esta energia em descontrole acabe criando problemas psicofísicos.

 

Segundo Slinger (1979)...”Ás vezes o despertar de Kundalini pode ser uma experiência espantosa, porém se a correta atitude for utilizada, será fácil canalizar a energia positivamente”.

 

Uma experiência de kundalini canalizada criativamente e prolongada desperta o anahata chakra (chakra do coração) e pode ser dirigida conscientemente para outra pessoa. Mas isto só um praticante adiantado consegue fazer.

Um terapeuta que utiliza as práticas tântricas deve estar, portanto ciente desse potencial em si mesmo e no próximo.

A seguir, alguns métodos que  experimentei e considero bastante eficazes neste processo:

Alimentação saudável – principalmente as que vêm da terra.

Respiração – Os pranayamas do Yoga são os mais indicados.

Movimentos corporais – No tantra, os mais indicados são os ásanas do Hatha Yoga, as Danças Indianas (dança de Shiva, por exemplo), dentre outros.

Repetição de sons- Geralmente os mantram, Sons das vogais e de alguns animais (segundo o Tantra Taoísta).

Visualizações: Seja as relacionadas aos chakras, bem como mentalizações da própria energia sendo ativada.

Meditação: A coluna ereta neste caso é primordial.

Chakra Puja – Giro Tântrico. O giro reúne as mais diversas técnicas em um único trabalho. O Movimento corporal, a respiração em união e sintonia, visualizações, a mentalização ou repetição de sons de poder, o contato shiva e shakti, a coluna sempre ereta, a própria posição que exige um pouco de força, principalmente por parte do praticante masculino, a adoração da energia primordial representada pela mulher, e ainda se utilizados óleos e incenso específicos, aumenta significativamente seu poder e força.

Maithuna – Sexo tântrico. Enquanto que no sexo convencional, esta energia tende a ficar cada vez mais enroscada.

O contato sexual é particularmente propenso a estimular e despertar a Kundalini. Os amantes experimentam Kundalini espontaneamente, através da convergência natural de energias vitais durante o ato de amor.


Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 10


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

Conteúdo desenvolvido por: Airton Tadeu Avinash   
Cursos e Atendimentos: Massagem Yoga Ayurveda, Massagem Terapêutica, Massagem Indiana, Massagem Tantrica, Shiatsu, Quiropraxia, Mioterapia, Reflexologia, Reprogramação Mental, Florais, Yoga, Xamanisno, Apometria, Aulas e Cursos.
E-mail: [email protected] | Mais artigos.

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa