Menu

Liberte-se das Toxinas Emocionais!

Atualizado dia 10/13/2006 10:57:38 AM em Autoconhecimento
por Roberto Possarle


Facebook   E-mail   Whatsapp

Por que vivemos cada vez mais estressados e deprimidos?
Como melhorar a nossa inteligência, sermos mais tranqüilos e felizes?

Nos dias de hoje, é flagrante a crise que a humanidade atravessa. A evolução do ser humano no planeta vem sendo determinada pela amplificação de sua inteligência, mas ele ainda não sabe lidar com isso.

De tempos em tempos, as tensões exercidas pelo ambiente atingem pontos críticos e geram no cérebro do ser humano, novas estruturas e funções que vão sofisticando e diversificando as suas necessidades. Gradativamente, essas necessidades, cada vez mais complexas, geram recursos cada vez mais numerosos e complexos também.

Quando submetidas a um estresse ou tensão muito fortes, algumas pessoas iniciam um movimento de regressão em seu desenvolvimento, buscando o equilíbrio apenas na satisfação de suas necessidades biológicas, como a alimentação e o sexo. O exemplo mais claro disso é a compulsão alimentar que hoje atinge um número crescente de indivíduos e contribui para uma das mais graves epidemias da nossa era: a obesidade.

Um outro problema gravíssimo em nossa sociedade é a depressão, pelo que, inclusive crianças, já estão sendo medicadas. Muitos acreditam que a depressão é oriunda de um estresse muito forte e que bastam apenas umas férias, viagens, que tudo se resolverá.

Mas, não é tão simples assim. O estresse pode adquirir variadas formas de ação, como o estresse biológico, o estresse social e o estresse psicológico. Por isso não é produtivo fazer somente a terapia, sem um diagnóstico químico do transtorno. Quando esse diagnóstico não é feito, corre-se o risco de fazer psicoterapia interminável.
Por outro lado, se somente forem consideradas as causas biológicas do transtorno, a pessoa corre o risco de ser medicada, quem sabe, para o resto da vida.

A interação entre os vários profissionais da área da saúde, juntamente com quem está em sofrimento, torna-se imprescindível se quisermos atingir o bem-estar desse último.

O melhor paciente é aquele que é esclarecido, consciente e que conhece os temas relacionados aos hábitos saudáveis. Isso é Inteligência Emocional.

Embora ninguém possa voltar atrás e refazer o seu passado, qualquer um pode começar agora, vivendo o seu presente e fazer um novo futuro.

Ouça meu Programa "Desintoxicando sua Vida!"
Segundas-feiras às 9hs pela Mundial FM 95.7
Visite link

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 14


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Roberto Possarle   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa