Menu

Liberte-se do sentimento de Culpa!

Atualizado dia 5/11/2007 12:08:06 PM em Autoconhecimento
por Roberto Possarle


Facebook   E-mail   Whatsapp

Quem de nós já não se culpou por ter pensado algo, por ter agido de um modo ou de outro ou, ainda, por não ter feito nada? Sentimos culpa por tão diferentes coisas que perdemos, muitas vezes, os reais motivos, nos dando a sensação de que, de uma maneira ou de outra, não agimos de modo correto.

Nos ensinaram, através de punição e recompensa, que devemos receber elogios quando acertamos e que devemos nos sentir culpados e sermos castigados sempre que erramos. A culpa funciona como um sistema de vigilância e tortura que impede de cometer novamente o erro ou não nos esquecermos dele. Na verdade, a culpa é a raiva transformada. Ficamos com raiva de nós mesmos, do outro que nos cobra, daquele que nos mostrou a nossa falha. A raiva voltada contra nós será transformada em culpa.

No decorrer de toda a vida os sentimentos mais inúteis são a culpa (pelo que foi ou não realizado) e a preocupação (com o que poderá ser feito ou acontecer).

Diante disso, alguns cuidados deverão ser tomados para não se perpetuar no ciclo da culpa. Por exemplo: muitas pessoas assumem inconscientemente a culpa pela separação dos pais. Casam-se e mesmo infelizes no relacionamento não se desfazem dele, na tentativa de reparar o fracasso da relação dos pais. Se isso aconteceu ou está acontecendo consigo, se não conseguir identificar os conflitos, gerará repetição de relacionamentos desgastantes e desconfortáveis.

Um outro ponto que gera uma profunda culpa é a necessidade que muitos têm de agradar o outro. Deixa de fazer por si e faz tudo pelo outro. Isso gera uma frustração muito grande porque nem sempre o que fazemos é o suficiente para o outro. Aprenda que cada um deve fazer por si e que o outro será apenas um complemento de suas experiências.

Algumas pistas para se libertar desse sentimento: supervalorização do que os outros pensam gerará culpa, pois não conseguimos agradar; não faço por ter medo; se faço, sinto-me culpado; ser o que é pode não ser aceito pelo outro.

Se você acredita que se sentindo culpado ou se preocupando muito vai conseguir mudar um acontecimento passado ou futuro, então, está vivendo em outro planeta com um sistema diferente de realidade.

Não é a experiência de hoje que enlouquece o ser humano; é o remorso por alguma coisa que aconteceu ontem e o temor do que o amanhã pode revelar.

Roberto Possarle
Educador e Psicanalista com Especialização em Psicopatologia
[email protected]
www.desintoxicando.com.br

Texto revisado por Cris

Gostou?    Sim    Não   

starstarstarstarstar Avaliação: 5 | Votos: 48


estamos online   Facebook   E-mail   Whatsapp

foto-autor
Conteúdo desenvolvido por: Roberto Possarle   
Visite o Site do autor e leia mais artigos..   

Saiba mais sobre você!
Descubra sobre Autoconhecimento clicando aqui.
Deixe seus comentários:



Veja também
© Copyright - Todos os direitos reservados. Proibida a reprodução dos textos aqui contidos sem a prévia autorização dos autores.


Siga-nos:
                 




publicidade










Receba o SomosTodosUM
em primeira mão!
 
 
Ao se cadastrar, você receberá sempre em primeira mão, o mais variado conteúdo de Autoconhecimento, Astrologia, Numerologia, Horóscopo, e muito mais...


 


Siga-nos:
                 


© Copyright 2000-2024 SomosTodosUM - O SEU SITE DE AUTOCONHECIMENTO. Todos os direitos reservados. Política de Privacidade - Site Parceiro do UOL Universa